Que as coisas não andam bem cá por Portugal, pela Europa e pelo resto do Mundo, já nós todos percebemos e sentimos na pele... e no bolso. Mas daí até nos quererem roubar com tamanha desfaçatez, vai (devia ir...) uma grande distância!
A "paupérrima" empresa que dá pela sigla EDP, deve andar mesmo pelas "ruas da amargura". Se assim não fosse, como é possível perceber o desplante e a pouca-vergonha que, com o beneplácito da ERSE, pretende levar a cabo, "assaltando" a nossa mais do que esmifrada carteira?
Eu sei que o tema não é novo e que já circula há algum tempo na NET, mas nunca é demais relembrar o que estes GATUNOS se preparam para perpetrar...
Depois do famigerado anúncio da anulação e devolução do valor pago pelos contadores contratados, eis que a EDP (apoiada pela ERSE) prepara mais dois "golpes" de uma penada:
1.º - Fazer-nos pagar por aqueles que (por dificuldades derivadas das constantes e crescentes restrições financeiras que se vêem obrigados a fazer) são considerados "caloteiros" a esta empresa;
2.º - Actualizar (leia-se, aumentar) os preços trimestralmente, em função da oscilação (sempre para cima) da cotação do petróleo.
Só estas duas medidas, merecem-me os seguintes comentários:
1.º - Vale a pena ser "caloteiro" neste País... Mas, isso, já todos sabíamos. Por mim, acho que vou seguir o exemplo e... alguém que pague as minhas dívidas;
2.º - A propósito de combustíveis, alguém se lembra dos "discursos" recentes de responsáveis governamentais e da GALP (falando em "gatunos"...), afirmando que o preço da gasolina é repercutido pelo preço do crude adquirido há, pelo menos, seis meses? Então, para a EDP já não é assim? São só três meses? Querem enganar quem?
Só que o "gamanço" (desculpem lá chamar "os bois pelos nomes") não se fica por aqui: sem sabermos porquê nem para quem, lá continuamos a pagar, de dois em dois meses, a chamada "Contribuição áudio-visual", no valor de 3,42 euros (+ IVA a 5%)...
Ora, se eu pago à TVCabo (ou à ZON, como quiserem) um valor mensal para ver televisão, porque carga de água tenho que pagar o mesmo "privilégio" à EDP? E se não tenho televisão ou rádio nas escadas do prédio onde vivo, porque pago a mesma "contribuição"? E os que têm casa de campo (quem pode tê-la...), porque têm que pagar a dita taxazita na arrecadação da lenha para as patuscadas?
Irra: "ROUBO" tem limites, não?
Já agora, alguém me pode explicar o que quer dizer esta "notinha" na factura da EDP: "Parcela relativa ao acesso às redes, sem IVA: € xx,xx (valor independente do fornecedor de energia eléctrica"...?
"Valor independente do fornecedor de energia eléctrica"? Mas há outros fornecedores? Elucidem-me, por favor, que eu mudo já e não quero mais nada com a EDP!
A propósito, fui hoje pagar a facturinha (atrasada) da Gás de Portugal (49,94 euros). E não é que a pessoa que me atendeu perguntou se eu queria pagar já a factura que ainda ia receber, no valor de sessenta e tal euros?
Tanto quanto me recordo, alguns Órgãos de Comunicação Social anunciaram há poucos dias a redução em não sei quantos por cento no valor da conta do gás...!?
Que raio se passou, que agora em vez de 50 vou pagar 60 e tal euros? Continuamos a ser os mesmos dois cá em casa; confeccionamos as mesmas refeições; lavamos a mesma quantidade de roupa; bebemos a mesma quantidade de água (mais copo menos copo...); tomamos os mesmos banhos... Que mal fiz eu, afinal?
Não costumo nem quero ser malcriado, mas cliquem na imagem abaixo e vejam o que penso de toda esta roubalheira:
Felizmente, a Fundação Joe Berardo - paga (e bem...) por todos nós - comemora um ano (?) nos próximos dias 3 e 4 de Julho. Este, pelo menos, sabemos que "precisa de ser ajudado", coitadinho!
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies