Sexta-feira, 11 de Julho de 2008
Palácio dos Arcos NÃO SERÁ "HOTEL DE CHARME"...

Afinal, era tudo "mentira". O Palácio dos Arcos Não ACOLHERÁ um Hotel de Charme com 70 quartos... mas SIM uma POUSADA com 90 (NOVENTA) quartos!

Curiosamente (?), até há quem concorde (este entrevistado... e não só)...

 

(in "Oeiras Actual" n.º 185 - Junho 2008

clicar na imagem, para ampliar)

 

... e quem se oponha!

Sábado à noite, conto o resto da "história"... que não acabará aqui!



Publicado por rui.freitas às 00:24
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

8 comentários:
De JCB a 17 de Julho de 2008 às 16:29
Boa Tarde!
Em relação a este caso a minha opinião divide-se e duas parte:
1-) Claro que não está a existir transparencia na transferencia do Palacio para Pousada / Hotel.
2-) Agora em relação ao imovel e ao espaço em si, eu sou habitante de Paço de Arcos à 40 anos e nunca vi nada de jeito nesse local, ja vi dar abrigo a toxicodependentes,Sem abrigos e ate ultimamente a grupos que so criam desacatos.
Nao sei qual é a gravidade de finalmente alguem querer fazer algo dali.Os jardins que dizem que o Conde deu á população de Paço de Arcos nunca estiveram a uso, o Imovel que agora dizem ser Patrimonio nunca foi solicitado a sua classificação como tal junto das entidades competentes, afinal so da argumentação porque alguem quer fazer algo de um espaço parado.
Nao me falem em espaço cultural, pois como se tem visto por ai nao tem razão de ser. Caso seja espaço cultural quem vai pagar, somos nos??quem vai usar??se calhar sao o do costume.Artistas de PA
Nao vejo mal nenhum em usarem o espaço, nao deviamos ceder a pressoes daqueles que nunca fizeram nada pela terra a nao ser dizer mal, existem uns artistas que so falam porque nao lhes dao nada porque se lhes derem ja se calam


De Sr. Conde Arrochela a 18 de Julho de 2008 às 23:48
SR(A) Habitante, (desde há 40 anos????)será melhor dito (pelo que deixou antes escrito), que ... vem cá dormir Há talvez ... esse tempo.
Sabe porquê?
-- Essa qualidade não lhe dá qualquer estatuto de primadona ... inculta e/ou distraída!;
-- Deve andar com os seus óculos/ lentes de contacto/ palas, embaciados ... para relatar imbecilidades e coisas que nem a Policia Municipal confirma; [NB - nunca fui nem serei artista..., mas se o fosse...também não o deixaria, NUNCA, ver qualquer trabalho feito por mim!!!
-- Com toda a certeza que não é adepto da cultura e muito menos dos bons artistas que temos no Paço d`Artes e em outras organizações congéneres de moradores e VIZINHOS:
-- Qual transparência??? O que quer significar com este termo??? De negócios semelhantes, estamos fartos, em Paço de Arcos.!!!
Por acaso, sabe dizer, a todos nós, quem ganhou o concurso, há uns 10-12 anos atrás, para a concessão do Pavilhão Jardim.?? E o que está actualmente a acontecer àquele espaço???? Qual a vantagem para a população de Paço de Arcos? - Rigorosamente NADA! Será semelhante ao Grupo da ... "Pestana".
O problema, em Paço de Arcos, Gondomar e Felgueiras é que os MESSIAS (Presidentes de Câmara) são ... novos ... ValentÕES!!!! Até quando, os pacóvios, continuam a olhar só para as promessas eleitorais??? Porque carga de ágiua é que TODOS (mesmo os que não conhecem a história local) continuam a ... mandar Palpites despudorados???
Enfim, ... seguindo para ... bingo...!!!
Pelos vistos o SR(A) JCB não deu nunca nada a ninguém!!! -- O Conde (moi meme) também não deu aquilo que Vexa diz ... que deu...!!!! VENDI e CEDI (ESCRITURAS PÚBLICAS EXECUTADAS) Com um OBJECTIVO!!!! Não deixar delapidar aquilo que o Sr(a) diz que nunca viu ... nada de geito...!!! Das duas uma, ou é burro e come a palha toda que lhe dão, ou nem amigo do ambiente é!!!! -- Então e as diversas espécies de árvores centenárias existentes???? Você, corta-as ou deixa os .... PestanaS cortarem????
E o EX-LIBRIS da VILA de Paço de arcoS (desde o Século XV)????
Qual a mais valia para Paço de Arcos e seus verdadeiros AMIGOS???? Não se acobarde e explique direitinho numa resposta a esta minha PROVOCAÇÃO!!!
Já agora responda também a esta(afirmação feita por moi meme), o PALÁCIO ESTÁ, há alguns anos, CLASSIFICADO COMO sendo de .... INTERESSE MUNICIPAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Termino, como os doutores em medicina e medicamentos, a receitar: --Não Coma a palha que lhe dão!!! Abra os olhos e ... depois já pode dizer que RESIDE em PAÇO DE ARCOS há 40 anos!!! Actualmente, VEXA, apenas tem vindo DORMIR a PAÇO DE ARCOS.
Vou estar atento às suas RESPOSTAS.


De rui.freitas a 20 de Julho de 2008 às 21:39
Caro JCB,
Apenas por escassez de tempo, não voltei a este tema que é dos mais importantes para Paço de Arcos nas últimas décadas. Mas sempre lhe digo (e estará lavrado em Acta), que prefiro "alguma coisa" (mesmo que uma pequena construção) no Palácio dos Arcos e/ou nos seus frondosas e centenários jardins do que vê-lo abandonado e em ruínas, o que ocorrerá certamente se não houver uma intervenção séria!
Mas daí a ter de "comer e calar" com uma Pousada com 90 QUARTOS (já os falados 60 ou 70 eram uma afronta), vai uma grande distância.
Não me arrogo o título de "nascido em Paço de Arcos", residente há "x" anos, mas sempre disse que me apaixonei por esta Vila já lá vão 32 anos e nela vivo há 28 (embora agora em localidade outrora parte integrante da Freguesia que Amo.
Dizer que nunca viu nada de jeito no Palácio e seus Jardins que não estão ao serviço da população?
Dizer que como espaço de Cultura não é "aplicável" ou irá servir os mesmos? Quais mesmos? Quem?
Sendo Paço de Arcos a Freguesia considerada em todo o Município (e não só) como das que mais actividades Culturais promove e realiza, como chegou a essa conclusão? E não me refiro apenas aos meus Amigos da Associação "Paço de Artes"...
Que eu saiba, nunca foram pagos para levarem a cabo as inúmeras iniciativas realizadas. Já agora, para quando o Centro Cultural José de Castro?
Que eu saiba, o Sr. Conde de Arrochela não "deu" nada à população... Antes legou - por escrito e bem - o Palácio que acolheria e manteria o seu valioso espólio, permutou o terreno onde se implantou o Infantário da APPA, e muito mais...
Quanto à "transparência" (ou melhor, à falta dela), nisso estamos em perfeito acordo. Passou, de repente, de Hotel de Charme a Pousada com 90 quartos (ou seja, existe um "vencedor antecipado"), mas disso apenas "alguns cérebros" sabiam... e calaram!
Por mim, acho que "a procissão ainda vai no adro"!


De a 19 de Julho de 2008 às 17:03
Isto vai ser daquele que pingar mais no envelope.....


De JCB a 21 de Julho de 2008 às 10:54
Nao o vou tratar por Sr.Conde porque pelos termos em que responde nem esse titulo o deveria usar, nao vou responder aqui porque nao é este o local para o tal, a palha que V.Exa manda comer deve ser a que deu à refeição, diga lá onde esta o tão afamado espolio?Dentro do Palacio é que não está, quando é que o palacio esteve aberto a população o visitar?
Grande moral para quem tão vernaculamente escreve a SUA opinião neste espaço que ate hoje ainda nao tinha visto gentalha tao baixa, se VENDEU (deve ter tido lucro) deixe-se disso.
Não vou só dormir a Paço de Arcos, defendo a terra de onde sou natural, nunca lhe virei as costas para anos futuros vir com a conversa de que sou o salvador da Patria, se a Policia Municipal não sabe de nada apenas demonstra a sua incompetencia, questione a PSP.
Como vê consegue-se responder sem ser ofensivo.
De qualquer das formas agradeco algumas informações que V.Exas disponibilizou na sua explanação visto eu não estar certo.

I


De Isabel Magalhães a 27 de Julho de 2008 às 22:13
Amigo Rui;

Segundo o Jornal de Oeiras, de 22 de Julho p.p. há cinco concorrentes à exploração hoteleira do Palácio dos Arcos, sendo um deles as 'POSADAS DE PORTUGAL' que, no entanto, poderá não ser o vencedor do concurso público. Pelo que eu conheço do trabalho de recuperação e restauro de vários palácios, castelos e conventos levado a cabo pelo grupo 'Pousadas de Portugal', o Palácio dos Arcos ficaria em 'boas mãos. Aliás, desde que o assunto começou a ser divulgado no 'Oeiras Local', - creio que por si - que sempre mencionei o exemplo das Pousadas de Portugal como garante de boa qualidade de trabalho e de respeito pela arquitectura.
Eu sei que não é isso que está em causa no seu artigo, mas sim todo o processo 'pouco transparente'...

[]

I.


De rui.freitas a 6 de Agosto de 2008 às 01:15
Querida Amiga,
É exactamente a falta de transparência, o receio em divulgar a tempo e horas, sem "medos", que me preocupa. Sendo um "homem do Turismo" - como sabe -, não duvido da capacidade das Pousadas de Portugal, agora em mãos do meu conterrâneo Dionísio Pestana. O que "está por detrás", já não me deixa tão tranquilo... até porque, de repente, parece que ninguém sabe de nada!
Há demasiadas perguntas e poucas respostas...


De PF a 5 de Maio de 2011 às 21:50
é simples.
se a camara de oeiras nao tem meios para manter o palacio, nao o aceite.
o conde nao o deu para hotel. as camaras do pais é q tem de começar a assumir as coisas. nao é o venha-a-nós com condiçoes para depois de recebidas as coisinhas todas, ficar o venha a nos e nao ligar a condiçoes nenhumas.
e se nao tem meios para o manter, que o devolva aos herdeiros do doador ( se é verdade que nao há descendencia directa, nao deixa de haver herdeiros)


Comentar post

Sempre na hora certa
anti-corrupção
Visitantes desde Maio 06
Acordo Ortográfico
Prémios recebidos
ThinkingBlogger blog com tomates
Visitantes on-line
online
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Meteorologia
     
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS