Domingo, 20 de Outubro de 2013
Até a(s) barraca(s) abana(m)...

Pois: vai lá, vai... parece que a(s) barraca(s) abana(m), desde as recentes instalações da câmara e assembleia/junta de freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias. Mas não só: na 1.ª Assembleia de Militantes do PSD Oeiras em 2013, também!

Para não vos maçar, tentarei ser breve.

Desde logo, uma nomeação que tem causado engulhos a muita gente: a de Carlos Morgado (vereador eleito em 29 de Setembro passado e ex-presidente da Junta de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra) para vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Esta nomeação, como é sabido e de Lei, decorre da decisão do presidente eleito e baseia-se na confiança (política, pessoal... o que quiserem) depositada no nomeado. Espantem-se, meus amigos, espantem-se... mas não me surpreendeu e até a saúdo, por correcta e merecida. (Venham daí as vossas farpas...).

Tal como não me espanta a posição/decisão que, tudo indica, será tomada pela n.º 2 da lista IOMAF à CMO: Madalena Castro, de quem se diz já que vai renunciar ao mandato e - digo eu - possivelmente voltar ao lugar que ocupava no Tagusparque. Deixo para vós a conclusão do porquê desta saída!

Nos "mentideros" (ou "verdaderos"...), diz-se também que o n.º 2 da lista PPD/PSD à CMO vai "bater com a porta"!? Há mesmo quem garanta que será "voluntariamente obrigado" a fazê-lo!?

É minha convicção de que sempre foi essa a sua intenção, no caso de uma "não vitória" do Partido Social Democrata para aquele órgão, já que regressar a um cargo de nomeação numa qualquer empresa municipal é mais vantajoso (€) e dá menos dores de cabeça.

Há quem garanta, no entanto, que tal decisão poderá advir da "quente" 1.ª Assembleia de Militantes do PSD Oeiras, a propósito da qual vos deixo aqui o link para a intervenção de Helder Sá na dita assembleia, publicado no blog "Oeiras Local".

A ideia plasmada na intervenção do Helder, ganhou força, e sei já que levou à mobilização de antigos e menos antigos Militantes do PSD, no sentido de que Alexandre Luz inicie, rapidamente, a "travessia do deserto".

O que deveria alegrar bastante, pensará a maioria dos leitores, não é assim? Pois, mas não me alegra...

Porquê? Porque alguns dos que estiveram numa reunião ocorrida há uns dias (acho que, até ao momento, foi apenas uma!?) são, para mim, "duvidosamente militantes". Pior ainda: tudo indica que aquele que - dizem - se prepara para "remar o novo barco", deve ele próprio ter dúvidas na sua militância, tantos e tais foram os saltos e apoios manifestados em 2005, 2009 e 2013...

Por mim, já "dei para esse peditório"!

Como se isto não bastasse, "rebentou outra bomba" que deixou muita gente de "cara à banda".

Deixou? Pois a mim, não! Já a previa e já havia sentido na pele, em 2005, o verdadeiro carácter desse "Judas n.º 1" - ou "snake", como também alguém já o "baptizou"!

Jóia da Silva (cabeça de lista PPD/PSD à União de Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias) - e não só - andam fulos com a "deserção" desse indivíduo que ocupava o segundo lugar na lista PPD/PSD candidata às união de freguesias acima referida, a ponto do cabeça de lista ter pretendido saber (com todo o direito) com quem - no PSD Oeiras ou na candidatura - Nuno Campilho havia tratado da entrada de Nuno Linares Luís para o executivo IOMAF...

Pois não sabiam, não, mas o "negócio" já estava assegurado há que tempos; Nuno Campilho disse a quem quis ouvir que, em caso de vitória (da qual não duvidei), este "Judas n.º 1" seria o seu tesoureiro. E foi...! Sem prévio conhecimento ou consentimento dos companheiros de lista!

Basta somar Habitágua e meio tempo no executivo: dá um jeitão, não dá?

Por hoje, desejo-vos um excelente domingo, já que para a semana se prevêm mais "deserções"!



Publicado por rui.freitas às 01:18
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

11 comentários:
De Daniel Alves a 20 de Outubro de 2013 às 18:10
Por engano comentei no post anterior. Aqui fica o link
http:/ oeiraslocal.blogspot.pt /2013/10 intervencao-na-1-assembleia-de.html


De rui.freitas a 21 de Outubro de 2013 às 01:32
Respondi-lhe no "post" abaixo, Caro companheiro.


De Helder Sá a 20 de Outubro de 2013 às 21:15
Amigo Rui Freitas, passei por aqui como faço de vez em quando e vi que citou o meu nome e a minha intervenção na assembleia de militantes que se realizou nos bombeiros do Dafundo. Como outros leitores lamento também que o seu blogue não tenha a regularidade a que nos habituou, principalmente de há 1 ano a estes parte. Disponibilizo-me para colaborar, estou ao seu dispor para o que necessitar de mim: o Pinhanços " faz falta. Quanto à minha intervenção disponibilizei-a na Internet, no meu humilde blogue, no Facebook e no Oeiras Local, porque na dita assembleia fui atacado, atribuíram-me afirmações que não proferi, vindo a descobrir que durante a minha intervenção os meus detractores ou tinham saído para matar o vício ou tinham chegado após ela. A minha intervenção centrou-se na violação dos estatutos do PSD, na ilegalidade estatutária da Comissão Política e da Mesa (os mandatos são de 2 anos e esta CP e a Mesa mantiveram-se no poder 2 anos e 9 meses). Critiquei a perpetuação no poder, critiquei a não realização de assembleias trimestrais como mandam os estatutos, critiquei a não apresentação de contas do ano de 2012. Lamentável foi a defesa corporativa que foi feita do Presidente da Concelhia, Alexandre Luz. Desde Outubro de 2012 que eu peço por escrito a realização de eleições, requeri a intervenção do Conselho de Jurisdição Distrital e do Conselho de Jurisdição Nacional e o silêncio foi a resposta que recebi. Grato por citar o meu nome e por partilhar a minha intervenção. Dou os parabéns a Macieira Coelho, que "partiu" aquilo tudo com as verdades que disse, que doem (a verdade dói), a assertividade de Jaime Vidigal, de José Meira e uma excelente intervenção de Cláudia Marques. Os nomes citados foram os "desalinhados", os restantes intervenientes, excepção feita a Ricardo Rodrigues como vim a saber (quando falou eu já não estava na sala), o resto foi branquear a gestão de Alexandre Luz ou aplaudi-la. Este Partido está condenado se não mudar de vida, se Alexandre Luz for recandidato e ganhar, se Miguel Pinto Luz ganhar, se Passos Coelho não for removido de Presidente da CPN e de PM . Para terminar, faço votos para que o seu blogue venha a postar com mais regularidade. Um abraço. Hélder Sá


De rui.freitas a 21 de Outubro de 2013 às 01:44
Amigo Helder (20 de Outubro de 2013 - 21:15), tenho tido conhecimento das intervenções e dos pedidos que fez às entidades que deviam actuar e não o fazem; como nada fez o Conselho de Jurisdição Nacional, quando - há uns sete anos - dei conta da promiscuidade dos "laranja/verde-alface".
Por aqui, a regularidade não tem acontecido, pelas razões que expliquei a 27 de Setembro; mas o "Pinhanços dixit.." não morreu, espera apenas um novo fôlego, lá para Novembro.
Como bem sabe, contrariar essa gentalha é algo complicado; não pela arruaça que provocam, mas sobretudo porque minaram de tal forma o terreno em volta, que dificilmente Alexandre Luz será obrigado seja ao que for. Por mim, confesso que deixei de ter ilusões na mudança, ainda por cima porque se ela acontecer, será com gentinha igual e moldada devidamente ao "todo poderoso"...
Digo-lhe a si o mesmo que disse a quem me passou a informação sobre reunião recente: cuidado com "as imitações"...
Sobre colaboração, dir-lhe-ei alguma coisa, em breve,
Abraço.


De Anónimo a 22 de Outubro de 2013 às 01:31
Neste Blogue há lugar para toda a Esquerda entrar na discussão?


De rui.freitas a 23 de Outubro de 2013 às 23:38
Caro Anónimo (22 de Outubro de 2013 - 01:31), em primeiro lugar, devo confessar que, perante pergunta tão directa, gostaria que se tivesse identificado. Enfim...
Dizer-lhe também que, em meu entender, é muito vago e abrangente o termo "toda a Esquerda".
Por último, respondo-lhe que não, "toda a Esquerda" (???) não será convidada a colaborar no "Pinhanços dixit..." Em tempo oportuno, enviarei convites às pessoas (independentemente dos partidos a que pertençam ou até que não pertençam a nenhum) que gostaria que escrevessem neste "blog"... incluindo, para já, uma pessoa "da Esquerda", cujo nome não revelarei hoje, pois ainda nem a convidei.
Quer sejam da esquerda, do centro ou da direita, acima de tudo, para mim, estão as pessoas que considero e, na altura própria, os princípios de colaboração serão explicados a cada um dos convidados. Essas "fantasmas" nunca me impediram de contar com bons amigos em todo o leque partidário...
Espero tê-lo elucidado convenientemente.


De Leite Pereira a 20 de Outubro de 2013 às 22:43
Meu caro Rui
Vamos por partes
1 - Aplaudo a indicação do Morgado para Vice-Presidente. Como diz e bem é um lugar de confiança pelo que nada a opor. Acresce que conheço muito bem Carlos Morgado pois era o chefe de secretaria do Departamento do qual eu era Director. É uma pessoa trabalhadora, dedicada e, pelo menos comigo usou sempre de toda a lealdade durante os anos em que trabalhamos juntos. Provavelmente ele não lerá isto mas de qualquer modo desejo-lhe muito sinceramente as maiores felicidades no desempenho do seu cargo. Oeiras fica com um bom Vice Presidente que sabe ouvir, é trabalhador e competente.

2- Agora sobre o PSD de Oeiras - Alguns dirão que nada tenho a ver com isso e até terão talvez alguma razão. Mas há sentimentos que não esquecemos. Fui um dos 4 fundadores da secção de Oeiras quando muitos que hoje por lá andam e são da minha idade estavam descansados em casa enquanto eu e outros levávamos na corneta dos comunistas. Ninguém se apercebe da dificuldade que foi para se arranjar pessoas para as listas da Assembleia Municipal pelo medo que tinham dos comunistas. Hoje todos querem ir para qualquer lado.
Como tal permito-me manifestar a minha opinião e mais ainda depois de ler o que escreveu Helder de Sá com quem estou totalmente de acordo. A si disse-lhe que deveria ser o Meira a avançar. Agora interrogo-me qual a razão que leva Helder Sá a avançar pois é mais novo? Mas em minha opinião não basta acabar com a influência perniciosa de Alexandre Luz. É preciso ir mais longe e mudar a direcção da Distrital.
Aqui fica um abraço e desculpe o espaço que ocupei.

Nota: Se fosse no FB clicava em "gosto" no post de Helder Sá


De rui.freitas a 21 de Outubro de 2013 às 01:52
Amigo Leite Pereira (20 de Outubro de 2013 - 22:43), felizmente, continuamos em sintonia em diversas coisas, sobretudo as que envolvem o verdadeiro PSD. É verdade que não sou militante de primeira hora (nunca o escondi ou neguei), razão pela qual tudo o que se situe antes de 1991 apenas conheço por ouvir falar. Verdade seja dita, no entanto, que muitos dos principais fundadores do PSD Oeiras, fazem o favor de ser meus amigos.
Conhece-me o suficiente para saber que são palavras sinceras e o suficiente também para saber que tenho razões de sobra para desconfiar de alguns "pseudo-salvadores da pátria" que já começam a perfilar-se na "sucessão". Que não ocorrerá e, se acontecer, o(s) sucessor(es) será(ão) escolhido(s) e bem instruído(s).
É esta, infelizmente, a cúpula do PSD oeirense...


De Leite Pereira a 20 de Outubro de 2013 às 22:51
Esqueci-me de referir-me à ex-secretária travestida de vereadora. Ela sempre se sentiu uma pessoa importante e como tal devia-se julgar merecedora do lugar de Vice como não o teve renuncia e a meu ver faz muito bem pois foi uma péssima vereadora com dificuldades de relacionamento com os funcionários


De Leite Pereira a 21 de Outubro de 2013 às 18:10
Meu caro Rui obviamente que não me referia a si.
Um abraço


De rui.freitas a 22 de Outubro de 2013 às 00:18
Amigo Leite Pereira (21 de Outubro de 2013 - 18:10), nem foi essa a minha interpretação; apenas quis situar a minha militância na data exacta, para que outros não se fizessem de esquecidos.
Connosco, felizmente, não há esses desalinhamentos.
Abraço.


Comentar post

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub