Terça-feira, 24 de Agosto de 2010
JFPA: novo site ao fim de cinco anos!

Constou do programa eleitoral IOMAF em 2005... Voltou a constar em 2009... Finalmente, foi renovado, mas nem por isso melhorado!

Refiro-me, como já perceberam, ao remodelado site da Junta de Freguesia de Paço de Arcos.

 

 

Recebi diversos comentários sobre a sua prometida reaparição e outros tantos quando foi recolocado on-line. Mas, devido a alguns problemazitos de saúde, só hoje o visitei, razão porque não posso - em bom rigor - fazer profunda análise sobre o mesmo. Ficará para daqui a alguns dias!

Confesso (não me custa nada fazê-lo) que gostei do "novo visual" que lhe imprimiu a empresa vizinha da Junta e que com ela colabora noutro âmbito da informática.

Constatei também que, finalmente, foram devidamente actualizados os nomes, cargos e funções dos eleitos à Junta e Assembleia de Freguesia.

No entanto, lamento profundammente que os responsáveis (?) tenham decidido "apagar" a História recente da Autarquia, dando a entender que, antes deles... foi o caos! Não existiram Presidentes desde 1926 até 2009, esfumaram-se as fotos e os nomes de quantos foram mui justamente Homenageados no Dia da Freguesia (7 de Dezembro), suprimiram-se as obras realizadas e devidamente documentadas desde 1998 (as três mais emblemáticas - arranjo e asfaltagem do Jardim, cobertura da fétida vala na Rua Peixinho Júnior e os novos acessos para deficientes e idosos à Igreja Paroquial -, em boa verdade, já haviam sido "censuradas" em 2005), enfim, todos os actos solenes, culturais, de solidariedade, festejos, passeios, tardes dançantes, colaboração com as nossas (então) quatro Escolas do Ensino Básico, a Preparatória e a Secundária, almoços natalícios com as/os funcionárias/os, acções de formação, recepção de IRS, um sem-número de actividades e iniciativas que eu - ninguém mais - tinha o cuidado de manter actualizadas quase diariamente.

Diz o Povo que "as boas acções ficam com quem as pratica", e é bem verdade!

Pensava (e esperava) eu que, em cinco anos, seriam finalmente actualizados alguns items que não cheguei a completar; mas não... os dados das empresas da Freguesia estão desactualizadíssimos - algumas delas já nem existem -, e, espanto dos espantos, da lista de links constam a Escola Básica nº1 de Paço de Arcos, Escola Ensino Básico nº2 de Paço de Arcos (já há muito encerrada e com última alteração 20-02-2005) e Escola Ensino Básico nº3 de Paço de Arcos (Calendário para o Ano Lectivo de 2002/2003).

Dir-me-ão: a culpa é das Escolas cujas páginas não estão actualizadas. E eu digo, não, a culpa é da falta de cuidado de quem até se esqueceu que esses Estabelecimentos de Ensino são há muito designados como Escola EB1 Dionísio dos Santos Matias e Escola EB1 Dr. Anselmo de Oliveira, já que a Escola EB1 Dra. Luciana Seruca nem é mencionada e que a Escola Básica n.º 2 fechou portas com promessas de outras valências...

Fazer mal custa tanto como fazer bem; se calhar, é por isso que ainda surge a Escola Militar de Electromecânica e - vai dar bronca... - a Câmara Municipal de Oeiras não tem direito a link.

Numa Freguesia que pode orgulhar-se de tanto oferecer a habitantes e visitantes, a Junta "encontrou" apenas quatro locais dignos de visita: o Palácio dos Arcos, os Fornos da Cal, o Museu do Automóvel (que já não é Museu mas mantém viaturas Ford pertencentes a Isaltino Morais) e o Forte da Giribita...

Paupérrimas são, ainda as escassas Notícias e os Eventos (desde 2005, não fizeram mais do que o reportado ou a História é mesmo toda para apagar?). Aliás, o meu espanto incide de novo neste item, que passo a explicar: dos Eventos das Festas, consta a Inauguração de Exposição de Conchas Exóticas, a 28 de Agosto, quando o que refere o programa das ditas para esse mesmo dia é Inauguração de Vitrina com Miniaturas de Embarcações. Em que ficamos? Andaram a copiar antigos programas, foi? Se não foi, parece!

Já no que concerne aos Telefones Úteis, lembraram-se da CMO... mas esqueceram as Escolas e muitos outros bem necessários, como por exemplo, a Extensão do Centro de Saúde...

Quanto a Actividades e Obras e Relatórios de Actividades dos 1.º e 2.º trimestres de 2010, apesar de questionado por um comentador a 19 de Agosto de 2010, repito que terei de ler com mais atenção... Mas do que li, ficaram-me para já algumas dúvidas.

Penso e espero que os membros da Assembleia de Freguesia, em Setembro, tenham o cuidado de inquirir (como fizeram comigo) como foi feita a escolha da empresa de webdesign e respectivos custos, e já agora quanto renderá a publicidade profusamente espalhada pela Freguesia dos patrocinadores das Festas. Deve ser para cima dum balúrdio, a julgar pela quantidade (e qualidade) das empresas publicitadas.

A este propósito, deixo-vos duas simples perguntas:

A CMO (única entidade que o pode legalmente fazer) autorizou a sua afixação? A Junta "já" pode receber verbas de publicidade ou a Comissão de Festas vai mesmo funcionar a 100 por cento?

Que me responda quem souber!



Publicado por rui.freitas às 01:29
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

26 comentários:
De Luis a 25 de Agosto de 2010 às 12:07
Ainda bem que está de volta amigo Rui, já cá fazia falta. Espero que a sua saúde não lhe pregue mais partidas porque a nossa luta sem o meu amigo, perde toda a piada, mas na sua ausência tentámos aguentar o barco, não tão eficientemente como o Rui mas fizemos todos o que pudemos
Estes últimos dias tem sido cheios de novidades. Então diga lá o Rui que já andou nestas lides como é que se montam umas festas locais com patrocinadores de fora e se conseguem homologar os avisos publicitários , todos iguaizinhos e de montagem idêntica
Fiz o mesmo exercício que o Zé Povinho e o Rui, e realmente não consigo encontrar justificação lógica ao facto de serem estas empresas a patrocinarem as festas de Paço de Arcos, porque a nível de divulgação para elas não deve ser nada rentável Aqui há gato.
Cheira-me que mais uma vez é confusão entre as gestões SMAS CMO JFPA </a>... e não me admirava muito se dentro de algum tempo estas empresas tenham grandes contratos com a CMO e os SMAS . Sujidade politica e de gestão no seu melhor, que vergonha. Agora, aquela de uma grande empresa informática não ter site e ainda por cima patrocinar a Junta e como forma de agradecimento ser outra empresa a fornecer à junta o site.... é demasiado rocambolesco para me conseguir sentir confortável
Alias, está a perder-se o carácter das nossas festas, onde eram os nossos a participar, a doar o que podiam porque isso os fazia integrar-se com as festas e as suas gentes. Até isso nos estão a tirar. E ninguém se queixa. È uma vergonha.
Esta semana ouvi o amigo Martinez a contar entusiasmado que se vai organizar uma exposição de arte, com a sua associação, mas depois disse uma coisa que eu só espero que tenha sido um erro. A exposição vai ser no Oeiras Parque? O Que? Então o nosso comercio está a morrer e vão levar a exposição para o Oeiras Parque? Eles é que precisam de ajuda? Porque não faze-la no nosso centro histórico ? Porque não montar uma tenda gigante no jardim e faze-la lá? Porque não pedir ajuda à CMO e devidamente policiada e bem organizada, fazer com que esta exposição seja rentável para os nossos comerciantes e eles possam beneficiar do publico extra que nos possa visitar? ou estão tão conscientes de que um evento que tenha o dedo da Junta será tão mal organizado e divulgado que precisam beneficiar dos visitantes do Oeiras Parque que esses sim são visita garantida? E que tipo de exposição é esta? é uma exposição ou vão pendurar quadros? é que não deve ser bem a mesma coisa.
Meus amigos, já vi o site. Já temos Site! Não temos é informação no site, mas será que era preciso? Será que estes marmanjos pensam que enganam alguém? Se tinham duvidas de como se deve fazer um site de uma junta, tinham ido ver o de Carnaxide, Algés, etc. Um site só funciona se tiver conteúdos e não vale lá colocar só as coisas feitas por ele, que nem são muitas nem boas. Onde está a informação anterior, o que se fez até hoje? ou como não foi feita por eles não importa?
Custava muito ter verificado a informação antes de coloca-la no site? Aqui é que mostram a estupidez, editam um livrinho com todo o comercio de Paço de Arcos, colocam o livrinho à disposição do publico na junta e depois o que? perderam a base de dados e tiveram que colocar a informação antiga e desactualizada? O que é que está correcto segundo eles, o que colocaram no livrinho ou o que colocaram no site? quem tem o "pelouro" da comunicação na junta? será idiota!


De rui.freitas a 25 de Agosto de 2010 às 23:54
Amigo Luís, o meu muito obrigado pelos votos de melhoras, que ainda demorarão algum tempo mas, se Deus quiser, terão um final feliz.
Agradeço também a sua (vossa) preciosa colaboração/intervenção neste "blog", já que ela é mesmo imprescindível; Ninguém é uma ilha e todos somos necessários para não deixarmos que Paço de Arcos deixe de ocupar o lugar de destaque que, por direito, lhe pertence no todo do Município.
Posto isto, quero deixar bem claro - mais uma vez - que me preocupa seriamente tanta "fartura" publicitária nas nossas Festas. Ainda se tal "fartura" fosse transparentemente dirigida ao engrandecimento da Vila e Freguesia, através das Festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, ficaria calado. Mas tenho a certeza de que assim não será!
Pela primeira vez, desde 2009, tenho pena por não ocupar um lugar na Assembleia de Freguesia, o único Órgão com legitimidade para solicitar e obter respostas a tantas perguntas aqui expressas.
Sei que me repito, mas volto a lembrar que, "quando a esmola é muita..."
Pergunta-me o que eu faria; e eu respondo-lhe: se tivesse as "cunhas" que essa gente parece ter, a edição 2010 das nossas Festas seria um sucesso. E aproveitando a dita "fartura", não deixaria de promover o Comércio Tradicional que bem precisa, nem que fosse criando um pequeno Directório de Empresas Locais a inserir no Programa.
Devo confessar que não é fácil mobilizar/motivar os nossos comerciantes, alguns dos quais (guardo os nomes para mim), podendo, chegaram a doar 100 euros "choradinhos". Mas também havia que, não podendo tanto, propunha permutas que bastante jeito davam à Comissão de Festas, como por exemplo, oferecer "X" jantares ou almoços para os artistas a troco de um pequeno rectângulo publicitário. Agora, tudo indica que o desafogo chegou e, assim sendo, acho que não devem ser aceites lamentos ou desculpas por parte da organização (ou será Comissão?).
Jorge Barreto Xavier, ex-Vereador da CMO, é pessoa a quem a Associação Paço de Artes muito deve (mal me ficaria dizer que foi apenas graças a mim que a "Paço de Artes" pode orgulhar-se de ter hoje a Sede que tem e como a tem, pois para isso também trabalharam). O que é certo, é que no seu mandato, CMO e Junta proporcionaram à Associação con dições que jamais teve. E teve-as, porque as mereceu. Só que, às vezes, esquece...
O ideal, no caso presente, seria que o concretizar de velho sonho - a Bienal de Artes - pudesse ser mostrada no prometido e ainda sempre adiado Centro Cultural José de Castro. É que estou de acordo que, a realizar-se n o Oeiras Parque, não passará de um número grande mas ao qual os paço-arcuenses pouca importância darão. Temo que sim e oxalá me engane!
Este meu desagrado (penso que justo), foi já escrito por mim no local próprio: o "blog" da Associação. E com muita pena, já que continuo a considerar como amigos quase todos os membros da Direcção da "Paço de Artes". Só que me custa "engolir" algumas injustiças, mas nem por isso deixarei de marcar presença no "7.º Salão da Vila", no dia 28 de Agosto.
Desconhecia a existência do "livrinho" sobre o Comércio de Paço de Arcos, mas ainda bem que existe. Então, porque não utilizaram a informação dele constante no site da Junta? Certamente que o Autor e/ou o Editor nada teriam a opor, pelo que só podemos de rotular essa falha como puro comodismo e estupidez!
Para quem não saiba (e poucos o saberão), lembro que o meu Grande, Grande Amigo Luís Finote (infelizmente já falecido) fez o favor de me oferecer o CD comemorativo do 80.º Aniversário da Vila e Freguesia de Paço de Arcos. Fê-lo a título pessoal, pese embora o facto de, nessa data, eu ainda ser membro eleito da Assembleia de Freguesia. Não fora esse seu gesto e eu ainda desconheceria oficialmente a existência do mesmo, corria o Natal de 2006...
Guardo-o religiosamente como se guardam as prendas que nos fazem os Verdadeiros Amigos!
Estejas onde estiveres, o meu obrigado, Amigo Finote.


Comentar post

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub