Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008
Posso falar o que eu acho?

Certamente ainda se lembram do programa de Jô Soares, em que um dos intervenientes perguntava "posso falar o que eu acho?" e outro respondia: "pode... mas fala baixo!!!".

Pois é, o meu País está cada vez mais parecido com o show do Jô! Não só pelas "palhaçadas" a que assistimos todos os dias mas, especialmente, pelo crescente medo de "FALAR ALTO".

 

O Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, denuncia a existência de "casos de corrupção com pessoas que ocupam cargos relevantes no Estado português"... Falou alto!

E que disse o Sr. Pinto de Sousa? Aquilo que lhe competia, é certo, mas em que nenhum português sério já acredita.

"José Sócrates, garantiu ontem, em Évora, que o bastonário da Ordem dos Advogados (OA), Marinho Pinto, “não se referia a qualquer dos actuais membros do Governo” (in "Correio da Manhã"). Pois claro... o Bastonário falava "de outros"!

Aliás, já o havia dito, na visita a Monsaraz (in "Correio da Manhã").

Que o "Sô Sousa" tenha sido politicamente correcto e saído "em defesa dos seus", acho normal... Fez o que lhe competia!

O que NÃO ACHO MESMO NADA NORMAL, é que outros partidos (PSD incluído) se tenham mostrado tão "ofendidos" com o desabafo de Marinho Pinto. Quem não deve, não teme, não é?

Leio, escuto e vejo que, cada vez mais portugueses (fumadores ou não) se pronunciam contra os excessos da negativamente famigerada ASAE.

E que responde o Sr. Pinto de Sousa, em vez de ter chamado o inspector-geral para que justificasse a "morte anunciada" de 50% dos restaurantes?

Isto: "José Sócrates, considerou este domingo "absolutamente lamentável" e "inqualificável" a forma "radical" como a oposição está a atacar politicamente a ASAE, sublinhando que com a acção daquele organismo o país e os consumidores estão mais defendidos." (in "Correio da Manhã").

Ó "Sô Sousa", não conheço ninguém que discorde de uma entidade fiscalizadora (já aqui o escrevi...). Mas que é "absolutamente lamentável", "inqualificável" e "radical" a forma de actuação desta sua nova polícia... disso já ninguém tem dúvidas!

O "Sô Sousa" é vaiado e assobiado por sindicalistas, em Évora...

E, esquecendo-se dos tempos em que, como secretário-geral "xuxialista", apoiava as vaias contra o Governo PSD, que responde? Isto:

"Tenho três anos de primeiro-ministro e estou muito habituado e familiarizado com manifestações, sobretudo quando organizadas pela CGTP." (in "Correio da Manhã"), esquecendo também que as vais sobem de tom, não são exclusivo dos "sindicalistas da CGTP" e se repetem por todo o País. Servem-lhe de alerta? Não... porque se esconde atrás de uma inoperante maioria absoluta!

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomaz, pede a demissão no Verão passado...

E que faz o "Sô Sousa"? Isto:

Pede-lhe para "ficar e fazer a presidência portuguesa da União Europeia" (in "Correio da Manhã"). Pedido tão providencial, que o demissionário secretário (que alegara razões de saúde) acaba por confessar estar "orgulhoso por ter contribuído para uma das melhores presidências que se realizaram em Portugal". "O secretário de Estado irá sair em momento oportuno". Quando? Só Deus e o "Sô Sousa" sabem...

O "desértico" Mário Lino, "estampou-se" entre a OTA e Alcochete...

Que explica o "Sô Sousa" para não o remodelar? Nada!

O sempre sorridente Manuel de Pinho, já havia "borrado a pintura" com o "brilhante" slogan do "Allgarve" e do "paraíso" salarial de Portugal versus China... E que explica o "Sô Sousa" para não o remodelar? Nada!

E quanto ao ministro que "nos trata da Saúde", Correia de Campos?

Se, em boa verdade, não lhe podemos "atirar pedras" por todas as recentes mortes ocorridas junto, perto, longe ou dentro dos hospitais, o que é certo é que "A Ordem dos Médicos considera que o fecho de alguns Serviços de Atendimento Permanente (SAP) deixou muitas localidades sem qualquer alternativa de assistência médica em caso de urgência e emergência e garante que não estão a ser cumpridos os pressupostos da Comissão de Reforma das Urgências." (in "Correio da Manhã").

Alijó... Castedo... Favaios...? Anadia...? Onde é que isso fica? Será que o "Sô menistro" sabe?

Ora, tudo tem uma "explicação"... "Correia de Campos, admitiu ontem, no decurso de uma deslocação ao Alentejo, que “um ou outro caso pode não correr bem de entre as 4500 chamadas que o INEM recebe por dia” e anunciou a “actualização dos pontos de rede de urgência na próxima semana." (in "Correio da Manhã").

Além disso, o "Sô menistro" está a tratar do assunto...

"O Ministério da Saúde gastou sete milhões de euros na compra a uma empresa privada de um sistema informático que visa a marcação pelos centros de saúde das primeiras consultas da especialidade nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As boas intenções do Governo caem por terra com as críticas dos médicos dos centros de saúde e das Unidades de Saúde Familiar (USF), que denunciam que a aplicação informática Alert P1 é incompatível com o sistema informático já existente nos centros de saúde e hospitais. Tanto a tutela como a empresa que vendeu a aplicação informática garantiram ao CM as vantagens do sistema." (in "Correio da Manhã"). Pudera..!

Ah! falta esta: "o bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, disse ontem à SIC que se “distribui ambulâncias como se fossem rebuçados".

E não só...

O "Sô menistro" também prometeu "um apoio de quatro milhões de euros para fazer obras no Hospital de Leiria, uma unidade que classificou de “exemplar” e “modelo” para outros equipamentos", garantindo que, a ele, ninguém se queixou, mas omitindo que "a visita não foi tão pacífica quanto este quis fazer crer. Um grupo de dirigentes sindicais concentrou-se no hospital empunhando bandeiras negras para protestar contra o “desmantelamento” do Serviço Nacional de Saúde." (in "Correio da Manhã").

(Não sei porquê, depois de saber deste "esforço financeiro", lembrei-me do Bastonário da Ordem dos Advogados... Mas isto sou eu a pensar!).

 

Santana Lopes, presidente (agora, é este o "título") do Grupo Parlamentar do PSD, disse que "a atitude de Correia de Campos é cada vez mais intolerável, sobretudo pelo tom com que fala, para além das decisões políticas."

E, no seu blog, a 18 de Janeiro, refere o seguinte: "O Senhor Primeiro - Ministro considera admissível a reacção, hoje, do Ministro da Saúde que quando confrontado com a perda da vida de uma criança entendeu sorrir, e dizer com uma expressão inqualificável, "eu já sei de muita coisa, não posso saber de tudo. perguntem ao director da ARS do Centro"? Passa as marcas todas."

Perante isto - e muito mais -, que diz o Presidente do Grupo Parlamentar do PSD? Isto:

"o Partido a que pertenço tem por hábito não pedir a demissão de Ministros. Essa é responsabilidade do Primeiro - Ministro." O mesmo que o ouvi dizer em recente reunião partidária, zurzindo o CDS/PP, PCP e BE... Oposição, sim... mas devagar, concluo eu!

"Luís Filipe Menezes anunciou que pretende realizar em breve uma reunião com todos presidentes de Câmara do PSD, para abordar a reestruturação dos cuidados de saúde e do mapa judiciário." (in "Povo Livre").

Certo... Parcialmente de acordo...! Mas, então, onde "encaixa" a tal "oposição de manhã, de tarde e à noite", prometida por LFM?

AQUI?

"Muitos falámos contra (refere-se a Luís Marques Mendes, não?) a opção da Ota. Mas pessoas de vários Partidos a defenderam. Embora ninguém mais do que José Sócrates e Mário Lino.

Cabe concluir: se não tivesse sido a iniciativa e a insistência de uns quantos e, diz-se, a intervenção do Presidente da República, teríamos ido mesmo para uma opção que não seria a melhor. Como é possível? Como é possível tal engano num investimento de tal monta?
Dando por adquirido que é mesmo necessário!..." Santana Lopes no seu blog.

 

Mas, serão estas as maiores "dores de cabeça" do "Sô Sousa" ? Tudo indica que não...

"O ministro da Defesa é o membro do Governo que anda sempre com a mais sexy guarda-costas do Executivo. Não contente com isso, ainda contratou para o seu gabinete, para assessora de imprensa, Alexandra Abreu Loureiro, que esteve na SIC, andou por Londres uns tempos e agora regressou discretamente para integrar o gabinete de Severiano Teixeira. É verdade que nem todos os membros do Governo têm direito a guarda-costas. Só o primeiro--ministro, o da Administração Interna, Justiça e, claro, Defesa. Mas essa realidade não fez reduzir o tom das críticas e de muita dor de cotovelo. E alguns até argumentam que será necessário rever a situação e alargar a questão dos guarda-costas a outros ministérios sensíveis, como o da Saúde, por exemplo. Mas todos estão de acordo num ponto: não é admissível que Severiano tenha uma guarda-costas daquele gabarito, de fazer parar o trânsito, os jornalistas e tudo o que mexe à volta do ministro. Severiano Teixeira, claro, farta-se de rir: “Eu não tenho culpa.” Mais um grave problema para José Sócrates. Entre o remodela ou não, sai este ou aquele, filas de candidatos aos lugares vagos, só lhe faltava mesmo ter os seus ministros a olhar uns para os outros e, pior ainda, para os guarda-costas. Seja como for, sabe-se que o director nacional da PSP, Orlando Romano, ainda não foi contactado para afastar a ‘bomba’ das costas de Nuno Severiano Teixeira." (in "Correio da Manhã").

A propósito do artigo de opinião acima, sou levado a acreditar que quem tem Comunicação Social tem tudo... Vejam só:

"José Sócrates foi o campeão dos telejornais em 2007, segundo dados do serviço Telenews da MediaMonitor ontem revelados. O primeiro-ministro teve quase 51 horas de tempo de antena." (in "Correio da Manhã").

Será por isso que o meu Partido - o PSD -, contratou uma agência de imagem? A tal "imagem de plástico" que criticamos ao "Sô Sousa" mas que agora vamos adoptar, como lembrava (hoje, 27-01-08) Marcelo Rebelo de Sousa? Se calhar, é isso... ("PSD: Cunha Vaz integra gabinete em gestão directa com Ribau e Santana" in "Eu sou o Politicopata").

 


 

 

Pronto... Falei, mas falei baixo! E nem vou falar disto... e de muito mais! Fica para outra ocasião.



Publicado por rui.freitas às 03:53
Link do post | Adicionar aos favoritos

De ~Isabel Magalhães a 28 de Janeiro de 2008 às 13:58
BRAVO! Amigo Rui! BRAVO!!!!


Isto é o que se chama 'botar a boca no trombone'! (como se diz do outro lado do Atlântico!) eheheh

Bem Haja!

Abraço grande.

I.


De rui.freitas a 28 de Janeiro de 2008 às 23:16
Obrigado, Amiga Isabel,
Como sempre digo, sou "um mau político", porque "tenho o coração ao pé da boca", daí ser incómodo para muita gente... e sobretudo para mim, que muitas vezes "ganhava mais" em ficar calado. Mas não consigo!


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub