Sexta-feira, 16 de Maio de 2008
Assim "trabalha" a nossa Junta de Freguesia...

O episódio de que hoje vos dou conta, leva-me a considerá-lo como "falta de chá", falta de bom senso, falta de consideração, falta de tudo...

Se não, atentem bem!

No passado dia 29 de Fevereiro, entreguei em mão na Junta de Freguesia de Paço de Arcos uma carta solicitando o agendamento de uma visita de diversos bloguers, que pretendiam conhecer melhor o Património e Monumentalidade da nossa Freguesia.

O tempo foi passando e, de resposta, nada... Até que na Assembleia de Freguesia do passado dia 29 de Abril (dois meses após o pedido e com a alegação de que só há poucos dias o Executivo havia tomado conhecimento do mesmo [?]), ficou combinado que o Vogal do Turismo da JFPA, David Silva, me faria chegar rapidamente um ofício com a marcação da data para a citada visita.

Ontem, dia 15 de Maio (dois meses e meio após o pedido inicial), recebi, de facto, o famigerado ofício, marcando a visita... para amanhã, dia 17 de Maio!!!

Ou seja, depois de dois meses e meio à espera de uma resposta, fui informado (e disso dei conta ao grupo de bloguers interessados) que tínhamos apenas um dia para preparar uma visita que começaria às 10 horas da manhã do dia seguinte... Naturalmente que, tendo uns assumido já compromissos para esse dia e entendendo outros - tal como eu - ser no mínimo ridículo o apertado prazo para nos organizarmos, e porque não se tratava de um encontro de amigos para tomarem um café, decidimos agradecer e declinar a "disponibilidade" do referido Vogal... até nova oportunidade.

Assim, porque "uma imagem vale mais do que mil palavras", deixo à vossa consideração a leitura e apreciação dos documentos que citei: o pedido de agendamento da visita e a respectiva resposta.

         

(clicar nos documentos, para os ampliar)



Publicado por rui.freitas às 02:45
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

10 comentários:
De jcb a 16 de Maio de 2008 às 16:38
Então, esse Sr. não é o mesmo que disse e concordou em não ir para o executivo e depois fez o seu golpe de teatro e aceitou o cargo á revelia do seu lider de bancada? O que se esperava.
Quando a Junta tem um Presidente que perante a lei não devia de ter assumido o cargo, quando tem um Tesoureiro que aquando "perdeu"as eleicões disse que a população de Paço de Arcos não merecia o seu trabalho, quando tem um Vogal que como Presidente das Festas nos obriga a pagar uma multa por falta de licença para os Fogos, quando temos elementos que se demitem por "dá cá aquela palha",quando,quando tem tudo isso, já não nos deveria espantar este tipo de profissionalismo.


De rui.freitas a 17 de Maio de 2008 às 00:24
De facto, Amigo JCB, no dia 9 de Janeiro, às 21H20, esse sr. garantiu-me que não integraria o Executivo da Junta, para no dia 10, pelas 15H20, dar o dito por não dito, aceitando o "tachito" que lhe ofereceram de bandeja...
Sobre o sr. "presidente", sempre vou dizendo que "a procissão ainda vai no adro" e que o sr. tesoureiro, afinal, provou que não sabe perder, acusação que sempre me é dirigida!
O que sobra? O sr. presidente da Comissão de Festas e o Relatório que nunca foi sequer conhecido da Assembleia de Freguesia, a quem era apresentado todos os anos em Abril. Só o não foi em Abril de 2006, pela simples razão do novo Executivo eleito em Novembro de 2005, não o ter querido apresentar, embora o "xuxialista" Marques de Sousa me atribua as culpas, como é habitual e já não estranho. Aliás, só me chateia quem eu quero e não quem quer...
Já agora, acrescento outra pergunta: a Comissão de Festas pagou ou não pagou o Passeio dos Séniores, em substituição da Junta? Quanto custou? como foi feito o acerto de contas? Ninguém sabe, só os cinco "iluminados" que compõem o Executivo da Junta.
Mas "o pirata sou eu"...!


De Isabel Magalhães a 26 de Maio de 2008 às 01:42
Amigo Rui;

Se calhar foi falta de um calendário...

Como é que alguém com responsabilidade numa JF pode marcar uma visita, que é solicitada dois meses e meio antes, para cerca de 48 horas depois?

Pela minha parte confesso que gostaria imenso de ter feito a visita mas com um aviso tão curto era impossível..

Bji.

IM


De rui.freitas a 27 de Maio de 2008 às 02:09
Isabel,
Em meu entender, os problemas são dois:
1.º Não foram 48 mas sim pouco mais de 24 horas, pois o e-mail de "confirmação" foi enviado na 5.ª feira à tarde para uma visita a começar às 10 da manhã de sábado;
2.º Trata-se - isso sim - de "responsabilidade" irresponsável; isto é, assumem-se compromissos que não se tencionam cumprir!
E tive o cuidado de acentuar tratar-se de uma visita para conhecimento do Património e Mu«onumentalidade da Freguesia de Paço de Arcos. Se calhar, "pensaram" tratar-se de visita de cariz político, no que se enganaram redondamente!
Permita-me a intromissão, mas penso que o "Oeiras Local" devia fazer eco desta falta de consideração.


De Isabel Magalhães a 28 de Maio de 2008 às 11:04
Bom dia, Rui;

Tem razão na correcção do tempo de aviso, eu não estava a par da hora (5ª feira) a que o e-mail tinha sido enviado. Acresce que seria necessário informar outros interessados por divulgação no blog 'Oeiras Local' e esperar a resposta, já que o repto para as visitas de carácter Patrimonial das várias freguesias do concelho de Oeiras, a exemplo do que se faz na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, tinha tido início no Oeiras Local.
Esse repto teve de imediato a aceitação de vários bloggers, pessoas que não conhecemos nem temos o contacto, logo seria o blog a única forma de 'passar palavra'.

Quanto à divulgação da forma como o assunto foi conduzido pela JF de Paço de Arcos e do triste desfecho, claro que sim, tem toda a razão. Só a minha falta de tempo com novos compromissos assumidos me impediu de o fazer atempadamente, e, logo que possível farei a recolha dos links dos posts que deram início ao assunto para que tudo fique bem perceptível..

Obrigada também pelo seu empenho na parte referente a Paço de Arcos.

[]

I.



De Pastelento a 30 de Maio de 2008 às 17:28
HIHIHIHIHIHIHIHI
se marcasse a visita lá mais para a frente corria o risco de já não poder acompanhar os visitantes

HEHEHEHEHEEH

Surpresa ?? qual quê ! disso só mesmo no KINDERSURPRESA, para delicia dos putos !


De rui.freitas a 31 de Maio de 2008 às 01:52
Caro Pastelento, há muito que não o lia por aqui.
Bem-vindo!
Mas há uma coisa que não percebi: "corria o risco de já não poder acompanhar os visitantes"?
O que é que você sabe que eu não sei? Que Kinder Supresa "guarda na manga"?
Alguma coisa que tenha que ver com "combustíveis"? Ou algum curso de formação "mal formado"?
Conte-me coisas...


De José António a 16 de Junho de 2008 às 15:29
.

Caro Rui Freitas,

Eu era (sou) um dos bloggers interessados nesta visita, apesar de conhecedor de muito do Património e dos Monumentos de Paço de Arcos, terra onde cheguei a trabalhar durante cerca de 3 anos. O saber não ocupa lugar e há sempre mais a aprender.

Por habitar na freguesia contígua de Oeiras e São Julião da Barra, muitos amigos tenho em Paço de Arcos e assim o frequentei ao longo de quase 40 anos, quer para divertimento, quer para trabalhar como referi. E continuo a fazê-lo.

Dá-me ideia que o problema se situa essencialmente em dois focos:

1. A promiscuidade entre política partidária e cultura, que leva a que alguns responsáveis estejam à espera da 'cunha' partidária, do tipo 'estes são dos nossos'..., para apoiarem o que quer que seja e que possa servir os seus interesses político-partidários.

2. A insensibilidade, ignorância e incompetência de alguns dos responsáveis que ocupam cargos nas juntas, uma parte dos quais, julgo, eles próprios não têm conhecimento da riqueza patrimonial das freguesias onde exercem cargos de responsabilidade, e mesmo tendo-o, não estão sensibilizados para o valor e a necessidade de conhecer e preservar esse património - interesses mais altos se levantam... na perspectiva dessas pessoas.

É lamentável este ambiente político-partidário-cultural poluído e inquinado, que impede os munícipes interessados, que são muitos, de conhecer melhor e mais profundamente a Herança, a História, o Património e a Cultura do concelho que habitam, quer por nascimento, quer por o terem escolhido para habitar.

José António Baptista


De rui.freitas a 18 de Junho de 2008 às 03:58
Caro Zé António,
Na verdade, há por ali (entenda-se, Executivo desta Junta) um pouco de tudo o que referes... "promiscuidade" que leva a apoiar apenas "alguns" (estou a lembrar-me das Festas de Paço de Arcos de 2006, 2007 e 2008...) mas, tenho para mim, que se aplica melhor o teu enunciado no ponto 2: "A insensibilidade, ignorância e incompetência de alguns dos responsáveis que ocupam cargos nas juntas, uma parte dos quais, julgo, eles próprios não têm conhecimento da riqueza patrimonial das freguesias onde exercem cargos de responsabilidade".
Quanto à sensibilização, acho que "estamos conversados", quando o actual "presidente" não se preocupa com o atentado que vai ocorrer no palácio dos Arcos, porque o sr. presidente da CMO lhe deu "garantias", os técnicos sabem o que fazem, blá, blá, blá...
Em boa verdade, o que mais estranhei até foi o "ensurdecedor silêncio" do representante da CDU (tão lesto, noutros tempos, a "defender a terra" e a atacar a CMO) e, apesar de tudo (dada a "coligação" contra-natura na CMO) dos representantes do PS, um dos quais ficou caladinho como o "Zé" na CML, apesar de, noutros casos menos graves, vociferar contra tudo e contra todos.
Amanhã, se calhar, falarei disso.


De José António a 18 de Junho de 2008 às 13:30
Caro Rui Freitas,

"Em boa verdade, o que mais estranhei até foi o "ensurdecedor silêncio" do representante da CDU..."

Pois a mim não me surpreende assim tanto e não é por os considerar ignorantes da questão.

Fui eu que falei em promiscuidade...? ;)

Abraço


Comentar post

Sempre na hora certa
anti-corrupção
Visitantes desde Maio 06
Acordo Ortográfico
Prémios recebidos
ThinkingBlogger blog com tomates
Visitantes on-line
online
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Meteorologia
     
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS