A "elevada moral" da Secção de Oeiras do PSD...
Nota: Este post, é especificamente dirigido aos Militantes da Secção de Oeiras do Partido Social Democrata que ainda tenham dúvidas acerca da "moral" da "nossa" CP!
A 26 de Março, decidi ser tempo de tirar algumas "máscaras laranja-verde alface" que persistem em continuar a enganar os Militantes, sob a "capa" das "expressivas" votações, que todos sabemos como se conseguem.
No dia seguinte - 27 de Março -, demonstrei que tais "máscaras" não são exclusivo desta Secção, mas igualmente da de Algés.
Explicarei, para os desatentos, o que aconteceu desde o início do "problema":
Autárquicas 2005. Isaltino de Morais, não tendo sido indigitado candidato por Marques Mendes, desfilia-se do PSD e cria o movimento Isaltino Oeiras Mais À Frente - IOMAF;
Vários Militantes do PSD (no seu pleno e democrático direito) decidem acompanhá-lo, "filiando-se" naquele movimento, "vestindo a camisola" verde alface, "dando a cara" durante a campanha eleitoral e aceitando até lugares na sua lista.
Repito: estavam no seu pleno e democrático direito!
Critiquei, critico e criticarei, sim, todos aqueles que, mantendo-se supostamente "fiéis" e "militantes" do PSD, acompanharam, ajudaram, apoiaram e fizeram campanha camuflada pelo IOMAF. E não foram poucos, entre os quais se contam aquele por quem eu poria "as mão no fogo" (Nuno Linares Luís, hoje candidato à Junta de Freguesia de Paço de Arcos e que, despudoradamente, quando da sua indigitação, confessou ter aprendido comigo e com a minha falecida esposa - Ana Luísa, que o tinha sobre um "pedestal" - tudo o que sabia sobre autarquias), mas também os três presidentes da CP da Secção desde então: Alberto Martins da Luz, Pedro Afonso Paulo e Alexandre Martins da Luz, entre outros.
Perante esta situação, muitos Militantes descontentes decidiram unir-se e contestar tais "lideranças", como foi o caso de Pedro Simões, mentor do "movimento" "Mudar de Vida", cujas reuniões de trabalho ocorriam precisamente em Paço de Arcos. E que acabou "roendo a corda", como é sabido!
Reconhecendo ter do seu lado "a força da razão" e não "a razão da força", esses Militantes entenderam candidatar-se, sempre que ocorressem eleições para a CP da Secção. Como não tínhamos, não temos e não queremos ter capacidade financeira para formar um "sindicato de votos", perdemos sistematicamente as ditas eleições, sem que isso nos impedisse de continuar a persistir na nossa luta pela Verdade e Credibilidade!
Passemos os "entretantos" e vamos ao que interessa realmente...
Sem nunca deixar cair os braços, esses Militantes - com o acordo e suporte de muitos outros -, subscreveram esta "Carta aos Militantes".
Enquanto isso, o presidente da CP da Secção de Oeiras, Alexandre Luz, era nomeado para um cargo - não remunarado, mas de confiança política - na "OeirasExpo".
Acumulava, também, desde 28/10/2005, as funções de Adjunto do Vereador Paulo Vistas Casinhas...
Tudo isto "revoltou" as "mentes moralistas" da Secção de Oeiras, que emitiu o seguinte "comunicado", com "queixinhas" e "ameaças" (até junto do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD) aos subscritores da Carta aos Militantes.
Ora, se este "fervoroso militante", de seu nome Alexandre Martins da Luz, não teve qualquer pejo em celebrar a vitória do movimento IOMAF, ao lado do seu "chefe" Paulo Vistas, e de seu irmão e ex-presidente da CP de Secção, no "Luar da Barra"...
... qual a moral que lhe assiste para queixar-se de verdadeiros Militantes que não trairam a causa Social-Democrata no Concelho de Oeiras?
Nenhuma, digo-vos eu!
Até porque, na sequência da nomeação "não remunerada" mas de "confiança política" já referida, surge mais uma... através da "deliberação de nº 370/2009", aprovada a 22 de Abril em reunião da CMO, com cinco votos a favor e quatro contra. Presentes, três Vereadores (incluindo o presidente) do IOMAF (faltou um), quatro do PSD, um do PS (faltou um) e um da CDU.
Façam as continhas e entendam quem votou em quem...
Agora, Alexandre Martins da Luz, acumula as funções (não remuneradas) de Administrador da Sociedade Comercial "Oeiras Primus" (até podia ser "sobrinho" em vez de "primus", claro...)!
Em Algés, seguiram-se os "exemplos" de Oeiras, e o Tesoureiro daquela Secção foi nomeado Chefe de Gabinete do presidente da CMO, como podem constatar aqui!
A "moral" desta "gentinha" é tanta e tal, que não resisto a brindar-vos com mais esta lista:
Composição do Gabinete da Presidência e dos Gabinetes da Vereação da CMO
Confirmem quem é quem e quem ganha o quê! "Tudo bons rapazes"...
Perante tuda esta pouca vergonha, os Militantes receberão em breve esta elucidativa carta!
De Anónimo a 4 de Maio de 2009 às 10:57
Este post está simplesmente...
ESPECTACULAR!
Caro "Anónimo",
Que hei-de dizer-lhe? Apenas e só, obrigado pelo seu apoio!
Aqui, no "Pinhanços", conte sempre com a Verdade!
De ANÓNIMO a 4 de Maio de 2009 às 12:59
Muito bem. Há que desmascarar a IOMAFIA
Caro "Anónimo", no que depender de mim...
À beira de comemorar três anos, acredito agora que o "Pinhanços dixit..." não irá "morrer" nos próximos quatro anos. Pelo "andar da carruagem", e tal como a "Nau Catrineta", haverá certamente muito que contar...
De Paulo Lopes a 5 de Maio de 2009 às 10:04
Rui,
É sempre bom haver alguém que não se cala, alguém que conta as verdades por mais inconvenientes que sejam, alguém que mantém uma chama acesa em nome do PSD.
Continue! Não desista!
Amigo Paulo,
Sei que são palavras sentidas, pois ambos partilhamos esta forma de estar na Vida e na Política.
Recorda-se que o "Pinhanços" já esteve para "morrer" pod duas vezes... e continuou!
Estive também para "matá-lo" no final deste mandato, cumprida que era a sua "missão"... mas vai continuar, pois prevejo tempos difíceis para o nosso PSD no Município de Oeiras.
Obrigado pelas suas palavras.
De O Santo a 5 de Maio de 2009 às 14:12
Boas tardes.
Para quem souber.
Gostaria de saber que habilitações são necessárias para se ser adjunto de vereador?
Pelo que pude constatar nas composições dos vários Gabinetes de Vereação, há alguns indivíduos que nem escrever correctamente o português sabem, quanto mais para exercerem determinadas funções, no caso, adjuntos de vereação, que exigem determinadas qualificações técnicas.
A propósito, será que sabem inclusive escrever o próprio nome?
Talvez... as Novas Oportunidades!!!!!?????
Caro "O Santo", coisa rara nos dias que correm.
Sendo as funções/cargos de adjunto, chefe de gabinete ou assessor (alguns) de nomeação política (daí a razão deste "post"), presumo não haver um aferir de habilitações literárias. Presumo...
Independentemente disso, tenho para mim que uma das principais exigências deveria ser a forma de "trato" com a população (Munícipe ou Freguês), algo que tem sido francamente descurado, pois tudo vem indicando que o "poder sobe à cabeça", a humildade desaparece e é substituída pela arrogância.
É assim nas Autarquias (considero-as excepções) mas também no Governo. Penso eu de que...
Recordo aquilo que escrevi, quando do "escândalo" de Sócrates ser ou não engenheiro. Para mim, era mais importante que fosse bom primeiro-ministro... o que não é o caso!
Fica o agradecimento pelo seu oportuno comentário.
De Sem Interesse a 5 de Maio de 2009 às 16:12
HUMMMMMMMMMMM, parece-me que há muita gente com vontade de também ter um tachinho, panela, frigideira, sei lá... qualquer coisinha ......
Ou ainda existe alguém que pensa que se forem outros ñão serão os "amigos" os convidados para as comissões de serviços? Não. é concurso público, internacional e totalmente desconhecido, sem que tenha a confiança politica de quem lá está!!!
Está-se mesmo a ver. Deixem de brincar e tentem trabalhar - mas não para o ter um tacho - façam qualquer coisa, produzam, nao estejam à espera que o partido vos "pague" o tempo e altruismo que pretentem demonstrar. Toca a trabalhar. Chega de bricandeiras. Digo eu...que trabalho e que o partido nunca me deu nada, nem tem de dar. pago as quotas e voto. ponto final!
Caro "Sem Interesse", como comenta duas vezes, respondo-lhe no segundo. Concorda?
De Anónimo a 5 de Maio de 2009 às 16:59
Sem Interesse . Seria interessante saber quem é este altruista... e se me permite um pouco otario porque ve os seua migos verdinhos na camara a mamar e ele apoia sem qualquer interesse. Deve ser o unico EHHEHEHEH. Agora mais a seri é inqualificavel a forma como o PSD de Oeiras se deixouu subjugar pelos dinheiritos de uma assessoria e um pelourozito.. Nao tem coluna e por isso RUI que nao lhe doam as mãos
De Sem Interesse a 5 de Maio de 2009 às 17:29
Meu Caro - Sou do PSD -não votei na lista que ganhou e nao preciso da Câmara para nada (a nao ser para pagar as contribuições).
Estou-me nas tintas para quem ganha 3000 ou 500
Compreendo que exista quem precise. Já agora vale a pena verificar a lista de atribuições de casas, jantares, almoços, viagens, empregos e demais.... desde 13 de Janeiro de 1986
Caro "Anónimo", não comento a primeira parte do que escreve, já que pela minha parte o "Pinhanços" estará sempre disponível para receber opiniões pró e contra de quem o entenda fazer, com respeito e elevação!
Quanto à segunda parte, subscrevo inteiramente o lamento para com "aquilo" em que se tornou o PSD de Oeiras. Não podia estar mais de acordo!
Foi e é contra este estado de coisas que me bati e continuarei a bater: Verdade, Credibilidade e Moralidade. Sem isso, que somos, afinal?
Obrigado pelas suas palavras de ânimo.
De Sem Interesse a 5 de Maio de 2009 às 17:54
que o mal entendido seja esclarecido. Nao sou altruista, nao sou militante activo, limito-me a votar.
Sou militante há cerca de 25 anos e já vi muita gente passar pelo PSD de Oeiras e Paço de Arcos. Nao sendo activo, sou atento,vi muitos a cuspir no prato que lhes deu a sopa. Felizmente nao preciso destas "guerras" e nada motivado para o efeito.
Aliás acrescento que o único comentário que fiz foi directamente para a sede do partido pedindo para porem um travao e ordem na secção de oeiras. e já foi há bastante tempo.
Como as minhas intervenções nao sao relevantes nem tao pouco interessantes, este é o meu primeiro e ultimo contacto.
Nao votarei mais enquanto verificar que o PSD local está como está.
Uma palavra sobre o Presidente da Câmara - tantos lhe bateram à porta, tantos lhe pediram favores tantos contribuiram para o estado actual e sobra só para ele? Acreditam nisso? eu nao! muita gente deve estar a acender velinhas para se esquecerem que existem....digo eu....
Ora, Caro "Sem Interesse", vamos então às respostas.
1.º comentário: como generaliza, fico sem saber se se refere também a mim, pelo que estou no direito de dar-lhe a minha opinião. Tal como escrevi atrás, são funções/cargos de "nomeação política", de confiança política, razão porque critico apenas a forma como alguns "se venderam" por esses cargos, traindo amigos ou arrogando-se uma moral que nem de perto nem de longe praticam. Como não me "fiz" nem "faço" ao "tachinho, panela, frigideira", trabalho sem qualquer ligação ao partido e comecei a trabalhar aos 16/17 anos, a "carapuça" não me encaixa...
Como Militante do PSD, não me limito a pagar quotas e a votar; tenho o direito e o dever de ir mais longe: o de intervir, pensar e agir; se discordo, digo-o e não aplaudo ordeiramente com medo de não ter "tacho". Talvez por isso não o tenha...
2.º comentário: sou Militante há menos de 20 anos e também já vi e ouvi muita gente e muita coisa acontecer em Oeiras e Paço de Arcos. Repito: sempre que discordei, disse-o olhos nos olhos, incluindo ao dr. Isaltino Morais, uma vez quando fui a seu gabinete solicitar apoio à candidatura de João Serra à Secção e a última, na Praceta Dionísio Matias, ainda o IOMAF estava em formação. Da sua parte, nunca sofri qualquer retaliação, antes me respondeu que, "como você sabe, sou transmontano de antes vergar que torcer". O "problema" foram/são aqueles "mais papistas que o Papa" ou os que "querem mostrar serviço"...
Quanto ao "cuspir no prato onde comeram a sopa"; estou totalmente de acordo: não é o meu caso, mas outros não podem dizer o mesmo. Assim de repente, lembrei-me de três "promissores políticos da nossa praça"...
Finalmente, dizer-lhe que não deve deixar de votar (o voto é também mudança) e ainda que concordo com o que diz do Presidente da Câmara. A mim, fez-me um favor que não pedi e de forma anónima. Já tive oportunidade de agradecer e fi-lo publicamente, também neste "blog". Estranho, de facto, que muitos "nomes" que "subiram" depressa e muito, não tenham vindo à luz do dia. Porque foram "protegidos" ou porque se "protegeram"...? Não sei nem quero saber! O dr. Isaltino Morais conhece-os muito melhor do que eu e, se os não quer divulgar, é lá com ele!
Mas que estranh, lá isso é verdade!
De PAGADOR DE IMPOSTOS a 5 de Maio de 2009 às 19:04
Este sem interesse é mesmo engraçadinho. Para além de ter um óptimo emprego, pois trabalha, gosta muito de pagar o IMI que se paga em Oeiras, com os excelentes rendimentos que deve ter, para pagar adjuntos que mal sabem escrever.
PSD-Já agora para que servem os Adjuntos? O que fazem? Se calhar era uma boa maneira de baixar impostos?.....
Caro "Pagador de Impostos", ninguém gosta de os pagar, não é, ainda que seja elevado IMI...?
Tendo em conta que existem 351 Municípios, outros tantos presidentes e vice-presidentes e uns bons 2.000 vereadores (pelo menos), seria uma forma de reduzir os impostos. Mas sou dos que acham que os "cortes" não devem passar por aí. Há duas décadas, outros "negócios" e "negociantes" passavam despercebidos; hoje, felizmente, a Comunicação Social, os "blogues" e a Internet mostram-nos (quase em tempo real) quem são, o que fazem, de onde lhes vêm os "rendimentos" e quanto, mesmo que Sócrates os acuse de urdirem "campanhas negras". Lembro-lhe apenas quantos gestores públicos - impreparados e sem capacidade para o serem - levam para casa centenas de milhões anuais. Se falham nas estratégias, alguém os penaliza ou restituem uma boa fatia do "bolo" (a promessa disso acontecer, até agora, não ocorreu e duvido que ocorra)? Quais os resultados das PPP's? Prejuízos, prejuízos e prejuízos. Quem os suporta? Os mesmos de sempre.
Na Banca (começando pelo BdP), é a mesma coisa: centenas de milhões "desaparecem" ou são "mal investidos", as centenas de milhões de lucros reduzem-se uns 20 por cento... e o mundo desaba...
Claro que são privados, dir-me-ão. Concordo e defendo a iniciativa privada, mas que alguém tem de por cobro à roubalheira, também é verdade. E que vemos? Mais milhares de milhões do Estado (que somos todos nós) para ajudar os "desgraçadinhos" e o Zé Pagante sempre a desembolsar. A Agricultura e as Pescas vêem quase mil milhões "passarem ao lado" e o que acontece? O sr. "menistro" diz que o prazo é até daqui a não sei quantos anos. Porquê? Não é agora que eles são precisos?
Toda esta gente, mais os futebolistas e outros continuam a não pagar os impostos devidos. Aí, sim, é que viveríamos no paraíso...
Mas não. Pagamos e calamos!
Amigo Rui Freitas;
Muitos sabem o que aqui conta mas ainda bem que o faz, - da forma livre e sem receios que lhe é habitual - para esclarecer os que não sabem e os 'distraídos'.
Um abrao com muita amizade.
IM
Amiga Isabel, como diria a "Zézinha", eles sabem que ei sei que eles sabem... ou o inverso, se quiserem!
Mas, de facto, há sempre quem não saiba e, pior ainda, não queira saber ou faça que não sabe.
"Pior cego é o que não quer ver", já diziam os meus ancestrais. E é verdade.
Por isso, gosto de "refrescar" memórias amnésicas: dá gosto e faz bem...
Obrigado pelas suas palavras, já que a Amizade não se agradece!
'abraço', obviamente!
Comentar post