Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008
Com ou sem preservativo!?

Tive hoje (22-01-08) a oportunidade de assistir a dois distintos "espectáculos": primeiro, a audição Parlamentar (diria mesmo... para lamentar) do inspector-geral da ASAE na ARTv e, à noite, no "A Regra do Jogo" (SIC Notícias), o debate entre José Miguel Júdice e António Barreto.

Começo por estes, razão primeira para o título, eventualmente chocante, do post de hoje...

Se é verdade que, no dia a dia do comum dos cidadãos, é de todo aconselhável o uso do profiláctico - por razões cada vez mais conhecidas, já aos comentadores que "nos entram casa a dentro" - via televisão, rádios e jornais - é-lhes exigida (deveria ser...) opinião isenta, honesta, sincera. Caso contrário, fica-nos a sensação de que o destemido "artista" pode fazer o que lhe der na real gana, precavido que está com uma "protectora rede" que, em caso de queda, o manterá "sempre em pé"!
Foi esse o caso... Júdice, sempre bem protegido, escudando-se em cuidadosas e politicamente correctas apreciações; Barreto, sem medos, falando clara e abertamente, sem pruridos (até do Sr. Presidente da República), de forma a que todos o entendêssemos!

Por mim, ganhou o primeiro, porque me esclareceu e "falou a minha linguagem"...!

 

Vem isto a propósito e como introdução ao segundo "espectáculo":
A ASAE, mais uma vez! Ou, no caso concreto, ao audição Parlamentar do inspector-geral desta Polícia (atente-se no crachá, que o define...) - o austero e arrogante António Nunes, a pedido do CDS/PP.

Confesso que apenas ouvi o início da audição e tão só as sete (creio?) primeiras perguntas do deputado daquele partido, Mota Soares, resumidamente reproduzidas no Jornal da Noite da SIC, onde a deputada Rosário Águas (PSD) parece ter encontrado apenas um "pecado" ao dito senhor... o de ter fumado uma cigarrilha (e não um charuto, como referiu) na noite de fim de ano!

Só que, às tais sete perguntas, o sr. inspector-geral disse... quase nada! Respondeu apenas a duas, creio!
Às demais, justificou-se com a Lei e com a orgânica dos seus serviços... Que, como teve o cuidado de salientar, foram criados em 2005.

Ora, como não podia deixar de ser, associei a data à eleição de José Sócrates como Primeiro-Ministro! Vai daí...  comparei, também, estes dois personagens, equiparando-os no despotismo, na "infalibilidade", na explicação estudada e "indesmentível", na arrogância e na "pontaria certeira" contra os "culpados", que somos, afinal, todos nós!

Grosso-modo, disse o sr. inspector-geral o seguinte:

- A ASAE "nasceu" da fusão de cinco ou seis organismos distintos que antes existiam. O que só poderá ser "novidade" para o sr. inspector-geral...

- A ASAE "limita-se" a cumprir a Lei. Mal seria, se assim não fosse...

- A ASAE, não aplica coimas (isso, compete a outra entidade), apenas levanta autos de notícia. E daí?

- O inspector-geral da ASAE não tem de conhecer todas as acções (cerca de 67.000, creio que é esse o número exacto) levadas a cabo pelos agentes no terreno... Claro que até entendo que não, mas isso trouxe-me à memória declarações recentes do ministro da Saúde... e não só!

- O inspector-geral da ASAE reincidiu na falta de humildade, ao reafirmar que, estava dentro da Lei, ao fumar a sua cigarrilha na passagem de ano... Estava num Casino!
Ó homem, português que seja sério, honesto e com "dois dedos de testa", não o irá mandar "prender" por isso. Qualquer um faria o mesmo... Mas admitiria que o teria feito pela mais lógica das razões: a descontracção dessa noite especial. Veja se percebe!

- A legislação porque se rege a ASAE, nem sequer é portuguesa... é europeia, referiu o sr. inspector-geral! Há que aplicá-la e "mai nada", digo eu!
Aqui, a minha memória retrocedeu a 2005 (ano da criação desta Polícia e da eleição de Sócrates), e "cheirou-me" a "limpeza de imagem"! Ainda alguém se lembra do contestatário discurso ("de manhã, de tarde e à noite") do secretário-geral do PS e ex-secretário de Estado do Ambiente contra o governo PSD? Já esqueceram? Eu, não...

Bem que o deputado Mota Soares deu exemplos:
- uma inspecção da ASAE  (à hora do almoço) ao refeitório de uma escola, que obrigou as crianças a almoçarem só às cinco e meia da tarde;
- a referência ILEGAL ao nome de duas empresas em declarações à Comunicação Social (contrariando o que está vertido no código deontológico e/ou de conduta que o sr. inspector-geral subscreveu ao ser empossado);
- qual a autoridade do sr. inspector-geral, para vaticinar que, mais de 50% dos pequenos restaurantes, irão fatalmente encerrar, já que é o mercado, a economia - e não a ASAE - quem tem "poder" para o fazer?
A isto, o sr. inspector-geral disse "nim"! Primeiro, admitiu ter sido "uma expressão infeliz" (que não pude deixar de comparar à atabalhoada "explicação" do "desértico" ministro Mário Lino); depois, lá foi adiantando que se referira à "incapacidade" (?) desses estabelecimentos  para acompanharem a modernização.

O que me leva a colocar-me a mim próprio (e aos leitores deste blog) duas questões:
1.ª - QUE MODERNIZAÇÃO? A deste (des)governo ou a da União Europeia?
2.ª - Essa "modernização" implica MATAR AS TRADIÇÕES de um Povo?
3.ª - Quem disse a este senhor que queremos ESSA MODERNIZAÇÃO? Talvez, a mesma "personalidade" eleita em 2005, que prometeu referendar o Tratado Europeu... e MENTIU!

Como vêem, não há como "virar a cara", "assobiar para o lado" e dizer que não percebemos a pergunta... É "o que está a dar"! E o pior é que é contagioso!

Vejamos o optimista OE para 2008, que prevê uma inalcancável e utópica taxa de inflação, do défice, do crescimento do PIB, da melhoria das condições de vida dos portugueses... mesmo com a "alta" do preço do crude (já começou a descer, mas quando se reflectirá nos "cartéis" das gasolinas?), da "baixa" das Bolsas americana e europeia...?

 

Voltemos à ASAE.

À tarde, assisti à parte final do programa "Opinião Pública" (no qual, infelizmente, já não fui a tempo intervir, para dizer exactamente o que aqui escrevo...) e, para que conste, resumo algumas das intervenções:

- um telespectador em Antuérpia, referiu perceber e nada ter contra o facto do sr. inspector-geral da ASAE ter fumado na noite de fim de ano (nem eu), mas não entender a "explicação" e muito menos a actuação repressiva e nada didáctica desta nova polícia!

- Uma telespectadora, agures no Norte, descreveu um caso pessoal, passado num café de uma área de serviço onde toma diariamente o seu pequeno almoço; a qualidade dos produtos, o esmerado serviço, a gentileza dos funcionários é tal, que a senhora entendeu por bem pedir o "Livro Amarelo", no qual fez questão de registar estes elogios... O que aconteceu? Duas coisas muito "simples": primeiro, recebeu da empresa (ainda que não assinada) uma carta a agradecer o seu gesto; e, da ASAE (sempre a ASAE...), uma carta "agradecendo" a sua "reclamação" e "prometendo" uma "actuação em conformidade" (?).
Como bem lhe respondeu o meu amigo e colega Jornalista João Ferreira, é caso para nunca mais elogiar ninguém!
- Outra telespectadora, algures no Centro do País, referia o caso de um pequeno produtor de queijo que, numa feira, viu apreendida toda a sua mercadoria - não porque o queijo estivesse estragado ou impróprio para consumo humano, mas porque o dito produtor não registara na ficha de controlo a temperatura do frigorífico, entre as 22H00 e as 08H00...;
- Uma outra telespectadora, algures no Norte, partilhou um caso ocorrido com um pequeno vendedor de camarão, que viu apreendidas largas dezenas de quilos deste marisco (posteriormente regado com gasolina e queimado...), apenas porque não constava na famigerada "fichinha" o método de cozedura do dito... Garantiu a senhora, que havia comprado e consumido com a sua família uns quilos desse produto, sem que nem ela nem nenhum dos seus familiares tivesse tido qualquer problema de saúde ou de qualquer índole;
- Ainda uma telespectadora, algures no Alentejo, insurgindo-se contra uma intervenção dos inspectores/agentes da ASAE numa feira, onde um pequeno produtor de azeitona também viu ser-lhe confiscada todo o produto que vendia, pelo simples facto do mesmo não estar contido em embalagem homologada (?) para o efeito, produtor esse que a citada senhora encontrou a chorar, sem saber "o que fazer à vida", no final da feira!

Verdade? Mentira?

O que sei, é que todos os intervenientes neste programa fizeram questão em referir datas, locais e nomes, pelo que presumo ser válida a primeira hipótese!

 

Deixo-vos, a terminar, duas interrogações:

1.ª - Deve (e pode?) a ASAE ir, arrogantemente, tão longe e de modo tão repressivo?
Resposta: NÃO!

2.ª - Será a arrogância, prepotência e desumanidade da ASAE um "espelho" da governação socrática do nosso País?
Resposta: SIM!

Até quando? Quem se lhe opõe?

Isso, é o que se verá!



Publicado por rui.freitas às 03:21
Link do post | Adicionar aos favoritos

De Consciencia Critica a 26 de Janeiro de 2008 às 13:12
Amigo Rui Freitas,
Assim que o nosso partido derrubar estes tipos, vamos lá os 2 ter uma conversinha com este tipo


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub