Terça-feira, 24 de Agosto de 2010
JFPA: novo site ao fim de cinco anos!

Constou do programa eleitoral IOMAF em 2005... Voltou a constar em 2009... Finalmente, foi renovado, mas nem por isso melhorado!

Refiro-me, como já perceberam, ao remodelado site da Junta de Freguesia de Paço de Arcos.

 

 

Recebi diversos comentários sobre a sua prometida reaparição e outros tantos quando foi recolocado on-line. Mas, devido a alguns problemazitos de saúde, só hoje o visitei, razão porque não posso - em bom rigor - fazer profunda análise sobre o mesmo. Ficará para daqui a alguns dias!

Confesso (não me custa nada fazê-lo) que gostei do "novo visual" que lhe imprimiu a empresa vizinha da Junta e que com ela colabora noutro âmbito da informática.

Constatei também que, finalmente, foram devidamente actualizados os nomes, cargos e funções dos eleitos à Junta e Assembleia de Freguesia.

No entanto, lamento profundammente que os responsáveis (?) tenham decidido "apagar" a História recente da Autarquia, dando a entender que, antes deles... foi o caos! Não existiram Presidentes desde 1926 até 2009, esfumaram-se as fotos e os nomes de quantos foram mui justamente Homenageados no Dia da Freguesia (7 de Dezembro), suprimiram-se as obras realizadas e devidamente documentadas desde 1998 (as três mais emblemáticas - arranjo e asfaltagem do Jardim, cobertura da fétida vala na Rua Peixinho Júnior e os novos acessos para deficientes e idosos à Igreja Paroquial -, em boa verdade, já haviam sido "censuradas" em 2005), enfim, todos os actos solenes, culturais, de solidariedade, festejos, passeios, tardes dançantes, colaboração com as nossas (então) quatro Escolas do Ensino Básico, a Preparatória e a Secundária, almoços natalícios com as/os funcionárias/os, acções de formação, recepção de IRS, um sem-número de actividades e iniciativas que eu - ninguém mais - tinha o cuidado de manter actualizadas quase diariamente.

Diz o Povo que "as boas acções ficam com quem as pratica", e é bem verdade!

Pensava (e esperava) eu que, em cinco anos, seriam finalmente actualizados alguns items que não cheguei a completar; mas não... os dados das empresas da Freguesia estão desactualizadíssimos - algumas delas já nem existem -, e, espanto dos espantos, da lista de links constam a Escola Básica nº1 de Paço de Arcos, Escola Ensino Básico nº2 de Paço de Arcos (já há muito encerrada e com última alteração 20-02-2005) e Escola Ensino Básico nº3 de Paço de Arcos (Calendário para o Ano Lectivo de 2002/2003).

Dir-me-ão: a culpa é das Escolas cujas páginas não estão actualizadas. E eu digo, não, a culpa é da falta de cuidado de quem até se esqueceu que esses Estabelecimentos de Ensino são há muito designados como Escola EB1 Dionísio dos Santos Matias e Escola EB1 Dr. Anselmo de Oliveira, já que a Escola EB1 Dra. Luciana Seruca nem é mencionada e que a Escola Básica n.º 2 fechou portas com promessas de outras valências...

Fazer mal custa tanto como fazer bem; se calhar, é por isso que ainda surge a Escola Militar de Electromecânica e - vai dar bronca... - a Câmara Municipal de Oeiras não tem direito a link.

Numa Freguesia que pode orgulhar-se de tanto oferecer a habitantes e visitantes, a Junta "encontrou" apenas quatro locais dignos de visita: o Palácio dos Arcos, os Fornos da Cal, o Museu do Automóvel (que já não é Museu mas mantém viaturas Ford pertencentes a Isaltino Morais) e o Forte da Giribita...

Paupérrimas são, ainda as escassas Notícias e os Eventos (desde 2005, não fizeram mais do que o reportado ou a História é mesmo toda para apagar?). Aliás, o meu espanto incide de novo neste item, que passo a explicar: dos Eventos das Festas, consta a Inauguração de Exposição de Conchas Exóticas, a 28 de Agosto, quando o que refere o programa das ditas para esse mesmo dia é Inauguração de Vitrina com Miniaturas de Embarcações. Em que ficamos? Andaram a copiar antigos programas, foi? Se não foi, parece!

Já no que concerne aos Telefones Úteis, lembraram-se da CMO... mas esqueceram as Escolas e muitos outros bem necessários, como por exemplo, a Extensão do Centro de Saúde...

Quanto a Actividades e Obras e Relatórios de Actividades dos 1.º e 2.º trimestres de 2010, apesar de questionado por um comentador a 19 de Agosto de 2010, repito que terei de ler com mais atenção... Mas do que li, ficaram-me para já algumas dúvidas.

Penso e espero que os membros da Assembleia de Freguesia, em Setembro, tenham o cuidado de inquirir (como fizeram comigo) como foi feita a escolha da empresa de webdesign e respectivos custos, e já agora quanto renderá a publicidade profusamente espalhada pela Freguesia dos patrocinadores das Festas. Deve ser para cima dum balúrdio, a julgar pela quantidade (e qualidade) das empresas publicitadas.

A este propósito, deixo-vos duas simples perguntas:

A CMO (única entidade que o pode legalmente fazer) autorizou a sua afixação? A Junta "já" pode receber verbas de publicidade ou a Comissão de Festas vai mesmo funcionar a 100 por cento?

Que me responda quem souber!



Publicado por rui.freitas às 01:29
Link do post | Adicionar aos favoritos

De freguês a 24 de Agosto de 2010 às 15:54
Esperando que encontre restabelecido deixo aqui mais umas coisinhas para analisar e algumas questões que realmente me incomodam:
Festas:
Desta vez os comerciantes não patrocinaram? não quiseram ou a presidenta não achou por bem misturar os pobres comerciantes da vila com as grandes empresas patrocinadoras deste ano? ou foram mesmo os comerciantes que se negaram a ajudar quem não os ajuda?
grandes Patrocinadores; participaram com quanto' o suficiente para decorar as ruas com cartazes gigantescos de auto-promoção e que não mencionam o seu caracter de patrocinadores?
Quem são eles? ok a universidade sabemos o que é, sendo alias um dos patrões do presidenta da junta.
Rocail, uma empresa de informática sem meios informáticos (site) situada em Algés e que não tem a concessão do site de Paço de Arcos, patrocina porque? sou só eu ou não me cheira a nada bom.?
A Logica, empresa que tem varias sedes mas nenhuma no Concelho de Oeiras, qual foi a lógica?
A Prospectiva que não presta serviços em Oeiras?
Só espero que a Delta tenha representação nas festas como nos outros anos e que tenhamos agua tónica e gingerale com fartura.
Eu até sou um fulano muito mal pensado, mas se me dão ferramentas destas....
Site:
Ok, é bonito, assim logo á cabeça.
Serve para alguma coisa? até agora para nada.
Querem apagar as memórias do que foi Paço de Arcos? não é assim.
Esta desactualizado e só cumpre como cala-idiotas, para dizer que já existe site. Existe? sim. Funciona? não. Já pareço o Marcelo!
Ligando ambas coisas Festas-Site: A alguém lhe parece suspeito que uma empresa de informática de Algés (e que não patrocinou as Festas de Algés, local da sua sede) patrocine de bom grado uma junta que contrata os serviços por eles fornecidos a outra empresa? è que ele há coisas!
Bombeiros:
è com muita pena que vejo que a palavra do presidente dos bombeiros, Carlos André, vale o mesmo que nada! faz uma declaração publica de repudio e indignação, faz com que a terra se soliaderize com eles e depois dá o dito por não dito. Pelos vistos estão todos bem uns para os outros. Atenção, a AHBVPA está acima desta polemica, as pessoas que a dirigem é que parecem não ter um pingo de vergonha na cara.


De rui.freitas a 25 de Agosto de 2010 às 00:13
Amigo e Freguês, agradeço sinceramente os votos de restabelecimento da saúde; melhor, graças a Deus, mas ainda em tratamento. Obrigado!
Começo por "desafiá-lo" com uma pergunta: se presidisse às Festas e tivesse patrocinadores "de peso" como aqueles que se vêm por toda a Freguesia, preocupava-se em ir de porta em porta a pedir apoio ao Comércio Local? Até acredito que o fizesse, pois eu não deixaria de o fazer, quanto mais não fosse para dar masi visibilidade ao moribundo Comércio da nossa terra. Mas não foi a sra. presidenta que escreveu no Programa que, este ano apostaria numa "criteriosa escolha dos feirantes"? Pelos vistos, fez o mesmo com o Comércio Tradicional Local (de que fazem parte os seus próprios pais) e não lhes encontrou qualidade... Notei, entre outros, a falta de estabelecimentos como os restaurantes A Marítima, O Xico, A Carula, Os Arcos, Casa Gallega, Casa da Dízima, já que dos que se localizam fora do Centro Histórico cairam no esquecimento.
Nada me move contra aqueles que referimos aqui, pois em tempo de "vacas magras", toda a ajuda é bem vinda. O que estranho, tal como o meu amigo, é surgir do nada tanta ajuda. Desinteressada? Desconfio! Esqueci-me, esquecemo-nos da Schweppes, que até nem ficou mal a tapar o "géiser" (ou ficou?). Palavra que se ele agora jorrar água tónica, quem lá vai beber sou eu!
Bom, voltando aos patrocinadores (e são tantos: UATLA, Logica, Rocail, Prospectiva, Leadership e Delta, mais os apoios da JCDecaux, Baixa62, VivaFit, Espacimark, Cateri, on the road e, calro, Parques Tejo), repito a pergunta que aqui deixei ontem: a CMO autorizou a profusa afixação publicitária? Claro que me dirão que sim, pois agora é fácil conseguir autorização retroactiva... Só para calar a malta que tem a mania de dizer as verdades. Como e a quem será feito o pagamento... e quanto? Estas, são questões que espero ver abordadas em sede de AF. Ao menos pelo Patrick, com alguns murros na mesa à mistura!
Bonitinho mas muito pobrezinho, é que que me apraz dizer acerca do "sebastiânico" "site". Falta tanta, mas tanta informação que melhor seria aguardaarmos outros cinco anos por coisa mais completa. E é claro que voltarei ao tema...
A terminar, escuso-me de repetir a elevada estima e amizade que tenho pelos nossos Bombeiros e o respeito pela AHBVPA mas, de facto, depois da tempestade em copo de água... viu-se o resultado. Enfim, certamente outros interesses se levantaram!


De Anónimo a 25 de Agosto de 2010 às 00:57
Era só o que faltava dar visibilidade aqueles pindéricos de comerciantes que temos na Vila. Aqui ninguém tem coisas de marca, é só versão pobrezinhos , nem uma pastelaria Versalles , nem nada, nem uma Fnac, credo
Vai-se promover o que? gente trabalhadora, que conhecem toda a gente, que falam pelos cotovelos com todos? que conhecem as nossas famílias desde os mais velhos aos mais novos e que ainda por cima tem a lata de vender fiado muitas das vezes? E vamos promove-los? Nunca!
E depois, andar a pedir colaboração às lojas com este sol, de saltos altos nestas calçadas de medo, desculpem lá, entendo bem que tenham optado por empresas grandes, que recebem em salas com ar acondicionado e oferecem cafezinho e agua fria e só a troco de que se lhes coloquem uns catrapázios a tapar aqueles pilares horrorosos que sustentam o Satu . Já viram que finalmente o Satu tem um propósito digno, amparar a publicidade daquelas empresas de fora que tão generosamente deram uns euritos para as nossas festas.
Ninguém conhece estas empresas e nem tem site? e depois? a Junta também não tinha e não foi por isso que deixou de cumprir com as suas obrigações!
Mas pronto, o chato do Patrick lá dirá umas coisas feias na Assembleia, inconvenientemente, e pode, se o Sr. . Tesoureiro se lembrar na altura, que se saiba quanto pagaram estas empresas e se podiam ou não colocar essa publicidade.
Pronto, já temos site, deixem lá de chatear o executivo. Nunca ninguém pediu um site que funcionasse, só pediram um site, e um site nos deram. Nunca ficam satisfeitos com nada! Que cambada!
Pronto, os bombeiros reconsideraram, já tinham mandado matar o porco e não podiam ficar com as febras a apodrecer. Com certeza que em breve o Carlos André mandara publicar as fotos da matança do porco a justificar ter dado o dito por não dito. Se ele não tiver, o Sr. Fernando deve ter.




Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub