Sábado, 25 de Agosto de 2007
Festas 2007 - Dia I

Eu tinha quase "prometido" a mim mesmo que, este ano, ia tentar não "comentar os factos" ocorridos nas Festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes. Mas, como as únicas promessas que não cumpro, são as que faço a mim próprio, não resisto a fazer-vos um pequeno "relato" das Festas da Paço de Arcos que hoje se iniciaram: as Festas 2007 - Dia I.

O único "problema" é apenas tentar conter-me e não vos dar conta de todas "as novidades" que fizeram o favor de me contar... Sim, contar, pois como já por bastas vezes (não se leia bastos, por favor...) vos disse, eu não procuro as "novidades"... elas é que vêm ter comigo.

Terminada a Procissão nocturna (que sempre acompanhei e continuarei a acompanhar enquanto puder), dirigia-me ao recinto das Festas, no Jardim de Paço de Arcos - por acaso, na companhia do Vogal da Junta, Nuno Luís, e do Vogal e Presidente da Comissão de Festas, Francisco Abrunhosa - quando fui surpreendido pelo regresso da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Freguesia, já a caminho do quartel.

O que não é usual, pois a mesma é um dos motivos de atracção, nobreza e empolgamento das próprias Frestas e desde sempre, mas mesmo desde sempre, só iniciava a sua marcha depois de estarem presentes todas as entidades convidadas e, naturalmente, após o toque de continência ao Presidente da Junta (e Presidente da Câmara ou seu representante, quando presente), ao seu Executivo, ao Presidente da Comissão de Festas e, evidentemente, ao Prior da Freguesia. Daí o nosso natural espanto...

Tanto quanto ouvi - e garanto-vos que ouvi bem -, a resposta dada ao Presidente da Comissão de Festas, foi a de que o Sr. Presidente da Câmara não podia esperar mais e, por tal, mandou-os avançar e ir embora...

Não sei se lá esteve o Sr. Presidente da Junta (acredito que sim); mas que o Presidente da Comissão de Festas e o nosso Prior não estavam, isso posso garantir, pois eu estava com eles a caminho da entrada do Jardim...

Afinal, a pressa não seria assim tanta, já que o Sr. Presidente da Câmara marcou presença (e ainda bem) no beberete de inauguração das Festas.

E ainda "a festa vai no adro..."!



Publicado por rui.freitas às 00:42
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

4 comentários:
De jcb a 26 de Agosto de 2007 às 00:48
Caro amigo Rui Freitas.
Existem muitas coisas que eu concordo contigo e nem comento ,mas existem outras que me obrigam a comentar.
Em relação a abertura das Festas tenho a questionar o seguinte:
1 - Está ou não no programa das "Festas" que a abertura é as 21.30?(coloco aspas na palavra festas porque se lermos com atenção o programa oficial diz em certo ponto que o espectaculo é no "Palco da Feira"
Mas não divagando muito e em relação a minha pergunta é claro que diz 21.30 abertura das festas , se a procissão ainda decorria só tenho a lamentar que a comissao das festas nao tenha previsto tais atrasos, em relação ao Sr.Presidente da Camara tenho a informar de que com todos os defeito que lhe apontem ele e a sua comitiva estavam no recinto das Festas a hora marcada, juntamente com o unico representante da nossa freguesia, Sr João Serra.
Se alguem falhou penso que não foram eles pois apareceu um elemento dos bombeiros por volta das 21.35 a comunicar que a dita fanfarra ja estava a caminho pelo que solicitou que a comitiva espera-se um pouco.
Passado 30 minutos a desculpa mantinha-se pelo que o Presidente da Camara (e bem) dispensou a fanfarra e entrou na Festa, claro que para espanto de muitos desta vez não estava ninguem da comissão de festas (nomeada e não eleita), estavam na procissao o que denota um grande desnorte em relação aos compromissos.
Não estraram na festa pela razao por ti apresentada "tinham pressa" mas sim pela falta de respeito apresentada pela comissao de festas, coisa nunca vista nesta terra e tantas vezes criticada por aqueles que agora falham.
Em relação a comissao de festas basta andar pela festa que vamos verificar o desnorte.
Vou andar por aqui e comentar a nossa grande "comissao de festas" que são uma vergonha


De rui.freitas a 26 de Agosto de 2007 às 02:59
Caro "JCB",
Obrigado pelo reparo que faz, denotando o interesse em repor a verdade dos factos que, a mim, não me custa admitir e também aqui rectificar. Mas, se ler bem o que escrevi, apenas me limitei a fazer eco de uma explicação que ouvi e que foi dada precisamente ao presidente da Comissão de Festas; não a mim, nem tinha que o ser...
Confesso que não lhe sei dizer se passara meia hora ou um minuto (exemplo, claro...) e nem me compete imputar culpas ao Sr. Presidente da Comissão de Festas nem ao Sr. Presidente da Câmara. Comentei aquilo que ouvi...
Estranhei, isso sim, ver a Fanfarra de regresso ao quartel, quando sempre esperou pelas "entidades oficiais"... referia-me ao presidente da Comissão e, sobretudo 8como escrevi) ao nosso Prior.
Antes desse episódio, eu próprio havia comentado ser estranho marcar para a mesma hora (21H30) uma Procissão e a abertura oficial das Festas (não Feira, termo que jamais apliquei...).
E, também como escrevi, detectei inúmeras "diferenças" e "desnortes", designadamente a falta dos foguetes anunciadores do início dos festejos (seria por medo das habituais reacções de alguns moradores?), entre outras coisas mais que vi e/ou para as quais me alertaram.
Só que, como disse, quero - este ano -, comentar o menos possível.
Repare, Caro "JCB", que apesar de ter sido criticado o ano passado por ter ido ao beberete para o qual estava convidado, voltei a marcar presença, aceitando e correspondendo ao cinvite feito.
Estou bem comigo!


De JCB a 27 de Agosto de 2007 às 00:53
Caro Amigo Rui Freitas.
Sei e não é de agora que es do poucos que aceitam de bom agrado uma critica, desde que esta seja construtiva e não como algumas que eu vou lendo que são só para "tentar deitar abaixo".
Continuo a louvar este tipo de iniciativa pois sem ela pouco se sabia da nossa Freguesia, (e não é alvo de censura).
Eu só me tem custado ouvir de algumas pessoas as criticas sobre o mandato anterior mas temos visto as diferencas, não é agora que vou falar aguardando para mais tarde , agora vou só falar das nossas Festas porque para mim também não é feira.
O desnorte tem sido muito e é um espanto para mim porque alguns do que agora são da comissao de festas em outros tempos só diziam mal e agora que tem os poderes para modificar só tem feito coisas erradas, senão vejamos.
O Policiamento Só comecou a ser efectuado pelas 20.00 quando os cortes de transito já tinham pelo menos 24.00, tentaram colocar um feirante no final da Praça 5 de Outubro e que um dos moradores por ter dito que fazia queixa o local do mesmo mudou, foi a discussão mais acessa por falta de espaço para outro feirante que chegou ao ponto de pedir de volta o dinheiro dado.As ruas da Nossa Terra este ano não mereceram a honra que sempre tiveram tendo sido apenas colocado o fio com algumas lampadas peduradas desculpando-se com a falta de dinheiro.
Só acho piada porque a falta de dinheiro não é de agora já é de alguns anos mas quando estavam na oposição era só o deita abaixo mas nessa altura a Festa estava mais dignificada,não existia o aglumerado que existe agora , já dá ideia que é a lei do da cá o dinheiro que eu dou-te um espaço nas Festas.
Os criticos da tua pessoa agora não necessitam de dizer mal de ti por desta vez não es tu a comentar.
Pena é que os "Verdes Clarinhos" tenham a mania que fazem tudo bem e que não aceitem as criticas tornando-se por vezes agressivos.Lamentavél.
Se me autorizares irei continuar a falar aqui sobres as Festas e já agora acho muito bem que continues a aparecer nos eventos da nossa terra pois não foi por acaso que ja foste a maior maioria (passo a redundancia)da Nossa Freguesia e que muito fizeste , agora é que esta na moda as pessoa se esquecerem e dizem mal daqueles que outrora os ajudaram, não falo só dos que agora são Verdinhos mas falo também daqueles que ainda te dão palmadinhas e que pelas costa só dizem mal.Por isso acho que a tua pessoa não deve jamais em desaparecer dos eventos sociais de Paço de Arcos .
Uma grande abraço


De rui.freitas a 28 de Agosto de 2007 às 04:07
Amigo "JCB",
Agradeço, sinceramente, as críticas construtivas que fazes e que, a mim, sempre me serviram para fazer mais e melhor trabalho pela nossa Freguesia. Se consegui ou não, deixo ao critério de cada um.
Sendo também sincero como sempre sou, sempre te digo que tenho a consciência perfeitamente tranquila por ter dado o meu melhor. Aliás, quem quiser ver, ainda pode ler no "site" da Junta tudo aquilo que foi feito entre 1999 e 2005. E desde Novembro de 2005 até agora, o que foi realizado? Já passaram quase dois anos...
De facto, o dinheiro não abundava nem nunca abundará em nenhuma Junta, mas deixo o desafio da comparação entre o antes e o agora!
Como já disse, não apenas como autarca, mas como paço-arcuense por adopção, tenho o direito de continuar a ir onde bem me apetece e a denunciar aquilo que encontro de mal feito. Melhor dizendo: ganhei esse direito, embora saiba que continuo a ser criticado... pelas costas!
Mas a vida e as pessoas são assim: não há nada a fazer.
Fico à espera dos teus desabafos, sempre e quando quiseres!
Um abraço.


Comentar post

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub