Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007
The Day After the day, after the day, after the day...

000twx1c

 

Pelo que tenho lido em jornais, na "blogosfera" e ouvido em rádios e TV's, chego à conclusão do óbvio: já tudo (ou quase...) foi dito acerca da eleição em Directas do novo Presidente do PSD.

Como não gosto de reagir "a quente", deixei para hoje a minha "análise" do "antes" e do "depois" de 28 de Setembro (de 2007; não confundir com o "outro")... Estou no meu direito!

E estou também no direito de o fazer como sempre faço: ao sabor do pensamento e não com uma linha de pensamento; com o que "me vem à boca" e não com o "politicamente correcto"!

Perdoem-me a imodéstia, mas penso ser essa a minha virtude e o meu defeito...

Para que não se perca a memória, analisemos então o "antes":

 

Ao longo de dois anos, e sobretudo após o "veto" a certos militantes na corrida às Autárquicas, Luís Marques Mendes juntou mais inimigos aos que lhe davam palmadinhas nas costas... mas não eram seus amigos; Situação que veio a piorar, quando esses candidatos avançaram com listas independentes e com eles levaram outros militantes, vindo todos (todos...?) a ver cessada a sua militância no PSD.

Esta "bola de neve" foi engrossando e "absorvendo" mais militantes que viram goradas as suas expectativas em conseguirem "um lugar ao sol". Começava a guerra a Mendes... o "inimigo público n.º 1"!

Por Lisboa (leia-se, CML...), o disparate ia aumentando, juntando-se-lhe a ausência de liderança forte, a suspeita e, finalmente, a decisão judicial que apontava como arguidos militantes e independentes da lista PSD à Autarquia.

Que melhor oportunidade para os inimigos/detractores de Mendes do que esta? E logo os jornais e televisões (não culpados directos... antes sim aproveitadores do "material quente" que lhes era "oferecido" e "vendia"...) encheram as primeiras páginas/telejornais com avulsas declarações de que o PSD tinha um líder fraco, sem carisma, que não sabia por "ordem na casa"! "Que se fosse comigo, fazia assim", dizia um; "que se fosse comigo, fazia assado", dizia outro... ou outra; "Eu, se fosse presidente do PSD, era isso que desejaria. Eleições intercalares em Lisboa e clarificar definitivamente a situação da maior cidade do País", dizia o "Sr. Dr. Médico de Gaia" à SIC-Notícias, a 26 de Abril deste ano!

Como é curta, a memória!

Só que, então, já não existia um mas sim dois "culpados": Luís Marques Mendes e Paula Teixeira da Cruz, por acaso a única Presidente da Distrital de Lisboa que teve a humildade de convocar e realizar reuniões de trabalho com Presidentes de Junta ou primeiros eleitos em listas do PSD (ontem e hoje, continuam a acusá-la de elitista, de arrogante, de não ouvir as bases, de ter provocado ou contribuído para a queda da edilidade lisboeta... Por acaso, até houve quem a visse - e com ela falasse - a conversar com diversos militantes de base - não com "barões" - , na noite de 28/9/07, no hotel onde estava reunida a candidatura de Marques Mendes).

Quando, no Parlamento, Marques Mendes se bateu contra o "elefante branco" que seria o aeroporto na OTA, acabando por obrigar o (des)governo Sócrates a "fazer marcha atrás", quem foi que saíu a terreiro a dizer isto: "A partir de hoje, morreu a Portela. Longa vida à OTA. Para bem de Portugal"? Nem mais nem menos do que o "Sr. Dr. Médico de Gaia" ao CM de 24/11/05.

Agora, que o mesmo (des)governo já começa a "pensar" melhor se o investimento / traçado / benefícios do TGV valerá mesmo a pena, em especial a ligação ao Porto e Galiza (secretária de Estado dos Transportes ao "CM"), virá LFM defender o contrário? Não me admiraria nada...

Avancemos um pouco neste "passado recente", recordando as acusações feitas a Marques Mendes de se apresentar às Directas "apoiado" pelos "barões", baronetes, baronesas, condes e viscondes... do PSD.

Agora, acusa-se o mesmo de sempre por não ter sabido concitar tais apoios! Preso por ter cão...

Quem defendeu o votou contra o "novo" Estatuto do Jornalista? E que fizeram os Jornalistas a Marques Mendes?

Ainda se recordam do Referendo à Regionalização?

Claro que isso agora não interessa nada! Referendo? Para quê? Não é preciso! É dizer sim... e chega! Para quê consultar "as bases", que é todo o Povo Português?

Lá pelo Sul mais "sulista" de Portugal, a Regionalização é já um dado adquirido. Ou deverei referir-me ao "AllGarve"?

 

E quem disse isto: «A doutora Manuela Ferreira Leite manifestou todo o apoio às reivindicações apresentadas pela minha candidatura, o que é um sinal importante»? (quem mais?)

Afinal, a mesma doutora Manuela Ferreira Leite que, agora, garante ter "votado em Marques Mendes"... Pena, que só o divulgue agora, por muito que o cargo o "impedisse"! "Baronesa"?

Quem se regozijava, quando o Sr. Presidente da República elogiava a (des)governação socretina... mas deixou de gostar, quando o mesmo decidiu optar pelos vetos? Quem? Quem?

Há algum tempo, deixei aqui a pergunta: acham que foi fácil, a vida de Marques Mendes, enquanto líder da oposição, contra tudo isto e ainda contra um partido de maioria absoluta que até "meteu na gaveta" a proposta do PSD e do seu próprio deputado (João Cravinho) de penalizar o enriquecimento ilícito? Não, acredito sinceramente que não!

Por mim, teria mandado tudo "às malvas"!

 

Para que não se perca a memória, também nestes casos, analisemos agora o "depois":

 

Percebo perfeitamente que, quem apoia uma candidatura, expresse o seu regozijo quando a mesma sai vencedora. Aconteceu comigo quando da vitória de Luís Marques Mendes em Pombal. Só não gostei foi da forma estridentemente "raivosa" como foi celebrada a vitória do "Sr. Dr. Médico de Gaia" na Secção de Oeiras (garantiram-me que, na de Algés, foi igual). Até porque os mais "expressivos" - curiosamente... ou não! -, já nem são militantes do PSD, mas sim do movimento IOMAF!

E não sou só eu que o digo. Para que não me "acusem" de usar sempre os mesmos "blogues  de referência", optei por escolher estes exemplos:

"Esses filhos-da-puta, agora é que vão ver como são elas" - ex-militante, expulso do PSD, na secção de Oeiras, num ambiente perfurmado por um aroma a marijuana e gritos de vitória. (nos blogues "Social Democracia" e "Guerra das Laranjas".

Também, curiosamente - OU NÃO -, parece já ter começado a "Caça às bruxas", como podem ler no blog de Arnaldo Madureira.

Ficará por aqui? Hummmmmmmmmmmmmmmm!

E não é que - curiosamente -, muitos dos que apoiaram/votaram na lista do "Sr. Dr. Médico de Gaia", apelam agora à unidade de todos os militantes em torno do líder contra o verdadeiro inimigo político que é o PS e o socretino?

Curioso, não?

Onde tinham eles/elas "metido" esse apelo, quando Marques Mendes, o líder também eleito democraticamente, dele mais precisou? Na constante "guerrilha" que alimentaram ao longo de dois anos?

Ele disse isto: "Eu não sei quem é a peixeira..."

Agora, há também quem diga isto: "Não reconheço legitimidade em Mário Soares para comentar a vida interna dos outros partidos. Deve ser algum tipo de frustração". Helena Lopes da Costa, ao "CM". A propósito disto. Pois, pois!

E, mais curioso ainda, é este desafio: «O ainda líder do partido [Marques Mendes] tem 48 horas para apresentar finalmente o programa de candidatura ao lado de Dias Loureiro», disse LFM ao "PortugalDiário".

Deixo-vos a minha inocente pergunta: Alguém conheceu o programa de candidatura do "Sr. Dr. Médico de Gaia"? Ah! Votaram na revolta populista? Passaram um "cheque em branco"? Boa!

 

Outra pergunta: Se Luís Marques Guedes não se recandidata a líder parlamentar; se Duarte Lima recusa liderar bancada do PSD; se Santana Lopes não confirmou ainda se aceita assumir essa responsabilidade; quem será o garante da tal prometida "oposição, de manhã, à tarde e à noite"?

Tenho para mim que será... Pedro Santana Lopes, claro! O mesmo a quem (alguns dos actuais apoiantes de LFM) apelidaram de "enfant terrible", "play-boy", "o puto", etc., eyc., etc...

Apesar de... Henrique de Freitas já ter vindo a terreiro... falar pelo novo líder. O que poderá dizer que... ou antes pelo contrário?

E, já agora: se PSL liderar a bancada PSD na AR, não será "tentado" a tirar disso partido, "ofuscando" o líder e "somando pontos" no "combate" público e visível a Sócrates para futura (re)candidatura a Presidente do PSD? Ah! Já me esquecia que estamos a falar do mesmo Militante que acusaram de ter como meta ser Presidente da República...

E, ainda a propósito: o "Sr. Dr. Médico de Gaia" não pode esquecer que, contrariamente ao que em tempos disse, afinal também usou e abusou do "tabú", acabando por confirmar (?) que se manterá à frente dos destinos da Câmara Municipal de Gaia, a tal que está endividada "até aos cabelos".

Assim sendo - e apesar de usar como exemplo ex-governantes franceses -, como pretende fazer a tal oposição de manhã, à tarde e à noite? Pelos telejornais? É o mais certo! Afinal, não foram os telejornais que lhe deram o empurranzinho de que necessitava?

 

Sem "tabús", Luís Marques Mendes já anunciou que deixará a Assembleia da República na próxima semana. Alguém tinha dúvidas? Então, é porque não o conhecem!

É que Luís Marques Mendes - como já aqui afirmei -, não pretendia o poder pelo poder; antes o poder para SERVIR PORTUGAL!

 

Já agora: que acontecerá à Vereadora e Vereadores do PSD no Executivo da Câmara Municipal de Oeiras? Terão mesmo de aceitar Pelouros? E se não aceitarem, o que lhes acontecerá?

E aos Presidentes eleitos de Algés e Linda-a-Velha (por acaso, independente)?

E aos que integram executivos IOMAF?

E aos que representam o PSD nas Assembleias de Freguesia?

 

XXX Congresso? Não, obrigado!

 

Nota final: Quem me conhece, sabe bem que não é (era) meu hábito criticar os líderes eleitos... ainda que nem todos tenham sido da minha particular predilecção.

Mas agora, conhecedor das muitas "cartadas" que jogaram contra Luís Marques Mendes, tenham santa paciência... "amor com amor se paga"!

 

 

Por isso, venham daí as vossas críticas... 000kz5tt



Publicado por rui.freitas às 00:05
Link do post | Adicionar aos favoritos

De Isabel Magalhães a 7 de Outubro de 2007 às 23:39
Amigo Rui;

Vou levar o link para o O.L. porque há aqui muita matéria que não pode ficar no esquecimento.

Quanto mais divulgada... MELHOR!

Abraço.
I.


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS