Sábado, 21 de Maio de 2011
O Debate dos debates...

É claro que sou "suspeito" na análise que aqui farei ao debate que pôs frente-a-frente Pedro Passos Coelho e José Sócrates, dirão os "amigos" de sempre, já que, em meu entender, PPC saíu vencedor da contenda e não se deixou intimidar nem envolver nas habituais teias tecidas por JS.

Como "rata velha" que é (digo-o sem ser no sentido depreciativo), Sócrates encenou várias poses ao longo da hora e pouco que durou o debate na RTP1: desde o já usual "esgar de desdém" até ao "beicinho de menino incompreendido", passando pelo "ar de virgem ofendida" e, como era previsível, voltou a tentar culpabilizar o PSD (desta vez, já não toda a oposição) porque, ao chumbar o PEC IV, contribuíu para a "desgraça" de Portugal e a vinda do FMI (cena repetida à exaustão de Norte a Sul do nosso País e em que já poucos acreditam), puxou do "medo do papão" que vai dar cabo do Serviço Nacional de Saúde (leia, mais adiante, as declarações da "menistra" da Saúde), que vai privatizar "tudo o que mexa" (só não explicou porque é que, já em 2000, com o "jamais", tentou privatizar parte das Águas de Portugal...) e que destruirá completamente o seu (dele, Sócrates) "tão querido" Estado Social (que aqui também irei desmontar pelas suas - dele, Sócrates - acções). Tentou, a todo o custo, usar maldosamente o Programa Eleitoral do PSD (que consta de 122 páginas), pensando que, assim, empurrava PPC para essa discussão estéril. Estéril, sim, pois tanto quanto se sabe, o único Programa Eleitoral digno desse nome é o do PSD, já que do PS pouco ou nada se conhece e o que se sabe, está prenhe de superficialidades...

Sentido-se a perder cada vez mais terreno, enveredou pela falta de experiência governativa de Passos Coelho, como se isso fosse óbice para a legitimidade da candidatura do presidente do PSD... ou de outro qualquer!

Só lhe faltou mesmo o embargo da voz e a "lágrima ao canto do olho" que lhe valeu valente risota ainda há dois dias...

Para quem não teve a oportunidade de assistir em directo ao debate na RTP 1, aqui fica o vídeo já publicado no YouTube.

Debate - José Sócrates e Passos Coelho

 

 

Começo por desmontar o "sumo" de uma das acusações de JS a PPC, acerca da "destruição do SNS", que no Programa do PSD ocupa as páginas 103 à 108 e que, resumidamente, refere isto: "Melhoria da eficiência do SNS, garantindo que todos os cidadãos têm acesso aos cuidados de saúde, independentemente da sua condição económico-financeira, conforme os princípios definidos, através de uma mais eficiente gestão e combate ao desperdício". Logo aqui, uma das primeiras "socráticas" mentiras.

A este propósito, vale a pena relembrar (ou dar a conhecer a quem não ouviu nem leu) esta notícia da RTP:

Ana Jorge, ministra da Saúde
Portugueses recorrem vezes demais ao médico

"Os portugueses têm demasiadas consultas médicas. É um consumismo da saúde", afirmou a ministra Ana Jorge durante uma conferência sobre saúde, no âmbito da discussão do Plano Estratégico da Lourinhã.
De acordo com a titular da Saúde, os portugueses "recorrem às consultas médicas sem necessidade, quando precisariam antes de outro tipo de atendimento prestado por outros profissionais, como enfermeiros ou terapeutas".
"Um hipertenso pode ser vigiado por um enfermeiro que controla a terapêutica e a tensão, se tudo correr bem, não tem de ir todos os meses à consulta médica", exemplificou.
Segundo a ministra da saúde, o problema estende-se dos centros de saúde aos hospitais, com as consultas de especialidade.
"Os utentes têm o seu médico de família, podem ir a um especialista para ter uma opinião, mas devem voltar ao seu médico que tem competência para resolver os problemas", disse, adiantando que apesar de haver um número "exagerado" de consultas, "não é por isso que a saúde melhora".
Movimento dos Utentes discorda da ministra

Contactado pela agência Lusa, o Movimento Utentes dos Serviços de Saúde (MUSS) reagiu hoje negativamente às declarações de Ana Jorge.
"São declarações infelizes porque penso que não há ninguém que recorra a um serviço de saúde por prazer ou por satisfação”, disse o porta-voz do MUSS, Carlos Braga.
Segundo Carlos Braga, as afirmações da ministra são "desajustadas da realidade", nomeadamente devido "às longas horas de espera", "ao pagamento das taxas moderadoras" e "às longas distâncias" que os utentes muitas vezes têm de percorrer para aceder a uma consulta médica.
"As pessoas quando recorrem a uma consulta é porque sentem necessidade de recorrer ao serviço de saúde", defendeu o porta-voz do MUSS.
No que respeita às alternativas propostas por Ana Jorge, Carlos Braga disse: "Muitos cidadãos sabem lá onde é que poderão ir para terem um contacto com um enfermeiro ou com um terapeuta no sentido de evitar a sua consulta médica".

In RTP 1 - 20.05.2011

Se é assim que se protege o cidadão que recorre ao SNS, "vou ali e já volto..."!

Orgulhoso, Sócrates disse que Passos Coelho mentia, quando negava a "alegria" do (des)governo com os bons resultados do défice. Mentiu Sócrates, como sempre, e mais uma vez, pois as notícias contradizem-no.

Défice do Estado piora em Abril face a Março

"A execução orçamental dos primeiros quatro meses mostra uma melhoria face ao ano passado, mas o saldo da Administração Central e da Segurança Social que era positivo em Março entra no vermelho".

In Ionline - 20.05.2011

 

E provou-se que perdera o controlo e mentira, tal como titubeara no debate, acerca do flagelo do desemprego em Portugal.

INE revela mais 55 mil desempregados. Taxa de 13% vai ser atingida mais cedo que o previsto

"A realidade do desemprego em Portugal foi ontem revista - e aumentada. No final do primeiro trimestre deste ano havia cerca de 689 mil desempregados oficiais no país, mais 71 mil que no último trimestre de 2011, mostram os dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)."

In Ionline - 20.05.2011

 

Eis o estado do "Estado Social", tão no coração dos "xuxas":

Estado Social em mínimos e desemprego em máximos

"O próximo governo herda uma taxa de desemprego de 12,4% e a obrigatoriedade de baixar os custos do trabalho, através da redução da taxa social única. Este último ponto vem do compromisso assumido com o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o FMI em troca da ajuda externa".

In Ionline - 20.05.2011

 

Finalmente - e em minha defesa perante os que me acusarão de parcialidade, por ser Militante Social Democrata -, reproduzo algumas das opiniões que pesquisei ao acaso na blogosfera (refiro que alguns dos blogs nem conhecia):

Portugal ganhou um Primeiro-ministro

In 31 da Armada - 20-05-2011


"PPC esmagou Sócrates. E por KO"

In 31 da Armada - 20.05.2011


O debate

In 31 da Armada - 20.05.2011

Debate Final

In Quinta Emenda - 20.05.2011

Debate José Sócrates-Pedro Passos Coelho

In Albergue Espanhol - 20.05.2011

 

Por mim, não tive dúvidas sobre quem melhor se saíu neste debate; para os que duvidavam, deixo-vos com esta derradeira nota:

"Sondagem da Universidade Católica para a RTP realizada este noite depois do debate: 46,4% dão a vitória a Passos, 33,9% dizem que foi Sócrates que venceu. Significativo, sobretudo quando se dava por garantida a vitória do ainda primeiro-ministro (foram realizados 659 inquéritos telefónicos válidos)."

Na noite de 5 de Junho, festejarei a eleição de Pedro Passos Coelho como Primeiro-Ministro de Portugal!



Publicado por rui.freitas às 00:40
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

7 comentários:
De Anónimo a 21 de Maio de 2011 às 12:32
NENHUM CONVENCEU, MAS NOS PRIMEIROS 20 MINUTOS PASSOS COELHO FOI ARRASADO E DEIXOU SÓCRATES MARCAR A AGENDA DO DEBATE. NÃO VOTAREI EM NENHUM.

UM ABRAÇO


De Leite Pereira a 21 de Maio de 2011 às 12:43
Obviamente que saiu vencedor Passos Coelho e, basta ouvir Miguel Sousa Tavares que referiu ontem aque Sócrates saiu derrotado. Como Portista fez-me lembrar o jogo Porto/Benfica 5 a 0


De rui.freitas a 24 de Maio de 2011 às 23:27
Amigo Leite Pereira, podem acusar-nos de sectarismo, mas a maioria das opiniões que vi, ouvi e li, dá-nos razão. E mesmo analistas e comentadores avessos ao PSD dizem o mesmo: Sócrates foi cilindrado pela calma e lucidez de Passos Coelho, que olha sempre directamente nos olhos, não tem sorrisinhos nervosos de cinismo e, tal como a maioria dos portugueses, já está cansado da "estafada cassete" que "Sócas" repete nos comícios, debates, entevistas... Chega!
Podem divulgar e/ou mudar as sondagens todos os dias, na certeza de que na noite de 5 de Junho, estarei na rua a festejar a eleição do Primeiro-Ministro Passos Coelho!
(Clubisticamente falando, dispensava a "piadinha" dos 5 a 0...) :-)


De rui.freitas a 24 de Maio de 2011 às 23:19
Caro Anónimo (21 de Maio de 2011 - 12:32), essa de "Sócas" ter arrasado, é a sua opinião e tem direito a ela, do mesmo modo que não votar em nenhum dos três... ou em nenhum mesmo, também!
Mas faça lá o "esforço" e vá, pelo menos, anular o seu voto. Depois, não tem é moral para queixar-se das decisões de quem for eleito!


De Anónimo a 25 de Maio de 2011 às 13:53
Pode ficar descansado que vou mesmo anular.

Um abraço


De Helder Sá a 21 de Maio de 2011 às 20:31
Socrates perdeu, sem dúvida. Durante os primeiros minutos quis fazer de jornalista e IMPOR as questões. Ele é que tinha de ser questionado. O jornalista, coitadito, não tem categoria para aquilo, é um pobre pau mandado. Vamos ganhar, sem dúvida!


De rui.freitas a 24 de Maio de 2011 às 23:34
Caro Helder, vão soprar ventos de mudança... e serão "fabricados em Portugal"!
Sem "embandeirarmos em arco", precisamos de acreditar que o povo português não voltará a eleger alguém que todos os dias - repito: todos os dias - nos brinda com novas mentiras, meias-verdades, milhões ocultos para não fazer subir o défice, nomeações que o não são mas são, enfim, um nunca acabar de trapalhadas que, essas sim, prejudicaram gravemente a credibilidade internacional de Portugal.
No debate, "Sócas" meteu os pés pelas mãos, repetiu a habitual "cassete" e, na falta de argumentos, optou pelo que sabe fazer melhor - Teatro! Ora sorria sarcasticamente, ora colocava a máscara de forçada seriedade, ora mostrava um ar compungido de virgem ofendida...
Mas, cuidado, há quem "goste" deste teatro!


Comentar post

Sempre na hora certa
anti-corrupção
Visitantes desde Maio 06
Acordo Ortográfico
Prémios recebidos
ThinkingBlogger blog com tomates
Visitantes on-line
online
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Meteorologia
     
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS