Sexta-feira, 17 de Junho de 2011
Sangue novo em novo Governo

São já conhecidos os nomes dos 11 Ministros e de três secretários de Estado que irão integrar o XIX Governo de Portugal, liderado por Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro já indigitado.

O Governo com menos ministros na história recente do nosso País e o terceiro mais pequeno a nível europeu. Pequeno, mas pleno de sangue novo, saber e vontade de arregaçar as mangas e trabalhar.

Tal como prometera o ainda candidato e presidente do PSD, dele fazem parte quatro ministros independentes, quatro do PSD, três do CDS-PP.

Pelo caminho, ficaram muitas apostas perdidas, no sentido em que "eram dados como certos" nomes que, afinal, não vieram a confirmar-se. Nalguns casos, direi eu, felizmente. Prevaleceu o bom senso e a negociação séria entre dois líderes partidários - Passos e Portas!

Estes, são os Homens e as Mulheres que têm pela frente a hercúlea tarefa de restituir a Portugal a esperança, a dignidade, a credibilidade e o lugar que merece no panorama mundial:

Pedro Passos Coelho (Primeiro-Ministro)

Paulo Portas (Ministro de Estado e Negócios Estrangeiros)

Vítor Gaspar (Ministro de Estado e das Finanças)

José Pedro Aguiar-Branco (Ministro da Defesa)

Paula Teixeira da Cruz (Ministra da Justiça)

Miguel Relvas (Ministro dos Assuntos Parlamentares, Autarquias e Desporto)

Miguel Macedo (Ministro da Administração Interna)

Paulo Macedo (Ministro da Saúde)

Nuno Crato (Ministro da Educação e Ensino Superior)

Pedro Mota Soares (Ministro da Segurança Social)

Assunção Cristas (Ministra da Agricultura, Ambiente e Território)

 

Secretários de Estado já conhecidos:

Luís Marques Guedes (secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros)

Francisco José Viegas (secretário de Estado da Cultura)

Carlos Moedas (secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro)

 

A todo o Executivo, desejo os maiores sucessos no desempenho das suas funções, pois que o seu sucesso será, igualmente, o sucesso para o futuro de Portugal.

Mas permitam-me, sem levarem a mal os demais, que deixe um cumprimento especial aos recém-nomeados que fazem o favor de ser meus amigos e minha amiga, bem como àqueles com quem de mais perto me deram a honra de privar, como são os casos de Paula Teixeira da Cruz, José Pedro Aguiar-Branco (a quem apoiei à presidência do PSD), Luís Marques Guedes, Francisco José Viegas (com quem trabalhei há largos anos num órgão de Comunicação Social na área do Turismo) e a Pedro Mota Soares (que cheguei a acompanhar numa acção de campanha com Isabel Meirelles, em 2009).

Viva Portugal, que mais do que nunca precisará do empenho atento de todos nós!

 

Nota: Ouvi, em dois canais de televisão, que o governo ainda em funções era composto por 15 ministros. Para que conste, eram 17, como podem constatar AQUI. 



Publicado por rui.freitas às 23:49
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

27 comentários:
De Helder Sá a 18 de Junho de 2011 às 12:40
O Governo pode e deve contar com os que o apoiam, seja na base da militância, simpatia ou por razões patrióticas; contudo, o mesmo Governo não se pode esquecer que deve governar com todos e para todos, não só para os ricos e poderosos. Sem Justiça não há Democracia que funcione, a reforma da Justiça deve fazer-se, a começar pela saída de dois coniventes com José Sócrates: Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República e o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha do Nascimento. A demissão destas duas tristes figuras, por motu próprio ou, no que depender da conjunção PR-PM-AR, demiti-los!


De Anónimo a 18 de Junho de 2011 às 16:14
Da mesma forma que em Oeiras deve ser saneada toda a escória que ainda se encontra no PSD.
Nenhum dos que lá estão são dignos de representar este partido que tem uma tremenda responsabilidade a nivel nacional, dada a situação terrivel em que se encontra o país.


De Noé a 18 de Junho de 2011 às 16:34
Muito bem anónimo das 16:14 e eu acrescentaria que a reforma da justiça começa antes de mais por meter na pildra quem tem de ir para a pildra, continuar a investigar o que houver para investigar e não dar ouvidos aos amigos da confusão que neste momento estão ao serviço do status quo oeirense...


De Anónimo a 18 de Junho de 2011 às 17:52
Nem mais. Está na hora de deixarmos de ser politicamente correctos.
Já perdemos muito com isso.
Politicos que apenas se aproveitam dos partidos e do sistema para encher os bolsos devem ser extintos.


De Leite Pereira a 18 de Junho de 2011 às 18:05
100% de acordo. Quem deve ser preso que o seja e rapidamente. Acabe-se com as habilidades de ser permitido recorrer para tudo o que é sitio. ISALTINO PARA DENTRO E BOAS FÈRIAS DE 2 ANOS. Como diz o povo cá se fazem cá se pagam
Finalmente temos um governo de gente nova com possibilidade de pôr isto nos eixos


De Anónimo a 18 de Junho de 2011 às 21:46
A ver o que nos aguarda em Oeiras Leite Pereira.
Só de pensar que esse Vistas será Presidente da Câmara nos próximos dois anos...


De ABEL a 18 de Junho de 2011 às 22:27
A legitimidade democrática de quem for para Presidente é mais do que duvidosa no meu entender por ser resultante de uma candidatura unipessoal de isaltino morais. E é sempre bom recordar palavras de Isaltino Morais referindo-se à sua substituta em 2005 Teresa Zambujo eleita pelo PSD: "é um fantoche".
Deve haver eleições intercalares.


De rui.freitas a 20 de Junho de 2011 às 02:16
Caro Abel, tem a certeza de que não haverá? Eu não apostaria!
"Presos pelo rabo", estão os PSD "laranja/verde-alface" e o PS, já que PCP e BE nada têm a perder.
Aguardemos mais um mês... Está na Hora de Mudar!


De rui.freitas a 20 de Junho de 2011 às 02:13
Caro Anónimo (18 de Junho de 2011 - 21:46), tenho um pressentimento de que não serão dois anos... se calhar, nem dois meses...
Há "qualquer coisa" que me diz que o estrondo será ruidoso!


De Ressabiado a 19 de Junho de 2011 às 00:27
Ressabiamentos também são legítimos, neste fórum???


De rui.freitas a 20 de Junho de 2011 às 02:20
Caro Ressabiado, aqui são permitidos ressabiamentos, politicamente incorrectos, anónimos, pseudónimos e o que mais entender.
Sempre defendi e defendo a Liberdade de expressão, desde que aplicada de forma séria e correcta.
Se não gostar, tem também a Liberdade de o dizer.
Tanto assim é, que a única vez que apaguei um comentário, fi-lo porque o mesmo apelava à xenofobia... Um só, em cinco anos de vida deste "blog"!


De rui.freitas a 20 de Junho de 2011 às 02:10
Amigo Leite Pereira, hoje, mais do que nunca, a Justiça tem e deve ser célere, sob pena de continuarmos pacificamente a deixar andar e a acreditar que quem "rouba mas faz" deve ser "perdoado". Seja ele quem for... Não!
Aliás, é curiosa a forma como, em certos casos e com certas pessoas, o recurso do recurso ao recurso é interminável e, depois, vem o esquecimento. Não nos admiremos, portanto, que o povo são, anónimo, sem voz, honesto, justo e trabalhador, tenha deixado de acreditar.
Lembre-se do "Face Oculta", em que houve um corruptor mas, afinal, não existiram corrompidos. Giro, não é?
Resta-me ainda alguma esperança para Acreditar!


De rui.freitas a 20 de Junho de 2011 às 02:04
Caro Anónimo (18 de Junho de 2011 - 17:52), eu não vou tão longe: extintos, não, mas severamente responsabilizados, punidos e obrigados a devolver o que embolsaram, isso sim! Doa a quem doer!


De rui.freitas a 20 de Junho de 2011 às 02:02
Caro Noé (18 de Junho de 2011 às 16:34), não sei se Portugal terá prisões com suficiente quantidade de "quartos" para os que deviam estar dentro e não estão!? E nem me refiro a Oeiras, claro, mas a todo o País!
Agora, que alguma coisa (muita coisa) terá de mudar no âmbito da Justiça, lá isso não há dúvida. Portugal não pode continuar a permitir que a "culpa morra solteira" sempre. Há gente que delapidou o erário público e destruir o que é de todos nós; porque nós todos somos o Estado, nós todos compomos este País! Não há que contemporizar, passar uma borracha por cima de todo o mal que foi feito.
Para além de acreditar seriamente na futura Ministra da Justiça, verifico que já muitos camaleões andam a mudar de côr e que alguns "casos" esquecidos voltam agora à ribalta. É bom sinal...


De rui.freitas a 20 de Junho de 2011 às 01:55
Caro Anónimo (18 de Junho de 2011 - 16:14), não posso estar mais de acordo consigo. Mas eu já estou na "lista negra" há muito tempo, por dizer exactamente isso que diz. E nem cheguei ao ponto de os considerar escória (que o são)... Veja lá não entre também na mesma "lista" do que eu!


De rui.freitas a 20 de Junho de 2011 às 01:52
Caro Helder, começo por dizer-lhe que a minha natural satisfação reside nas razões patrióticas que refere; só depois nas político-partidárias. Já não temos tempo para "brincar" mais!
A minha formação jurídica é nula, pelo que nem sei se o "meia-leca" Nascimento ou a "Rainha" Monteiro poderão ser, de alguma forma, responsabilizados. Eu bem gostaria, claro e, se isso for possível... ontem, já era tarde!
Como sabe (conhecendo-me um pouco), detesto camaleões, razão porque anteontem me ri (sarcasticamente) ao ouvir alguns habituais "analistas da nossa praça" tecerem os maiores elogios à maioria dos ministros anunciados. Porquê? Por duas simples razões: 1.º - porque todos falharam em relação aos nomes que "juravam" vira a integrar o novo elenco governativo; 2.º - porque elogiando as qualidades e capacidades profissionais dos futuros ministros, apressavam-se a aduzir que... "não têm experiência política". Afinal, o que querem esses "analistas"? O que querem os portugueses? Políticos bem falantes e bem vestidos... mas trafulhas, ou pessoas com provas dadas e dispostos a arregaçar as mangas e trabalhar? Eu, prefiro os segundos, sem qualquer hesitação.
Somos assim... está tudo dito!


Comentar post

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub