Segunda-feira, 26 de Julho de 2010
"PSD" de Paço de Arcos... segue o regabofe!

Deixem-me ver se consigo perceber a lógica do "primeiro eleito" pelo "psd" em Paço de Arcos:

Se bem me lembro (como diria Vitorino Nemésio), a lista de candidatos de um partido apresentada a sufrágio, não pode ser alterada na sequência da sua constituição. Ou seja, em qualquer impedimento, o 2.º substitui o 1.º; o 3.º substitui o 2.º, o 4.º substitui o 3.º e assim por diante...

Para que o 5.º (por exemplo), possa substituir o 3.º, este e o 4.º terão de solicitar, por escrito, a sua suspensão de mandato ou renúncia ao mesmo (se for caso disso)...

Estão redondamente enganados...! Em Paço de Arcos não é assim, porque em Paço de Arcos, para o "primeiro eleito" (e responsável pela legal substituição dos elementos da sua lista), qualquer um pode substituir quem lhe der (a ele) na real gana!

Repete-se, assim, a "brincadeira" que costumava fazer quando (entre 2005/2009) eu estava em gozo de férias. E eu sei que ele sabe que eu não gostava dessa "salganhada"... porque eu lho disse!

Recordo, então, a composição da dita Lista:

 

1 - Nuno Alberto de Linares Luís (actual Tesoureiro na JFPA)

2 - António José Dias da Silva (actual Presidente das AFPA)

3 - Carla Sofia de Almeida Alves (candidata também à Assembleia Municipal)

4 - David Manuel Felix Magalhães Silva (vogal na JFPA)

5 - Pedro Alexandre Pereira Fernandes da Costa Jorge - Indicado pelo CDS-PP (e candidato à Assembleia Municipal)

6 - Maria Dulce Romão Tito de Carvalho Simões

7 - Ricardo Miguel Rodrigues Lima

8 - Ricardo Filipe Varandas Antunes

9 - Ana Maria Ferreira de Oliveira e Costa

10 - João Miguel Teixeira Libério - Indicado pelo CDS-PP

11 - Edgar José Batista Pinto - Indicado pelo PPM

12 - Helena Maria Borrego dos Santos Proença Tinoco

13 - Carlos Alberto Morales de Los Rios Coelho

14 - Nuno Gustavo Soares Costa Maia Duarte

15 - Isabel Maria Trindade Duarte da Cunha

16 - Rui Jorge Aires Maia Carreto

17 - Luis de Almeida da Costa Macedo

18 - Maria Paula Migueis Guerreiro Espadinha - Indicado pelo CDS-PP

19 - Nuno Miguel Macedo Ciriaco

20 - Ana Maria Semião de Almeida

21 - Maria da Piedade de Almeida Corrêa de Sá da Costa Macedo

22 - Heitor Rangel Gomes da Silva

23 - Rogério Morais Rosa Mendes - Indicado pelo CDS-PP

24 - Celeste da Conceição Soares

25 - Hugo Ricardo Pinto Mendes

26 - Maria João Pinto Cunha Pereira - Indicado pelo PPM

27 - Mafalda da Silva Dias (também candidata à Assembleia Municipal)

28 - Luís Manuel Almeida Baptista Finote (infelizmente, já falecido)

29 - Manoel José Barata Alves Caetano

Sendo assim, porque carga de água é que, com a saída para o Executivo dos n.ºs 1 e 4, apenas a n.º 3 assumiu o seu lugar por direito?

Segundo a Lei, os n.ºs 5, 10 e 11, sendo de forças políticas diferentes, não podem substituir eleitos pelo "psd", mas é estranho que tenha "entrado" uma eleita que conseguiu "passar por cima" de outros eleitos que estavam antes dela. Alguns, até sei que nem foram ouvidos nem achados, muito menos assinaram qualquer pedido de suspensão...

Mistério ou hábito de aldrabar?

Aposto no segundo caso...!

Nota-se que PS, CDU e BE estão bem atentos, não! Ao IOMAFia, tanto se lhes dá...



Publicado por rui.freitas às 02:15
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

9 comentários:
De passei por aqui a 2 de Agosto de 2010 às 16:17
Depois de gozar uns dias de férias, cá estou de volta e verifico que o amigo Rui de Freitas não perdeu a embalagem com que regressou à divulgação das verdades sobre estes laranja/verde-alface, como lhes chama.
Ainda bem, pois que dessa gente é de esperar tudo. trafulhices, irregularidades e Ilegalidades, até que sejam tão flagrantes como as que refere aqui, pouco lhes importa. Pudera, quem devia reclamar era a oposição, mas já se provou que não existe.
Paço de Arcos está bem entregue, sim senhor.
Tão cedo não voltam, pelo que tive oportunidade de ouvir nas ruas da nossa freguesia.


De rui.freitas a 9 de Agosto de 2010 às 02:36
Caro "passei por aqui", começo por pedir-lhe desculpa por só hoje estar a responder-lhe, mas foi apenas por não ter reparado que já havia um comentário neste "post".
Agradeço que considere que "não perdi a embalagem" e não a perdi, de facto; às vezes, como já escrevi, perco um pouco a paciência... Enfim!
Em relação ao "essa gente", nada mais tenho a acrescentar, mas quero dizer-lhe francamente que me custa ver Paço de Arcos "nas mãos" de quem apenas aspira servir-se e não Servir!
Oxalá tenha razão e, daqui a três anos, os paço-arcuenses não tenham esquecido (ou não se deixem embalar) quem fez o quê pela Freguesia.


De Paulo Lopes a 7 de Agosto de 2010 às 13:13
Rui,
Se bem me lembro, em paço de Arcos a lista "Mais Oeiras" elegeu 3 membros para a Ass . de Freguesia, e todos do PSD.
Como é que o nº 4 está no executivo é algo que não é fácil de explicar, atendendo a que pelo que vejo no seu post nem o 2º nem o 3º renunciou ou suspendeu o mandato. Suponho que houve um a interpretação muito auspiciosa da legislação.
No entanto, do seu post , não percebo quais são os actuais membros da do PSD na ass de Freguesia.
Concordo totalmente consigo. A Lei é clara. Numa coligação só membros do mesmo partido podem substituir outros do mesmo partido após as eleições. Assim sendo o CDS não pode ter ninguém na Ass de Freguesia ( a não ser em caso de todos os do PSD renunciem e já não exista mais nenhum candidato do PSD "disponível" é que um candidato de outro partido poderá entrar para a Ass de Freguesia).
Fico à espera do seu esclarecimento, par poder entender melhor as trapalhadas do PSD em Paço de Arcos.
Um abraço,
Paulo Lopes


De Luis a 7 de Agosto de 2010 às 17:58
Eu posso responder? É muito fácil.
No executivo estão 3 IOMAF e 2 PSD. Porque? provavelmente porque o presidente da junta entendeu que se governava melhor com os aliados da mesma laia que ele, mesmo da oposição, que com os da sua mesma lista. Provavelmente até tem razão, porque pelo que sabemos a lista IOMAF até parece ser composta por pessoas decentes e tem inquirido o executivo sobre algumas coisas menos claras. Parece que o IOMAF do executivo e o IOMAF da bancada são diferentes e antagónicos. Como isso foi possível só se explica pelo facto dos membros da bancada terem percebido que a sua presença foi só decorativa e figurativa e que a coisa estava programada para que o executivo fosse integrado por uma cambada de trapalhões, autoritários , sem carácter que o único que fazem é trabalhar para a sua própria causa particular, com maus modos e a desrespeitar tudo e todos David Silva, PSD, sem formação alguma, currículo da treta, que sabe-se lá como até é director desportivo).
Por algum motivo é que só em PA é que o executivo não é composto na integra pelo partido vencedor. Nas outras 9 freguesias IOMAF de Oeiras é assim que funciona. Assistimos a uma promiscuidade entre a JFPA CDPA SMAS , que nunca se viu. Houve um concerto em PA do Zé CId, os bilhetes não foram vendidos e então foram oferecidos ao pessoal do SMAS ( com semana e meia de antecedência pelo menos eu assim os recebi) e aos amiguinhos. Mas segundo ouvi por ai, os membros da mesa de assembleia só foram convidados no mesmo dia do concerto já na parte da tarde. Provavelmente por isso só apareceram 2 ou 3. Alguém pode estar contente? Acham ? Agora deve ser divertido ver a apresentação de contas do que se gastou e do que se recebeu no concerto. Nós simples habitantes não veremos nada disso mas seguramente passados uns dias se conversará e muito do tema destas contas na porta do clube, nas esquinas e nas nossas esplanadas. è que tenho quase a certeza de que as vozes indignadas serão muito difíceis de conter.
Que mal está a minha terra, o meu clube e a minha casa.


De rui.freitas a 9 de Agosto de 2010 às 01:47
Caro Luís, percebo também a sua indignação pelo que se está a passar em Paço de Arcos e pela sua estupefacção perante a promiscuidade entre Junta, CDPA e SMAS. Sabe, o tachinho deve ser bom e, como a CMO, Parques Tejo e quejandos já devem teer esgotado as vagas, toca de abrir as portas dos SMAS; ou não fora o presidente da Junta simultaneamente presidente dos SMAS.
Agora, peço-lhe só que não seja levado ao ponto de acreditar que a bancada IOMAF anda "de candeias às avessas" com o Executivo, só por discordar de algumas despesas (e não são poucas nem muito menos explicadsas, é verdade); Isso deve-se, sobretudo, a que uns "mereceram tacho" e outros ficaram a "ver navios". Essa é que é a verdade. E sei do que falo, pois os "passarinhos" continuam a "chilrear (como ainda hoje, por exemplo).
No entanto, tem toda a razão quando refere que Nuno Campilho se sente "mais à vontade" com os dois eleitos PSD... Pudera! Esses, como já estão "integrados" e "tachados", não roem a corda... Os outros, é o que se vê!
Quanto ao mais, autoritários, sem carácter, ditadorzinhos, lá isso são, mas não os considere trapalhões; só o são quando lhes interessa "baralhar e voltar a dar". Não sei se me faço entender.
No domingo após o concerto de José Cid, "informaram-me" logo da magnanimidade da oferta de bilhetes a funcionários dos SMAS (que, obviamente, os aceitaram) e de terem sobrado muitos que nem foram vendidos nem oferecidos. Não há problema: os SMAS pagam a factura; isto é, nós pagamos mais essa factura!
Os membros da AF, se estavam tão "ofendidos", nem lá debiam ter posto os pés; assim é que era! Vê!?!?!?
Finalmente, durma descansado que nem você nem ninguém ficará a saber quanto custou e quem pagou o espectáculo.
A "panelinha" laranja/verde-alface nunca o permitirá!


De rui.freitas a 9 de Agosto de 2010 às 01:52
Já me esquecia, Caro Luís,
Hoje mesmo (domingo, 8 de Agosto), vim a saber por certos "verdinhos" que já se cansaram de o ser, algumas coisas engraçadas mas, por ora, apenas posso revelar-lhe uma (as outras, terei de cruzar informações, primeiro): é que, no "banco dos reformados" no Jardim (que você se esqueceu de nomear), voltaram as acusações ao Rui Freitas, "que anda aí outra vez a atacar toda a gente"... Alguém teve a coragem de perguntar: "mas ele disse alguma mentira?".
Resposta (encantadora): "Não, mas o gajo já anda outra vez a falar da Junta e do Clube"!!!
Como vê, tudo boa gente... e cheia de razão!


De Luis a 9 de Agosto de 2010 às 11:02
Bom dia caro Rui.
Pois se o IOMAF anda afazer comentário nos bancos do Jardim, só podem ser dois. Um deles do executivo e o Piricas . De resto não vejo lá ninguém sentado que pertença aquela gente.
Como antigo presidente permita que lhe faça uma pergunta. Eu por acaso e só porque acho que é um direito que me assiste, gostava mesmo de ver as contas do tal concerto. E por duas razões.
Pode o publico em geral exigir que se apresentem contas? ou então, como se pode fazer?
De resto continue a denunciar o que sabe, a fazer um chamado de atenção ao que se passa em PA que eu sempre que puder aqui venho contar as minhas. Onde estou vejo muito e mete-me nojo.
Obrigada Rui Freitas por ser a nossa consciência.


De rui.freitas a 9 de Agosto de 2010 às 01:32
Amigo Paulo, vou tentar explicar-lhe a que chega o à-vontade com que se põe e dispõe no PSD Paço de Arcos (a exemplo do PSD Oeiras).
No Executivo (cópia fiel do anterior mandato), estão os nºs. 1 e 4; Na Assembleia, estão os n.ºs 2 (que preside), 3 e... 12. Sim, leu bem: 12!
Como? Desconheço, mas sei que o "cabeça de lista" já fez a mesma "brincadeira" em 2005/2009 Quando eu estive de férias. Pelo que vejo, não perdeu "qualidades" na trapaça!
O preenchimento de lugares no Executivo, é feito - como sabe - por eleição da AF; ou seja, podem lá estar o 1 e o 4 em vez do 2 ou do 3...
Explicou e bem que os elementos do CDS-PP, só poderiam integrar aqueles órgãos, em caso de renúncia ou perda de mandato de todos os eleitos PSD que os antecedessem. O que não é o caso.
Então, porque ficaram "de fora", os n.ºs 6, 7, 8 e 9? Não sei. Só sei que nem foram contactados nem tão pouco pediram suspensão ou renúncia...
Coisas misteriosas, mas normais no Município de Oeiras!


De Luis Tavares a 13 de Agosto de 2010 às 10:28
Não querendo entrar em explicações jurídicas da minha área de especialidade (profissional e politica, como sabes, desde 1983 na vida autárquica oeirense), concordo contigo quando referes que são Coisas misteriosas, de facto, caro Rui, mas que têm (devem) de ter alguma explicação jurídica e até política, se não for pelo público que assista a uma das próximas reuniões da Assembleia de Freguesia de Paço de Arcos - tem esse direito e, até diria mais, dever, de querer ser esclarecido e questionar o executivo, a Mesa da Assembleia ou as próprias bancadas, sobre esse assunto misterioso e até, outro assunto, que igualmente incomoda o meu chará Luis , sobre as contas do tal Concerto do José Cid - se não for pelo público no seu período de intervenção, então ao menos os tais partidos da oposição que referiste no teu comentário inicial estarem atentos.
Apenas digo que além da suspensão e da renúncia do mandato, também existe a figura da substituição temporária, por mera carta, para aquele específico dia da realização da reunião da Assembleia, mas as respectivas cartas de pedido de substituição têm que aparecer, naturalmente. Mas se achas misterioso esse episódio, e concordo em absoluto contigo e saúdo o Paulo Lopes também neste contributo de desejo de esclarecimento, então o que se devia dizer sobre os sucessivos episódios desse mesmo teor realizados no último mandato pelo IOMAF na Assembleia de freguesia de Porto Salvo, com marcações de faltas a quem nunca foi convocado, substituições de autarcas efectivos pelos nºs 18, 24 e 25 da respectiva lista sem alguma vez aparecerem cartas de espécie alguma dos que os antecediam, de envios para o MP de pedidos de renúncia oficial de mandatos por faltas injustificadas a pessoas que nem sequer receberam uma única convocatória para uma reunião da Assembleia ? Ignorância, desleixo, incapacidade, incompetência, comodidade e aproveitamento politico de situações conjunturais que lhes davam jeito, tudo isto misturado explica os mistérios, mas que deviam ser obrigados a explicar-se, a assumir os erros e a culpa e a corrigir as situações, como eu exigi esforçadamente em Porto Salvo durante várias horas de discussão e várias reuniões da Assembleia e lá consegui quase no final do mandato, lá isso deviam.
Conto com vocês, caro Rui e caros seguidores do Pinhanços , para esse trabalho em Paço de Arcos. A transparência, o rigor, a seriedade e a clareza agradecem, para além da própria Freguesia, naturalmente. Grande abraço e até breve.


Comentar post

Sempre na hora certa
anti-corrupção
Visitantes desde Maio 06
Acordo Ortográfico
Prémios recebidos
ThinkingBlogger blog com tomates
Visitantes on-line
online
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Meteorologia
     
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS