Não sendo eu economista ou sequer próximo disso, tenho para mim que alguém anda a enganar alguém em Portugal!
Diariamente, os portugueses são confrontados com aumentos:
- do pão, leite, queijo...;
- dos transportes e da gasolina/gasóleo...;
- do desemprego (esse autêntico e exponencial flagelo)...;
- das taxas de juro...;
mas também das restrições à Liberdade...;
- da corrupção...;
- do aparecimento de empresas (quase todas ligadas a Bancos) a "oferecer" dinheiro...;
- do apelo ao consumo...
E, depois, deparamo-nos com estas "brilhantes e caricatas" declarações do sr. presidente do Banco de Portugal:
"Os portugueses vão pagar mais pelos empréstimos à banca dentro de pouco tempo, na sequência da crise do crédito hipotecário de alto risco ("subprime") nos EUA e da falta de liquidez nos mercados monetários, afirmou esta terça-feira o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio." (CM de 11/3/08).
Já não chegavam os aumentos nas "gestões de conta" (que ninguém sabe bem o que são nem para que servem, dado que, agora, somos apenas "números" e não clientes de um qualquer Banco...), nos cheques, nas transferências e até nos levantamentos em ATM que nos querem obrigar a pagar, e vem o "iluminado" Vítor Constâncio dizer-nos que teremos de pagar ainda mais... por culpa da má gestão do "cow-boy" Bush?!?!?!
Então, não são esses "pobres" Bancos que nos "entram casa adentro" (publicitariamente falando, claro...) a "oferecer-nos" dinheiro fácil, através de empresas que nos dão tudo e mais alguma coisa para que os portugueses se endividem ainda mais?
Há qualquer coisa que não bate certo!
Aliás, basta recordar algumas notícias de um passado recente, para percebermos como os cinco maiores Bancos portugueses andam "pelas ruas da amargura"!
Vejamos:
No dia 7 de Novembro de 2007, podia ler-se no "Correio da Manhã" que "os cincos maiores bancos a operar em Portugal obtiveram lucros em mais 2.000 milhões de euros, no período de Janeiro a Setembro deste ano, mais 13 por cento que no período homólogo no ano passado."
Como prova da "pobreza envergonhada" que grassa nestas instituições bancárias, o mesmo "Correio da Manhã" do passado dia 8/11/07 referia que "imunes à crise que durante o Verão afectou os mercados financeiros internacionais (em particular o norte-americano), os cinco principais bancos portugueses ganharam mais de oito milhões de euros por dia nos nove primeiros meses de 2007."
Reparem que a notícia destaca exactamente isto: "imunes à crise que durante o Verão afectou os mercados financeiros internacionais (em particular o norte-americano)"...
Afinal, "a crise" norte-americana afectou ou não estes cinco "pobres" Bancos? Pelos vistos, não!
É que, segundo o "CM" de 20/2/08 (já este ano), "comparando com 2006, o resultado líquido do BES, BCP, Santander Totta e BPI cresceu 5,14 por cento.
No ano passado, o BES foi a instituição financeira que mais lucrou em volume e em percentagem: 607,1 milhões de euros (aumento de 44,3 por cento). Seguiu-se o BCP, com 563 milhões de euros (quebra de 28,4 por cento). O Santander Totta lucrou 510,3 milhões de euros, mais 20 por cento; o BPI, 355 milhões de euros (crescimento de 15 por cento)."
Volto a perguntar: afinal, os lucros cresceram ou não cresceram? Parece que sim, à excepção recente do BCP; mas pelas razões que todos sabemos...!
Como ironiza a Jornalista Leonor Pinhão, é caso para plagiar as declarações de Manuel de Pinho e perguntar: "crise, qual crise?" "Crise na Banca"? Vou ali e já volto...
E nem me atrevo a falar nos seguros... outra área dominada pelos Bancos!
Só recordo a crónica de António Ribeiro Ferreira, publicada no "CM" na véspera do Natal passado:
"Banca de Portugal
Vítor Constâncio está no BdP desde 2000. Teixeira dos Santos esteve na CMVM até 2005. Estão à espera de quê para se demitirem?"
Para mim, o problema é exactamente este: ou o presidente do Banco de Portugal reduz drasticamente os seus milionários vencimentos e dos seus administradores ou, então, DEMITA-SE... mas não ajude a massacrar ainda mais os pobres portugueses!
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies