Propositadamente, este post não contém qualquer foto, porque me recuso a fomentar ou mesmo aceitar a cegueira, a alienação, o ensurdecedor bruaá motivado por este dito "fenómeno": a transferência escandolasamente paga de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid!
Começo por confessar que o futebol não é o meu desporto favorito, por tudo aquilo que, hoje, está por detrás, muito diferente de quando o meu pai quase pagava para suar a camisola dos três clubes em que jogou...
Ademais, sei que os defensores deste "desporto" irão reagir da forma habitual e com as respostas já conhecidas; é um desporto de massas (dumas e doutra$); movimenta milhões de adeptos em todo o mundo; o pagamento não sai de cofres portugueses; blá, blá, blá!
É verdade e, além disso, Cristiano Ronaldo é meu conterrâneo. Aliás, ele nem é "culpado" no caso vertente; pagam-lhe e ele limita-se a aceitar e a receber.
Que tem talento? Claro que tem!
Que é o melhor do Mundo? Assim foi considerado?
Que "respira" futebol, sonha com futebol, "come" futebol, vibra com o futebol, "transforma-se" quando está em campo... É verdade!
Mas isso não me inibe de considerar esta e outras recentes "vendas" e "aquisições" de escandalosas! Esta - dize os peritos - é a maior de sempre em todo o Mundo!
Não houve Jornal, Rádio ou Televisão (em Portugal e na "estranja") que não abordasse e ou analisasse aprofundadamente este "fenómeno"... Hoje, desisti de ver televisão!
Não chego ao hipócrito limite de afirmar que, se me pagassem bem, não aceitaria mudar de emprego. Quem o faria?
Mas, convenhamos... Nenhum homem vale cerca de 100 milhões de euros só por pontapear bem uma bola de futebol! Nos EUA, outro português noutra modalidade, foi transferido por valor superior, eu sei!
Não há muito tempo, quando o "CR 7" foi eleito o melhor do Mundo, conversava com um Amigo que criticava o facto de Miguel Cadilhe ir receber 275 mil euros por ano para gerir um Banco. É muito? É pouco? Não discuto: também lhe ofereceram isso e ele aceitou.
Mas questionei então esse Amigo com este desabafo: e que dizes do Ronaldo receber isso apenas num mês de "trabalho"?
Resposta pronta (aí está!): Ah, mas o Ronaldo movimenta e mobiliza milhões de adeptos!
Estava tudo dito e a conversa acabou ali!
Provas de corrupção, de "lavagem" de dinheiro, não há; mas todos "suspeitamos" que há!
Que fique bem claro que não invejo o "CR 7", que apenas aproveita a oportunidade na plenitude da sua vida!
Entendo, isso sim, que É VERGONHOSO permitir-se que isto aconteça num Mundo dito em crise, perturbado por subidas e descidas de Bolsas, especulação desenfreada, desaparecimento de grandes empresas (algumas/muitas centenas em todo o Mundo, valeria a pena investigar; mas quem o fará?), progressão exponencial da fome e da miséria, guerras, genocídios de idosos, mulheres e crianças...
Repito e repetirei até à exaustão: é uma vergonha, um crime e um atentado à dignidade do Ser Humano!
Basta recordarmos, também, episódios mais ou menos recentes entre os casos de corrupção em Marbella e um outro clube espanhol.
Portugal é alheio a toda esta vergonha? Não, não é! Basta recordarmos as "pesadas" penas a que têm sido sujeitos os dirigentes desportivos no nosso País!
O mesmo País em que "a Segurança Social atribuiu de forma irregular 132 milhões de euros em subsídios de desemprego" e em que o primeiro-ministro "corrigiu este ano quatro das suas declarações de rendimentos entregues no Tribunal Constitucional como ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território e como deputado, em 1999, 2000 e 2001". Apenas "uma gota no oceano"...
Se um futebolista "vale" quase 100 milhões, só por "mudar de camisola", quanto estará o Mundo disposto a pagar a um investigador, a um médico que salva vidas, a um cientista que descubra a cura para doenças até agora incuráveis?
Um bilião de euros? Um trilião...?
Desculpem lá, mas não aceito isto; É UMA VERGONHA para a raça Humana!
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies