Há três Congressos atrás (Abril de 2005), aconteceu, felizmente, aquilo que eu já ansiava desde Viseu, pelo menos: o Dr. Luís Manuel Marques Mendes foi eleito Presidente do Partido Social Democrata.
Recordo isto, para que fique claro, desde já (para quem ainda não soubesse), que sempre apoiei (e não apenas quando ganhou) aquele que é, hoje, o dirigente máximo do meu Partido.
Mas, curiosamente ou talvez não, desde aí, Marques Mendes tem sido confrontado - velada ou abertamente - com as mais diversas formas de pressão, vindas do exterior mas, sobretudo, de dentro do PSD.
Curiosamente, também, alguns desses críticos tiveram, noutro tempo, possibilidade de "mostrar o que valiam"... mas "não foram a jogo", como é o caso recente de António Borges e de muitos outros!
Como Carlos Carreiras e Helena Lopes da Costa (respaldados por militantes que ainda são e por outros que já não são), que "foram a jogo" e perderam. É assim que funcionam as instituições democráticas... e o PSD, por maioria de razão!
Perdoem-me, por isso, o "estafado chavão", mas não resisto a recordá-lo aqui e agora: Desde a sua eleição, Marques Mendes "foi sempre a jogo" e ganhou tudo o que tinha que ganhar!
Certo?
Agora, "deixem-no trabalhar"!
Mais directamente - e na qualidade de militante inscrito na Secção de Oeiras do PSD -, interessa-me, acima de tudo, que os dirigentes nacionais (incluindo a recém-eleita Presidente da Distrital de Lisboa, Dra. Paula Teixeira da Cruz - que aproveito para saudar novamente) voltem as suas atenções para o que se passa nesta "casa" oeirense. E, convenhamos que não o fizeram nos últimos tempos ou, na melhor das hipóteses, não o fizeram com "olhos de ver"!
Escrevia há dias o Presidente da CP da Secção, em resposta ao "Expresso", que a Secção de Oeiras tem 1.300 militantes. Pode ser que constem das listagens, mas a verdade é que, desde há muito, apenas menos de metade tem constado dos cadernos eleitorais e, destes, pouco mais de metade exerce o seu direito de voto.
Dá que pensar... não dá?
Historiar qual tem sido o "trabalho" dos dirigentes locais, seria por demais fastidioso e desnecessário, já que o mesmo é "bem conhecido" a nível nacional e aproveitado (correcta e profissionalmente, diga-se) pela Comunicação Social mais interventiva em questões políticas, com particular destaque para as mediáticas televisões. Não me deterei, por isso, neste tema.
Antes prefiro deixar para reflexão - dos "tais" 1.300 militantes e, sobretudo, dos seiscentos e tal com direito a votar - algumas questões que, essas sim, merecem a nossa atenção. Digo "nossa", porque TODOS não somos demais para "forçar" a mudança necessária e urgente!
Onde estão os 1.300 militantes?
Onde estão os 587 militantes que constavam do último caderno eleitoral?
Porque votaram apenas 263?
Estas, as primeiras perguntas que deixo à consideração dos militantes que lerem este "Blog"!
Mas há mais:
Consternou-me, outra vez, que muitos dos 587 inscritos fossem antigos militantes (muitos desde a primeira hora) e não tivessem comparecido a mais um acto eleitoral... Porquê?
E, quantos não constavam do caderno eleitoral, simplesmente porque "deixaram de pagar" a quota a que se "obrigaram" quando iniciaram a sua militância?
Já agora: onde está essa militância?
Alguns, já "desabafaram" comigo, perguntando-me: "para quê, se são sempre os mesmos a candidatar-se a tudo, se são sempre os mesmos a ganhar"?
E eu respondo: "Companheiro, se você não participar na vida local do Partido, não tem direito a fazer-me essa queixa". E é verdade!
Militância é igual a participação. Quem não participa, não pode exigir ou queixar-se!
Apelo, portanto, a esses "antigos" militantes que voltem a participar e a militar a sério na vida do PSD de Oeiras. Só assim deixarão de ser "sempre os mesmos a ganhar". Eu e muitos outros Companheiros "resistentes", temos feito a "nossa parte". É chegado o momento de você, Companheiro "desiludido", fazer a sua!
Outros Companheiros, chegam ao ponto de dizer-me que "votar PSD laranja" ou "PSD verde" é a mesma coisa... Foi o que "lhes disseram"...
Não, Companheiros, NÃO É A MESMA COISA, pela simples razão de que NÃO HÁ "PSD LARANJA" e "PSD VERDE ALFACE": HÁ PSD-Partido Social Democrata... e os outros!
Ponto final!
Aos Companheiros "resistentes" (acusados que somos já de constituir uma "Comissão Política Sombra"), lanço um desafio:
Recuperem para a militância os "antigos" Companheiros que, por diversas razões, se foram desiludindo...
Expliquem aos "antigos" Companheiros o quão importantes eles são, se querem, realmente, que não sejam "sempre os mesmos" a ganhar os actos eleitorais...
Mobilizem os jovens e os menos jovens (ainda não Militantes) para uma causa que sabemos SÉRIA e JUSTA...
É que 2009 está já "aí à porta" e, isso, deve dar-nos que pensar... a TODOS!
Arregacemos as mangas e... VAMOS AO TRABALHO... pois "água mole em pedra dura..."
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies