Sábado, 19 de Maio de 2012
Um "sábio sabidão"!

Na quinta-feira passada, dia 17, repeti a visita à Sede da Associação "Pombal XXI", desta feita para escutar da boca de Francisco Moita Flores - candidato convidado pela Concelhia do PSD/Oeiras à Câmara Municipal - o que pensa e quer para este Concelho, a partir de Outubro de 2013. E não me surpreendeu que o não fizesse, alegando mui justamente que ainda é presidente da Edilidade scalabitana e que, nessa qualidade, apenas mostrou aos presentes a "obra feita" numa câmara que encontrou à beira da falência, em 2005.

Não me surpreendeu, também, encontrar um Homem do qual tinha a desdita de conhecer muito pouco (apenas trocámos palavras de circunstância por duas vezes; no mais, só "conhecia" o Moita Flores mediatizado pelas televisões). Descobri, como imaginara, um Homem Grande, um Homem que diz não ser "sábio" mas "sabidão" mas que é, em minha opinião, ambas as coisas!

Não irei descrever aqui, exaustivamente, o que foram as quase três horas bem passadas dessa noite, na qual diversos intervenientes tiveram a oportunidade de colocar-lhe questões, tecer-lhe loas, dizer-lhe dos seus encantos ou desencantos neste município "á beira-mar/Tejo plantado". De tal se encarregarão outros, certamente.

Prefiro, antes, confessar-vos que gostei do que vi e ouvi desse Homem sentado mesmo à minha frente. O que não significa que esteja em total acordo com a sua "veia" Franciscana de tudo perdoar e esquecer a quem nos ofende...

Isto porque, como muitos dos presentes certamente já esperariam, apenas eu e um outro "velho" Militante (pena foi que outro tivesse de ausentar-se) o confrontámos com a realidade que tem sido a "guerrilha" instalada entre a ex-Secção de Oeiras e muitos, mesmo muitos militantes. Prova disso, é que não chegavam a meia dúzia os "PSD's" da "velha guarda" que lá estavam

Disse-se sabedor de tais quezílias e fracionamentos, para logo adiantar que as pretende ignorar, preferindo, sim, fazer o caminho com quem o quiser acompanhar, olhando apenas e só à dimensão humana de cada um para trabalhar em prol deste Concelho.

A sua sábia decisão, todavia, não me diminuiu na minha razão (nas nossas razões), pois curiosamente a sua intenção de unir, esquecer, apaziguar, não me soou a falso, coisa que não posso dizer de outros que estiveram desde 2005 "do outro lado da barreira". E, repito pela enésima vez, não me refiro a quantos decidiram deixar o PSD e aderir ao movimento IOMAF (agora AOMAF); a esses, reconheço-lhes tal direito, já o mesmo não podendo dizer em relação aos que aqui sempre apelidei de "laranja/verde-alface", e que estiveram nas duas últimas eleições autárquicas com um pé em cada um dos lados.

Penso que terá ficado claro no espírito de Francisco Moita Flores, que os dois militantes que abordaram o tema, nunca deixaram de estar ao lado e do lado do PSD... em Oeiras e no País; outros, não poderão dizer o mesmo!

Em resumo: se Moita Flores decidir (como eu e muitos esperam) candidatar-se à presidência da Câmara Municipal de Oeiras, em 2013, terá sem dúvida o meu apoio, o meu empenho (não "na rua", pois a saúde actual não mo permite) e a mobilização de amigos e companheiros para a sua vitória. Uma vitória desejável e, sinceramente, possível, assente num projecto que subentendi não ser de betão mas de e para as pessoas.

Retive - e disse-o - três excertos da sua intervenção, com os quais me identifico perfeitamente: "não ao clientelismo", "desapêgo ao poder" e "Servir e não servir-se".

Este Homem, humildemente sábio, encarna fortíssimas probabilidades de vir a ser o próximo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Desconheço, mas espero, que os meus (nossos) alertas não lhe tenham induzido diferente opinião, já que em Outubro de 2013 sei que estarei a comemorar a sua vitória, em nome do PSD.

Mas não resisto a repetir-lhe a frase com que encerrei a minha intervenção: "espero, dr. Moita Flores, que tenha guardado o colete de kevlar que usava na Polícia Judiciária, pois ainda pode vir a precisar dele..."! Ele, tenho a certeza, percebeu o sentido com que a apliquei.



Publicado por rui.freitas às 02:29
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

11 comentários:
De CVC a 19 de Maio de 2012 às 12:26
Este senhor que fique em Santarém porque senão vai ser completamente trucidado. Ele nem se sabe onde se está a meter!


De rui.freitas a 20 de Maio de 2012 às 00:54
Caro/a CVC (19 de Maio de 2012 - 12:26), se calhar sabe e sabe-o bem. Em qualquer caso, pode ser que Moita Flores venha a ler este humilde "blog" e, certamente, tomará em boa conta a abalizada opinião de quem, como você, conhece em pormenor os meandros mafiosos de certa gentinha de Oeiras.


De Os 3 Mosqueteiros de Oeiras a 19 de Maio de 2012 às 13:35
Mas ele usava colete de "kevlar"- "kevlar" é isso não é Rui?- lá pelos lados da Judiciária onde ele trabalhava? O quê, eles também eram obrigados a usar isso nos gabinetes? Lá dentro dos gabinetes? Eh pá isto está pior do que pensavamos?
Fez bem em avisá-lo ó Rui, com esse seu ar empertigado! Que pena temos de não ter assistido a essa reunião só para o vermos, com essa tesura! É claro que o privilégio de estar numa reunião dessa de Pombal XXI não é para qualquer mosqueteiro.
Esclareça-nos só uma dúvida ó Rui: essa de Pombal XXI e o Pombalito, actual senhor das terras oeirenses, só têm parecenças de nome?


De rui.freitas a 20 de Maio de 2012 às 01:00
Caros Os 3 Mosqueteiros (19 de Maio de 2012 - 13:35), eu não conheço bem Francisco Moita Flores, mas vocês ainda conhecem menos do que eu, ao insinuarem ser este ex-inspector da PJ um "homem de gabinete". Moita Flores era um homem "de terreno" e, a prová-lo, tem no corpo (pelo menos) um ferimento de bala. Também por isso, deve estar pronto a enfrentar as tramóias e ciladas que lhe queiram colocar no caminho para a Câmara de Oeiras.
Informações sobre a Associação "Pombal XXI", podem obtê-las, por exemplo, no "link" que deixei no "post"!


De Os 3 Mosqueteiros de Oeiras a 20 de Maio de 2012 às 20:17
Mas que mau génio, ó Rui! Claro que conhecemos mal o homem mas era você que dizia às 04:18 de 13 de Maio de 2012 o seguinte: "...Quem esteve por detrás da "anunciada" candidatura" de Santana Lopes? E, agora de Moita Flores? E, certamente, de outros que irão surgir como "carne para canhão"...até Outubro do próximo ano?
Isaltino e só Isaltino, através dos seus "yes men"...que são muitos, atentos e venerando-dependentes"
Isto passou-se há muito pouco tempo no seu post "Arquive-se...por prescrição" de 12 de Maio.
Tão categorizadas afirmações, tanta sua sabedoria aparente é que estão na base destas interrogações destes seus mosqueteiros correspondentes.
Não se irrite que faz-lhe mal à tensão e para isso não há kevlar que ajude...


De rui.freitas a 21 de Maio de 2012 às 02:49
Caros Os 3 Mosqueteiros (20 de Maio de 2012 - 20:17), as minhas desculpas, se acaso vos dei a impressão de irritação. Não era minha intenção.
Quanto a candidaturas, sei que houve intenção de "queimar" Santana Lopes, mas creio (creio, repito) que com Moita Flores irão "dar com os burrinhos na água". O homem mostrou-se sabedor do que o espera e eu espero (passe a redundância) que assim seja. Acho que, com ele, "não fazem farinha"!
Seja como for, continuarei expectante, atento... mas não venerando!
Boa semana.


De Anónimo a 28 de Maio de 2012 às 09:48
Sabem-me informar se o David Justino esteve nessa reunião?


De rui.freitas a 31 de Maio de 2012 às 01:09
Caro Anónimo (28 de Maio de 2012 - 09:48), "descontando" a ironia da sua pergunta, posso garantir-lhe que David Justino não esteve presente neste encontro.


De Oeiras_a_death a 29 de Maio de 2012 às 19:03
Que bom te-lo de volta Rui!
Fazem faltas estas notícias para animar as hostes.
Apenas duas coisas sobre este post:
1 - o Moita Flores não é a Isabel Meirelles

2 - é a hora de decisão do menino Luz. Ou começa a pensar na sua vida política a sério, ou então, espera-se que a Comissão Poltica Nacional tome medidas a doer. Pois 2009, nunca mais!

E atenção aos mercenários que andaram tanto numa campanha como na outra.
Andavam na comitiva da Isabel Meirelles de manhã e à noite a colar cartazes pelo IOMAF.
Tiago Fernandes, Gonçalo Teodósio....ui!!!


De rui.freitas a 31 de Maio de 2012 às 01:25
Caro/a Oeiras_a_death (29 de Maio de 2012 - 19:03), obrigado pelas palavras que me dirige em relação ao meu "regresso", que mais não foi do que um mais ou menos longo período de reflexão e recuperação de forças para prosseguir um caminho de seis anos que não é fácil, garanto-lhe.
Desconheço se esteve presente neste encontro, mas leu certamente todo o "post" aqui colocado. Sendo assim, percebeu que apenas dois Militantes (se houve outros e não me apercebi, peço desculpa) decidiram ser o momento de alertar Francisco Moita Flores para as "rasteiras", "cascas de banana" e traições com que pode vir a deparar-se, das quais ele garantiu ser conhecedor.
A ser assim, Oeiras só terá a ganhar, mesmo tendo em conta que ele, por enquanto, fez questão de "mostrar" a obra realizada em Santarém, onde ainda está presidente da Edilidade. Remeteu para um futuro próximo que projectos pretende apresentar para Oeiras, mas fiquei certo de que o "betão" dará lugar a coisas bem mais importantes para os oeirenses.
Quanto aos "mercenários", direi apenas que se cuidem... Moita Flores não é, efectivamente, Isabel Meirelles!
E mais não digo, por agora.


De Paulo Lopes a 13 de Outubro de 2012 às 12:43
Rui,
Como disse recentemente o nosso companheiro Marcelo Rebelo de Sousa eu também sou um daqueles PSD, que independentemente da situação, do nome e das polémicas, sempre votei no PSD e nos seus candidatos. E isso é o que farei nas próximas eleições autárquicas, aqui em Oeiras onde voto.
No entanto não deixo de discordar do processo de escolha de Moita Flores pela Secção de Oeiras, mas que a partir do momento em que for e se for o candidato oficial do PSD, indicado no momento próprio e por quem de direito, será sem a mínima dúvida o meu candidato.
Não deixo de lhe dizer que é com alguma surpresa que vejo o seu apoio determinado a Moita Flores, precisamente pelo que disse atrás.
Mas espero, que esta sua posição seja bem interpretada por todos em Oeiras, e que seja o principio do enterro de diversas e indesejadas querelas, em que o PSD de Oeiras tem estado envolvido e em que nada servem o PSD e Oeiras.
Louvo pois este seu post , que espero contribuir para um novo futuro do PSD em Oeiras e que permita que daqui a um ano, estejamos todos no mesmo local a comemorar uma grande e merecida vitória.
Um abraço sincero,
Paulo Lopes


Comentar post

Sempre na hora certa
anti-corrupção
Visitantes desde Maio 06
Acordo Ortográfico
Prémios recebidos
ThinkingBlogger blog com tomates
Visitantes on-line
online
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Meteorologia
     
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS