Creio que já existiam "dias" para tudo: dia internacional disto, dia mundial daquilo mas, verdade seja dita, fazia falta (mais) este Dia da Vergonha Nacional... o 7 de Setembro!
Acho que todos os noticiários televisivos falaram disso, rádios e jornais também. Li alguns, "na diagonal" e à pressa, donde não posso dizer que já tenha uma opinião totalmente formada sobre o "caso", o que só me permite, em primeira análise, dizer-vos do meu sincero espanto.
O tema fulcral é este e, abaixo, deixarei a(s) minha(s) opinião(ões)!
Tudo indica que os 27 OE's vão ser "aprovados" primeiro aqui (UE) e, só depois, nos Parlamentos nacionais.
Ecofin impõe análise prévia da UE a orçamentos nacionais
"O conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), reunido hoje em Bruxelas, aprovou o novo «semestre europeu», exercício através do qual os projetos de orçamento dos Estados-membros serão discutidos no seio da União antes de serem apresentados aos parlamentos nacionais.
Os ministros das Finanças dos 27 avalizaram hoje o «código de conduta» do chamado «semestre europeu» - cujo conceito geral havia sido já acordado entre os Estados-membros na primavera passada -, aprovando assim formalmente a entrada em vigor do novo mecanismo já no próximo ano.
A ideia da iniciativa é assegurar que uma maior coordenação no seio da UE providencie orientações para a preparação das políticas orçamentais a nível nacional, com os projetos a serem apresentados aos parlamentos nacionais a resultarem de directrizes acordadas a nível da UE".
In Diário Digital / Lusa - 07-09-2010
OE: Governo espera coordenação «efetiva» ao nível da UE
"O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, defendeu hoje a importância do aperfeiçoamento dos “instrumentos de coordenação” europeus no plano económico e financeiro, entre os quais o escrutínio anual por Bruxelas dos Orçamentos nacionais.
Em declarações à agência Lusa à margem da cerimónia de apresentação do programa das Comemorações do Centenário, Pedro Silva Pereira salientou que Portugal “precisa do Orçamento”, cuja proposta deverá ser entregue pelo Governo em outubro.
“Nós temos compromissos internacionais no plano orçamental e é muito importante ao nível europeu que a coordenação dos países aconteça e seja efetiva. Uma das razões pelas quais a Europa conseguiu responder com celeridade a uma gravíssima crise económica foi a existência de coordenação”, disse."
In Diário Digital / Lusa - 07-09-2010
CE quer monitorizar ofertas de emprego - Durão Barroso
"A Comissão Europeia vai propor, até ao final do ano, um sistema de monitorização de ofertas de emprego para auxiliar o preenchimento das quatro milhões de vagas que existem na união, afirmou hoje o presidente Durão Barroso.
Em Estrasburgo, no discurso que proferiu sobre o Estado da Nação, na sessão plenária do Parlamento Europeu, José Manuel Durão Barroso afirmou também pretender avançar com um passaporte europeu de habilitações.
O presidente do executivo comunitário recordou que mais de seis milhões de europeus perderam os seus empregos desde 2008 e que é necessário elevar, até 2020, para 75 por cento a taça de empregabilidade de mulheres e trabalhadores menos jovens."
In Diário Digital / Lusa - 07-09-2010
Em primeiro lugar, concluo que o "trauliteiro" Silva Pereira aceitou de bom grado (e, sabe-se lá se de braços abertos) o atestado de incompetência passado pela UE/Durão Barroso, já que é minha convicção (como diz um Grande Amigo) que, ao chamar a si a "análise prévia" dos 27 OE's, a UE mais não faz do que menorizar despudoradamente a Assembleia da República. Sim, a Assembleia da República Portuguesa, porque quanto aos restantes 26 em nada "contribuem para a minha felicidade", como usa dizer-se. Ora, com este "atestado" (não obtido a um domingo mas sim a uma terça-feira), a UE apenas quer dizer, alto e bom som, que mais vale prevenir do que remediar, perante as trapalhadas e imbróglios que se vislumbram para o OE 2011.
Até ao momento, apenas me dei conta das habituais vozes "ofendidas" do PCP, do BE e do contentamento "menistro trauliteiro"; aguardo as reacções do PSD e CDS-PP. Se já as houve, peço desculpa por não estar atento!
É óbvio que quem "dá o dinheirinho" (e não é tão pouco como isso) é quem o deve controlar, o que me remete, de novo, para a prova da incapacidade do nosso (des)governo em geri-lo conveniente...mente!
Mas ficaria de mal comigo (coisa que não costumo fazer) se não confessasse aqui o meu profundo descontentamento com mais esta "brilhante" idéia da UE/Durão Barroso. Não gostei e tenho o direito de me sentir ofendido na minha qualidade de cidadão português, contribuinte, cumpridor e livre, mesmo que a "sócretina tropa fandanga" a isso tenha obrigado!
Caso esta proposta/imposição se venha a concretizar, então, permitam-me avançar desde já com uma solução para acabar de vez com a crise em Portugal: Encerre-se a Assembleia da República, despeçam-se os/as deputados/as, o (des)governo e todos os organismos que deles dependem e então sim, saiamos da União Europeia, pois os milhares de milhões que isso nos vai poupar, irão permitir-nos ser, de facto, uma Nação Soberana!
O que deixámos de ser, desde 7 de Setembro de 2010.
Mesm o que Durão Barroso me acene com o "caos" e a "tanga":
"Chegou para a Europa a hora da verdade, ou sobrevivemos juntos ou afundamo-nos um a um", afirmou o presidente da Comissão Europeia.
In Expresso - 07-09-2010
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies