Quarta-feira, 23 de Março de 2011
Fora de cena, quem não é de cena!

 in Público - 23.03.2011

 

Se, mais uma vez, o PM português (leia-se Primeiro-Mentiroso) não voltar com a palavra atrás, cairá o pano e este dia marcará, de facto, o seu "último acto" à frente dos destinos do País que, desde há seis anos, vem a delapidar. Finalmente, voltará a Vilar de Maçada, onde aguardará que alguém lhe ofereça, como é hábito, um qualquer "exílio dourado". Talvez Durão Barroso ou "Frau" Merkel... Quem sabe?

Com justíssima razão, o Presidente da República entendeu não ter "margem de manobra" para segurar este (des)governo. E ainda bem!

Por esta altura e acerca desta "queda", penso que tudo ou quase tudo já foi dito, escrito e analisado por peritos, peros, perinhos e perões da nossa praça, mas não deixa de ser curioso que, mesmo no estertor final, o "Sócretino" PM tivesse continuado a "meter os pés pelas mãos", envolvendo nisso os seus próprios colegas de Executivo (eles próprios, informados do PEC 4 tarde e a más horas), com especial destaque para Teixeira dos Santos, quem, uma vez mais, teve de desdizer-se, seguindo o "chefe"... Afinal, o PEC 4 não tinha sido apresentado em Bruxelas mas sim um plano de intenções de PEC 4; Afinal, o PEC 4 "inegociável", até era capaz de possibilitar algumas negociações; Afinal, o "torno" que apertaria mais umas centenas de milhares de portugueses sempre poderia não "apertar" tanto como parecia; Afinal, quase 1.000 dirigentes passariam a "dispensáveis" (só agora?); Afinal... Mentiu com quantos dentes tem na boca!

Mas "Sócas" não está só nesta "cruzada" contra Portugal. A mentira ecoou e fez ricochete em Bruxelas, a ponto de alguns "responsáveis" que também "juravam" a irredutibilidade do PEC 4, sairem agora a terreiro para "confirmarem" que, afinal, a coisa era "elástica"; podia esticar ou encolher... "Porreiro, Pá"!

Hoje, Sócrates já é passado e, por mim e muitas centenas de milhares, já vai demasiado tarde, como quase disse Manuela Ferreira Leite!

O frenesim e o desespero tomaram conta das hostes "xuxialistas", atingindo o clímax com o pungente apelo a Cavaco Silva por quem - há bem poucos dias - nem se dignou cumprimentá-lo (outro "erro crasso" de quem os apontou - e com razão - ao próprio Sócrates. Refiro-me, é claro, ao "jurássico" Mário Soares.

Por outro lado, era impossível a Pedro Passos Coelho "engolir mais sapos" gerados pelo "Sócretino" PM. Aliás, até acho que engoliu muitos mais do que devia, como já aqui escrevi. Cedeu, cedeu, pediu desculpa aos portugueses, voltou a ceder, em nome da estabilidade e do País, para agora ser acusado de "traidor" à Pátria. Não foi e não é... Chegou o tempo de dizer, com firmeza, BASTA!

Não queria estar na sua pele, tal a gigantesca tarefa que o espera e não há varinha mágica que limpe rapidamente a porcaria feita pelo (des)governo PS.

Esperam-nos ainda - infelizmente - tempos difíceis mas, como bem lembrou Miguel Macedo, chegará o tempo de vermos a "luz ao fundo do túnel"!

Poderão acusar-me de ser "suspeito" por ser Militante do Partido Social Democrata, mas voltei a acreditar que é possível guindar Portugal ao lugar que merece no Mundo, porque, como sempre digo, é possível fazer Política Séria a Sério!

Viva Portugal!



Publicado por rui.freitas às 01:37
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

6 comentários:
De Vitor Marcos a 23 de Março de 2011 às 03:49
Dobrado, contra ... singelo:
-- Quanto é que quer apostar que o Passos Coelho vai perder esta oportunidade e sai de lider social democrata, no fim desta crise, sem ser primeiro ministro?
Os PSD``s não conseguem resolver uma pequena questão em Oeiras e querem saltar para fora de pé???
Qual Maremoto vem por aí?


De rui.freitas a 23 de Março de 2011 às 23:57
Caro "Vítor Marcos", essa é a sua opinião e tem direito a expressá-la, mas informo-o que apenas aposto no Euromilhões...
Peço-lhe é que (como já aqui disse), não misture água com azeite; uma coisa é a política nacional e outra bem diferente é a concelhia. Esta última, os dirigentes social-democratas têm descurado, é certo, com graves consequências para o PSD em Oeiras, vendido que está totalmente ao IOMAF, o mesmo se podendo dizer do PS cá do burgo.
Esta sua forma de pensar, demonstra que, afinal, certos portugueses nunca aprendem e gostam mesmo que os rebaixem. Se o PSD cometeu erros enquanto governo? Claro que sim. Mas, erros, negociatas, corrupção, compadrios, manipulação (incluindo boa parte dos órgãos da Justiça), marketing e publicidade enganosa, recuos atrás de recuos, avanços de obras megalómanas que nos hão-de endividar por décadas e mentiras atrás de mentiras (ainda hoje se conheceram mais algumas), só mesmo Sócrates e este desgoverno. Pelos vistos, você até gostou? Eu, não!
Faça as contas: PS = 15 anos a governar; PSD = 2 anos como governo de Portugal.
Bem-vindo, Sr. Primeiro-Ministro Passos Coelho.
Estamos conversados!


De Vitor Marcos a 24 de Março de 2011 às 00:31
Para que conste caro senhor, não sou político de qualquer partido. Muito menos do PSD.
Muito menos gosto desse Cavaco que não se sabe, se é que alguma vez soube, colocar-se numa posição de ESTADISTA. "Coisa" que eu não sei se Ele sabe o que é.
Passos Coelho, 1º Ministro!?
Em que jornal, blog ou notícia, isso foi dito ou ... pensado!?
Por acaso, só por acaso quantos anos esteve o Cavaco como 1º ministro pelo PSD?
Esqueceu-se?
Foram 10 anos de ROUBALHEIRA! E a DESBUNDA continuou com os SEUS MUCHACHOS- Dias Loureiro, e o Costa MADOFF português, e todos os que FORAM JÁ AO POTE (será Jackpot do milhões?)
Não sei se sabe, mas o Durão Barroso, o Santana Lopes foram 1º Ministros pelo PSD nos últimos dez anos.O que fizeram? Fujiram ou foram corridos.
Não sei se sabe, o Cavaco recebeu FUNDOS COMUNITÁRIOS que foram DESBARATADOS com ...Veículos TODO o TERRENO, Cursos da treta, Centro Comercial Belém (frente aos Jerónimos), Pontes Vasco da GAMA etc, etc,Pois, não ? havia dívidas?
Meu caro, não venda gato por lebre!


De rui.freitas a 24 de Março de 2011 às 01:42
Caro "Vítor Marcos", pode não ter filiação ou sequer tendência partidária, mas é político. Não menorize a sua própria intervenção aqui; quando escreve isto, está (queira ou não) a fazeer política.
Repito-lhe que tem todo o direito a exprimir a sua opinião; neste "blog", apenas suprimi um comentário racista, nada mais!
Seja como for, o "muito menos do PSD", só por si, já revela alguma coisa do que lhe vai na alma. Maas isso é consigo...
O que não sou, é advogado do Presidente da República (nem sequer o referi aqui), mas nem por isso o culpabilizo pelos "amigos" que tem e que fizeram o que quiseram. Acaso ele tem culpa disso? Acho que não!
Depois, quem falou em Passos Coelho como Primeiro-Ministro não fui eu, recorda-se? Eu acho que vai ser, você acha que não. Não vem mal ao mundo...
Vamos então aos factos:
Guterres governou de Outubro de 95 a Abril de 2002 (6 anos e 6 meses); Durão barroso, de Abril de 2004 a Julho de 2004 (2 anos e 3 meses); Santana Lopes, de Julho de 2004 a Março de 2005 (8 meses, 3 dos quais em gestão, por culpa de Jorge Sampaio) e... pasme: Sócrates desgovernou desde Março de 2005 até hoje (6 anos)! E esta?
Agora, faça lá a continha e verá que os 10 anos que refere ficam apenas em 3...
Por falta de paciência e porque você preferiu esquecer, escuso-me de recordar-lhe quantos e quais comeram à conta deste desgoverno... e continuam à solta!


De Nuno a 27 de Março de 2011 às 12:45
Pelo o que li neste posto, nem Ps nem psd ficam bem no retrato.
Ambos os partidos tiveram nas suas mãos quantidades absurdas de dinheiro europeu, que deveria ter sido usado para criar infra estruturas de base, para fomentar o crescimento economico. Com essas verbas, como qualquer teso que ganha o euromilhoes, foi o desbaratar a cumprir a politica do cimento, pois este nosso povo só reconhece valor a alguem quando vê obra. Não importa quem paga ou quanto custa, ou sé rentável, ou se tem um longo ou curto prazo de rentabilização. Eles querem é cimento,
Gastou o dinheiro, fez-se "obra", é auto estradas vazias ou semi vazias, é alfas pendularestécnologia de ponta), os quais não atigem a maxima performance, pois somente 30% da linha está implantada para que possa atingir a velocidade desejada, é a vasco da gama, onde pagam-se portagens,é O centro cultural de Belém, a casa da musica, os estádios do euro, a expo... e por ai fora....
E agora, estamos sem dinheiro, e continuamos na mesma, sem produzir, sem saber como o fazer, dependentes de fontes energéticas caras, e sem competitividade, com uma administração publica pesada e borucrática, e com muitos jobs for all the boys and girls).
Agora, encostados às cordas, e aflitos temos de fazer à pressa, no desenrascanço em cima do joelho, como é tradicional neste rectângulo à beira mar plantado, o que tivemos quase 15 anos para fazer.
É tempo do nosso povo perceber, que obra não significa intrinsecamente cimento, e que a boa governação passa por medidas descretas que quase ninguem se apercebe porque elas vão mudando aos poucos o nosso dia-a-dia, a maneira como nos vemos, e como exigimos de nós mesmo. É tempo de o povo deixar de ligar para as aparências, porque têm de se aperceber que mandar construir com o dinheiro dos outros é muito fácil, então quando uma pessoa se pode ir embora, e deixar a conta para os outros pagarem ainda é melhor.
E foi isso que nós andámos a fazer a esta classe politica nestas duas ultimas décadas, passar cheques em branco e de olhos esbugalhados para tanto cimento.
Quanto ao Sr.Pres.Republica, ele estava rodeados de uma bela máfia, e na minha opinião ele sabia onde andava, porque para um professor de economia, não suspeitar de marosca com as acções da SLN é no mínimo estranho. E se juntarmos a tal facto a vivenda nova do Algarve, metida no bairro desses gajos todos....


De rui.freitas a 29 de Março de 2011 às 02:26
Caro Nuno (27 de Março de 2011 - 12:45), já lhe respondi, parcialmente, no comentário acima, mas permita-me que acrescente mais umas coisitas:
Nunca aqui afirmei que o PSD é o paraíso e os outros o inferno, mas vejamos se você prefere aum nova auto-estrada a metros da A 1 ou, como fez o PSD, a conclusão da A 1 até Valença? Prefere a terceira travessia do Tejo (ainda não se sabe bem se só para automóveis, só para comboio ou mista?) ou a Ponte Vasco da Gama que surgiu para "desengarrafar" a 25 de Abril? Prefere o Freeport ou a Casa da Música ou o CC Belém? Quem insistiu em auto~estradas onde quase não passam carros? Não foi o PSD! As energias eólicas eram a salvação do País e até nos pagavam para as ter em casa... E agora? Pagamos nós, como sempre! E os veículos eléctricos? Idem, idem!
Cimento (betão) a torto e a direito, claro que discordo e mais ainda se for para encher os bolsos de alguns como a Mota Engil e quejandos... Mas há betão e betão! Um é necessário, outro não! Olhe, até rimei...
O que não rima com nada, é a utopia de vivermos sem "classe política". A questão é saber escolhê-la e penalizá-la, quando for caso disso!


Comentar post

Sempre na hora certa
anti-corrupção
Visitantes desde Maio 06
Acordo Ortográfico
Prémios recebidos
ThinkingBlogger blog com tomates
Visitantes on-line
online
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Meteorologia
     
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS