Quinta-feira, 7 de Abril de 2011
"A culpa é do Rato Mickey"

Título que vem a propósito da comunicação ao País (feita ontem, dia 6 de Abril de 2011) pelo "Primeiro-Mentiroso" de Portugal que, tarde e a más horas, acabou por ter de render-se à evidência.

Mas, claro, a culpa é sempre dos outros, muito em particular do PSD, e nunca do "sócretino orgulhosamente só". O que ele acabou por admitir, já o devia ter feito há dois anos. Portugal ficou a perder... e muito!

Se mais dentes tivesses, mais mentiam! Eis alguns exemplos ao acaso, de quem disse não e agora diz sim:

Governo garante que Portugal não está a negociar ajuda

"'Rumor sem fundamento'. É assim que o gabinete de Sócrates classifica a notícia de que Portugal está negociar um pedido de ajuda.
O Financial Times noticiou ontem ao final do dia, sem citar fontes, que Portugal já está em negociações com a União Europeia com o objectivo de receber um empréstimo intercalar.
O gabinete do primeiro-ministro já desmentiu a notícia. "Não passa de um rumor sem fundamento", disse um membro do gabinete de José Sócrates ao jornal Público.
O Governo continua assim a contrariar o que parece ser um pedido de ajuda externa inevitável."

In Económico - 06.04.2011, às 11:30

Sócrates anuncia que Governo já pediu ajuda a Bruxelas

"José Sócrates confirmou hoje que Portugal já endereçou a Bruxelas um pedido de ajuda financeira, mas não adiantou o montante.
"Tudo tentei, mas em consciência julgo que chegamos ao momento em que não tomar essa decisão [pedir ajuda] acarretaria riscos que o País não deve correr. Por isso gostaria de informar os portugueses que o Governo decidiu hoje mesmo dirigir à Comissão Europeia um pedido de ajuda financeira", disse hoje o primeiro-ministro numa declaração em São Bento.
José Sócrates repetiu que a rejeição do PEC IV "foi o sinal mais errado que o País podia ter dado aos mercados e às instituições internacionais". "Foi o sinal errado no momento errado", apontou."

In Económico - 06.04.2011, às 20:40

Teixeira dos Santos: "Governo não tem condições para solicitar ajuda externa"

"O ministro das Finanças defendeu hoje que um governo demissionário não tem legitimidade para pedir ajuda externa."

In Económico - 31.03.2011

Governo assume que vai pedir ajuda externa

"O Ministério das Finanças confirmou ao Económico que o Governo se prepara para pedir ajuda a Bruxelas e ao FMI.
Teixeira dos Santos tinha afirmado, ao Jornal de Negócios, que "perante esta difícil situação entendo que é necessário recorrer aos mecanismos de financiamento disponíveis no quadro europeu em termos adequados à actual situação política", acrescentando que tal exigirá "o envolvimento e o comprometimento das principais forças e instituições políticas nacionais".
Teixeira dos Santos anuncia assim aquilo que o Governo tem negado sistematicamente desde que José Sócrates apresentou o pedido de demissão a Cavaco Silva. O ministro das Finanças argumentou sempre que o Governo, por ser demissionário, não tinha condições nem legitimidade para accionar um pedido de ajuda externa, mas a sucessão de recordes das taxas de juro no mercado secundário, a chuva de ‘downgrades' por parte das agências de ‘rating' e o aviso dos banqueiros de que pedir ajuda era inevitável e urgente, terá obrigado o Executivo a inverter de posição."

In Económico - 06.04.2011

Nota: A verdade é que o problema não surgiu há um mês mas há dois anos, sr. "menistro"

Agora, o custo da asneira que teremos de pagar, é este:

Resgate a Portugal chega a 90 mil milhões

"Ajuda da União Europeia e do FMI deverá prever quatro áreas de intervenção, num total de 90 mil milhões de euros.
O primeiro-ministro oficializou ontem o pedido de ajuda à Comissão Europeia. Perante um país excessivamente endividado e incapaz de se continuar a financiar ao preço que os mercados exigem, o Governo, com o aval do principal partido da oposição, prepara-se para negociar um pacote de ajuda que pode chegar aos 90 mil milhões de euros, apurou o Diário Económico."

In Económico - 07.04.2011

Fortune compara Teixeira dos Santos a executivos de Wall Street em desgraça

"O ministro das Finanças fez «a sua melhor imitação» dos executivos de Wall Street caídos em desgraça Dick Fuld e Jimmy Cayne, ao culpar especuladores pela crise das finanças públicas, escreve o analista Colin Barr no blogue da revista Fortune.
«Depois de insistir durante semanas que não seriam forçados a um resgate (.), os responsáveis portugueses cederem ao inevitável», pedindo ajuda à União Europeia, adianta Carr, jornalista e analista financeiro da Fortune.com."

In Sol - 06.04.2011

"É lamentável que o pedido tenha sido feito tão tarde"

"António Nogueira Leite espera que Teixeira dos Santos “caia em si e peça desculpa aos portugueses pela dificuldades que criou.
António Nogueira Leite arrasa o ministro das Finanças, o "pior da democracia", por ter agido tarde e a más horas no pedido de um resgate internacional. "É lamentável que o tenha feito tão tarde e, sobretudo, que insista em não assumir a responsabilidade política de ter deixado duplicar a divida publica e de ter tido o pior track-record como ministro das Finanças desta democracia".

In - Económico - 06.04.2011

Nota: Infelizmente, são muitos os que concordam com António Nogueira Leite; alguns, só agora...

Joe Berardo: FMI em Portugal será um desastre

"O empresário Joe Berardo disse hoje que a eventual entrada do FMI ou qualquer ajuda externa em Portugal vai ser «um desastre» que visa apenas «proteger o dinheiro dos investidores», deixando o país em segundo plano."

In Sol - 31.03.2011

Nota: Seis dias depois:

"Joe Berardo: Não temos outro remédio. Isto não está para dirigismos partidários. Portugal necessita de ajuda como o homem precisa de pão para a boca. Devemos culpar os políticos por toda a instabilidade política em Portugal".

In Económico - 06-04-2011, às 19:04

Nota: Também, não seria de esperar outra coisa de quem, a 15.10.2010, afirmava isto:

"Portugal teve sorte de ter um líder como Sócrates"

"Em declarações ao Etv, Joe Berardo elogia a governação de Sócrates, criticando contudo a taxação de alguns bens essenciais a 23% de IVA.
Portugal teve sorte de ter um líder com coragem para tentar mudar as coisas", afirmou hoje o empresário madeirense no Etv, onde também argumentou que "a governação do Sócrates não é inferior a qualquer outra governação de outro movimento político" e que o primeiro-ministro "conseguiu pouco" porque "não teve maioria absoluta".

In Económico - 15.10.2010

Nota: Sr. comendador, já previa poder vir a perder o "amigo" que tanto ajudou a sua Fundação à nossa custa?

Passos avisou Sócrates há uma semana que tinha o apoio do PSD

"Líder da oposição comunicou ao primeiro-ministro na semana passada “formalmente e pessoalmente” que apoiaria um resgate internacional.
O Diário Económico sabe que foi há uma semana que Pedro Passos Coelho comunicou ao primeiro-ministro que apoiava um pedido de ajuda internacional.
Perante o retrato da banca, a situação de pré-ruptura financeira das empresas públicas e a escalada sem controlo dos juros da dívida soberana portuguesa, Passos tomou a iniciativa e colocou-se ao lado do Governo.
Hoje, soube "pelos meios de comunicação social" da formalização do pedido levada a cabo pelo governo".

In Económico - 06.04.2011

Nota: Quem me avisa, meu amigo é...

"PSD não deixará de apoiar este pedido de ajuda"

"O PSD não deixará de apoiar este pedido de ajuda externa. Esta ajuda que está a ser solicitada merecerá o apoio do PSD", disse hoje Passos Coelho, acrescentando que já informou Cavaco Silva e José Sócrates desta posição. Na mesma declaração, Passos frisou ser "indispensável que o Governo em funções possa negociar um quadro mínimo de condições que não deixará de contar com o apoio do PSD".
Classificando o pedido de ajuda de "tardio", o líder do PSD recusou-se mais uma vez a diabolizar o FMI, declarando que "o pedido de ajuda que o Governo hoje anunciou destina-se a dar garantias de que o financiamento à economia portuguesa, e até mesmo aos bancos e ao Estado, se possa vir a processar em condições de maior segurança".
"É importante que os portugueses sintam que esta decisão só pode ser tomada como uma medida de apoio à segurança nacional e para preservação da reputação externa de Portugal", continuou Passos Coelho, acrescentando que "este pedido de ajuda faz-se para que os portugueses vivam com menos incerteza e angústia e possam ter maiores garantias de que as suas escolhas possam propiciar um caminho diferente com mais esperança para Portugal".

Ver vídeo com a comunicação completa, AQUI

In Económico - 06.04.2011

Antes do "grande finale", mais uma "bronca" que o (des)governo tentou negar, por puro eleitoralismo, mas que Marques Mendes antecipou sexta-feira, no TVI24:

Adiada introdução de portagens nas SCUT

"Seria inconstitucional introduzir novas portagens nas SCUT por um Governo de gestão, justifica o Ministério das Obras Públicas.
Em causa está a introdução de portagens nas auto-estradas SCUT do Algarve, da Beira Interior, das Beiras Litoral e Alta e do Interior Norte."

In Económico - 06.04.2011

Nota: Umas vezes pode; outras não...

Bom, chega de coisas sérias, porque a vida são dois dias! A última, é mesmo para rir.

Gaffe de José Sócrates cria fenómeno viral

"Um erro na transmissão televisiva do comunicado de José Sócrates ao país, colocado no ar pela TVI, gerou um novo fenómeno viral nas redes sociais que teve o primeiro-ministro demissionário como protagonista.
'Luís, vê lá como fico a olhar assim para os... Achas que fica bem assim? Ou fica melhor assim?' foram as palavras que milhares de portugueses ouviram, em directo, antes do comunicado à nação sobre o pedido de ajuda externo, e que mostrava Sócrates a questionar o assessor sobre a melhor forma de se dirigir aos portugueses."

In Económico - 06.04.2011

 

 

Nota: É caso para perguntar: "espelho, espelho meu..."!

 



Publicado por rui.freitas às 01:21
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

2 comentários:
De Daniel Esteves a 7 de Abril de 2011 às 07:46
Chamar "empresário" a Joe Berardo é um insulto aos EMPRESÁRIOS. Berardo é um especulador bolsista, ao estilo de Madoff.


De rui.freitas a 9 de Abril de 2011 às 02:46
Caro Daniel Esteves, ele é ainda mais do que isso. Conhece a Quinta (ex-Hotel Belmonte) que é sede da Fundação, na Freguesia onde nasci - o Monte -, perto do Funchal? Se um dia lá for, veja quantas espécies arbóreas proíbidas de sair da África do Sul lá estão! Certos Jornais fizeram disso eco, em tempos, mas... E por aqui me quedo!


Comentar post

Sempre na hora certa
anti-corrupção
Visitantes desde Maio 06
Acordo Ortográfico
Prémios recebidos
ThinkingBlogger blog com tomates
Visitantes on-line
online
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Meteorologia
     
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS