Esta foi, certamente, a frase (*) mais pronunciada a plenos pulmões, esta noite (lá, eram 17 horas) no Perú e, em particular em Cusco, "Departamento" ao qual pertence Machu Picchu (a Cidade Sagrada dos Incas), eleita em Portugal como uma das "7 Novas Maravilhas do Mundo" e já declarada Património Mundial da Humanidade em 1983.
Este destaque especial para a cidade Inca de Machu Picchu, deve-se a dois factos: primeiro, porque Portugal - infelizmente - não viu nenhum dos seus monumentos candidatos merecer a honra de "Maravilha do Mundo" e, segundo, porque - já que assim foi -, sendo casado com uma cidadã peruana, sinto-me na "obrigação" de o fazer. Até porque a minha lua de mel foi passada em Cusco e Machu Picchu, como se prova pelas fotos abaixo (clicar, para ampliar).
Cusco ("Departamento" ao qual pertence Machu Picchu) e a forte campanha local
Desde Lima (capital do Perú), chega-se a Cusco após uma hora de voo, seguindo-se quatro horas de viagem serpenteante em lento mas acolhedor comboio até Águas Calientes, mais meia hora em mini-bus e a "penosa" subida (porque cansativa, dada a rarefacção do ar) até Machu Picchu (que significa "Montanha Sagrada"), só possível com a ajuda de umas folhitas de coca... que eu recusei, inicialmente, mas às quais tive de me "render"!
O governante inca Pachacutec iniciou a construção de Machu Picchu, por volta do ano de 1450, acabando a cidade por ser dizimada pelos espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, em 1532, sendo "redescoberta" em 1911 pelo explorador Hiram Bingham.
Só para terem uma ideia, Machu Picchu situa-se a cerca de 2.350m acima do nível do mar e garanto-vos que é arrepiante, subir e descer certas escadarias olhando "lá em baixo" o Rio Urubamba que, visto dali, parece minúsculo.
A placa que certifica Machu Picchu como uma das "7 Novas Maravilhas do Mundo", foi recebida pelo vice-Ministro de Turismo do Perú (Eduardo Arrerta) e pelo "Alcalde" da cidade (Édgar Miranda), que não escondia a sua natural satisfação.
Aqui ficam, também, os nossos sinceros parabéns à Sra. Embaixadora do Perú em Portugal (dra. Luzmila Zanabria) bem como à Encarregada da Secção Consular (dra. Cristina Pérez de Cuéllar).
Finalmente, aconselho uma "visita virtual" a Machu Picchu, neste endereço: http://blogs.elcomercio.com.pe/infografia/
(*) - "carajo" é a palavra equivalente ao nosso bem nortenho "carago"!
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies