Neste mundo mesquinho e pequenino, nada acontece por acaso e, tal como o movimento IOMAF não surgiu em 2005 mas sim em 2004, também o não nasceu de "geração espontânea" há três meses; já estava bem "crescidinho"!
Oficialmente, claro, foi "dado à luz" em Abril e anunciado assim:
"Ontem (8 de Abril), em Algés, o grupo fundador do Oeiras Fórum constituiu-se como associação e deliberou: 1. Aprovar a denominação OFAC - OEIRAS FÓRUM ASSOCIAÇÃO CÍVICA. 2. Aprovar os respectivos estatutos 3. Nomear a Comissão Instaladora que será constituída por: David Justino, José Manuel Constantino e João Maia Santos.
Alguns dos sócios fundadores:
João Maia Santos, José Lopes Neno, Nuno Manalvo, José Mário Ferreira de Almeida, Sofia Galvão, David Justino, José Silva Cordeiro, Sandra Monteiro, José Manuel Custódio, Jorge Miranda, Pedro Moura, Daniel Nunes, António José Carvalho, António Saraiva, Armindo Monteiro, João Paulo Rosado Correia, Nuno Campilho, Nuno Luís, António Nóvoa, Maria de Fátima Rodrigues, António Seixas, Júlia Taínha, Paulo Afonso, Luísa Cunha, Vítor Sobral, Manuel Lisboa."
Atentem bem, por favor, nos nomes dos "constituintes" e na salganhada que o nóvel organismo irá representar!
À "fundação", seguiu-se, naturalmente, a realização da primeira Assembleia Geral, a 27 de Maio:
"Na passada sexta-feira, realizou-se nas instalações da AERLIS em Oeiras, a primeira Assembleia Geral da Associação Oeiras Fórum. Destaque para a eleição dos novos corpos sociais para o próximo biénio: Assembleia Geral: António Saraiva (presidente da CIP), Sofia Galvão e António Seixas (efectivos) Júlia Tainha, José Manuel Constantino e Eduarda Godinho (suplentes) Direcção: David Justino, João Maia Santos, Luísa Cunha Sandra Monteiro, Paulo Afonso, Nuno Linares Luís (suplentes) Conselho Fiscal: Nuno Jonet, José Rodrigues da Costa, Nuno Marques Manuel Lisboa, Fátima Rodrigues e José Lopes Neno (suplentes)".
Continuam a reconhecer os nomes e "tendências" dos integrantes, não?
No dia 8 de Julho, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, decorreu a apresentação Pública da Oeiras Fórum Associação Cívica, com David Justino a proferir um "discurso redondo", pleno de boas intenções, mas que a ninguém convence ou engana:
Sublinhava-se, então, que este conjunto de pessoas, maioritariamente "laranja/verde-alface", era (é) "um grupo de cidadãos de Oeiras que ambiciona participar na busca do futuro desta comunidade. Queremos reflectir sobre as alternativas, discutir os problemas, propor soluções e assim contribuir para que Oeiras se possa desenvolver enquanto comunidade, com o propósito comum de continuar a fazer do Concelho um espaço de oportunidades, economicamente sustentável, socialmente coeso e culturalmente avançado."
Está bem, abelha...!
A 2011.07.12, constatava-se que o "Oeiras Fórum" contava com 221 "amigos" no Facebook! Que se mantêm, hoje.
Nada a obstar, não fora o caso de me deparar com a estranheza de, entre os ditos "amigos", se encontrarem pessoas que conhecia por, curiosamente, "remarem" noutro sentido, além de funcionários e ex-funcionários da CMO, entre outros casos! A resposta que de alguns obtive, foi a de que "clicaram no link de 'amigos', apenas para verem até onde iam as intenções" da recém-criada associação. Será?
Eu próprio, sou dos primeiros a concordar que "Oeiras precisa urgentemente de levar uma volta", sob pena de se desvanecer, de perder a sua posição de liderança na Área Metropolitana de Lisboa.. A minha dúvida é: para onde e, sobretudo, com quem?
Sim, com quem?
É que, por muito que se negue qualquer "conotação político-partidária" ao "Oeiras Fórum", a verdade é que a mesma está a servir de trampolim para as Autárquicas 2013... queiramos ou não!
Isto, responde desde já ao para onde! Resta saber, portanto, com quem?
Ora, como todos sabemos, "não há almoços grátis"... razão pela qual, sem querer - ou talvez não -, a nova associação já está "a fazer sangue", quer nas hostes PSD/Oeiras, quer nas do IOMAF... Não é, por isso, de estranhar que alguns "ratos" começam já a "abandonar o barco", mesmo sem "colete salva-vidas"!
Longe de mim a intenção de menosprezar ou sequer tentar beliscar a qualidade profissional e política ou o saber inerentes à figura de David Justino, quiçá um dos melhores vereadores da CMO de "outros tempos" (venham de lá as já esperadas "pancadas" na minha pessoa...), de quem há muito se fala ser o "candidato natural" à Edilidade oeirense! É público e sabido! Até por isso, não é por acaso que põe ênfase na questão da Habitação Social.
Ora, estando David Justino de volta às lides autárquicas, prevejo um fim inglório para o actual vice-presidente da CMO, Paulo Vistas Casinhas - ex-militante PSD, integrante entusiástico do movimento IOMAF e presidente da Direcção da AOMAF-Associação Oeiras Mais à Frente (que, curiosamente, reuniu em Assembleia Geral, também, a 27 de Maio), na qual Isaltino Morais preside à Mesa da Assembleia. (confirme AQUI quem foram os candidatos em 2009).
Para mim, a preocupação é igual a zero, mas o seu próximo movimento neste "tabuleiro de xadrez" será crucial para o seu futuro... ou não, tendo em conta que o seu chefe de Gabinete já anda a "arrumar as malas" para alçar outros voos!
Como é evidente, aguardo com curiosidade quais serão as próximas "jogadas" de outros "peões" que os acompanharam nesta caminhada rumo ao "poder" no Município de Oeiras e, em particular, na ex-Secção e agora Concelhia de Oeiras do PSD!
Como disse atrás, e repito: "não há almoços grátis", e achei particularmente "engraçado" e elucidativo um comentário deixado na página do Facebook do "Oeiras Fórum", no qual está "subjacente" aquilo que a dita associação pretende vir a ser, antes de 2013: "Desejo muito sucesso e concretização dos objectivos que estão subjacentes à criação desta associação :)".
Creio que está tudo dito! Ou não...
A água continua a passar debaixo da ponte, mas o meu pior receio é que, "não querendo ser uma comissão de utentes", o "Oeiras Fórum" venha a dar, "de bandeja", a vitória ao Partido Socialista em Oeiras!
De Os 3 Mosqueteiros de Oeiras a 18 de Julho de 2011 às 07:11
O grande Oriente ou Ocidente, como queiram, a dizer que aqui em Oeiras, terra do conhecido marquês, aquele de Pombal, não entram estrangeiros. Juntaram toda artilharia pesada para desencorajar qualquer tentativa de um PSD rebelde. O PS comerá aquilo a que sempre se habituou, isto é, as migalhas. É claro que aqui o sangue novo é outro. Ó Sr. Rui, a pergunta agora é esta. O que fazer com o sangue novo???
Caro(s) Os 3 Mosqueteiros (18 de Julho de 2011 - 07:11), para começar, volto a dizer-lhe (-vos) que dispenso o tratamento de ""Sr.". Pode ser? Tenho para mim que, perante toda esta trapalhada, só mesmo um "estrangeiro" pode colocar "ordem na caserna". Mas um ou uma "estrangeira" que venha já para o terreno conhecer melhor os problemas do Concelho e as prepotências "laranja/verde-alface", e não a um ou dois meses das eleições. Para "experiência", já bastou uma vez! Como vê(em), continuo a defender o "sangue novo"! Quanto ao PS, eu não estou tão "seguro" que, na próxima, se contente com "migalhas".
Ora a dita associação para funcionar precisa de cacau. Lá estão alguns dispostos a cedê-lo e outros a angariar. Abstenho-me como é óbvio de pôr nomes mas sei quem são. O Isaltino está a rir-se e a comandar tudo por trás. O David Justino quer ser presidente mas sabe bem que só o será com o apoio dos IOMAFs . Em meu entender a solução é o Partido a nível Nacional indicar um candidato à revelia das secções. Note-se bem que não são as secções que ganham as eleições estas representam uma mínima percentagem dos votantes. Da lista apresentada a grande maioria são apoiantes do Isaltino: uns por amizade, outros por conveniência e outros porque têm familiares na CMO .
Amigo Leite Pereira, coitadinhos deles, que até precisam que os participantes na apresentação deixem "qualquer coisinha" na "bandeja", à saída! Pobrezinhos que eles são... No que toca a nomes, irei tentar adiantar alguns no próximo "post" do "Pinhanços", pois eu também sei quem são e para o que vão. No mais, não corto nem acrescento uma simples vírgula ao que escreveu, Subscrevo totalmente!
É o chamado "interessante" sem piada alguma, Isabel. Mais uma vez, o PSD Oeiras (agora com uma Concelhia a abarcar as duas ex-Secções), vai sair muito mal nesta "fotografia". E será que ninguém, "mais acima", vê e percebe o que se passa? Ou, pior do que isso: preferem não ver, não oubir, não falar...? É que já houve duas ou três "delegações" de Militantes do PSD de Oeiras (alguns dos quais filiados em 74 e 75), que tiveram sérias conversas na CPN e... nada adiantou! Diria, então, que "Está na Hora de Mudar".
Por aquilo que assisti a apresentação não trouxe nada de novo. Começou tarde (à espera que a casa estivesse composta) e os oradores foram um pouco maçudos... A apresentação de David Justino não trouxe nada de novo. Deve-lhe ser difícil criticar de forma clara e objectivo o seu amigo Isaltino. Este há de ser o seu maior problema na sua candidatura à Câmara. Baseado em quê é que vai assentar o seu discurso para Presidente da Câmara sem ofender o amigo de longa data ??? Pelos vistos, a única coisa positiva foi a coragem de um jovem negro (de se felicitar) que colocou questões pertinentes à mesa e entregou um projecto em mão ao António Barreto. Seguem-se os próximos capítulos...
Caro Anónimo (18 de Julho de 2011 - 21:09), esperava algo de novo com "manobras velhas"? É óbvio que David Justino não criticou nem poderá criticar Isaltino Morais, por todas as razões e mais algumas... que todos conhecemos! Mas note que esse "handicap" é apenas uma coluna de fumo para tapar os olhinhos a quem acredite em tal. Eu também aguardo os próximos capítulos (e os vossos comentários esclarecedores, já que não consigo saber tudo), que receio não tragam nada de bom para o PSD/Oeiras. É verdade que não estive presente em Carnaxide, mas julgo supor quem é a pessoas que refere ter intervido e entregue um projecto a António Barreto. Se for quem penso, dá pelo nome de José Luís Tavares, a quem deixo um abraço.
Pelos vistos só o presidente da CIP , não é conhecido, pois todos os outros não necessitam de identificação profissional na lista de apresentação. São muitos ex. e outros quase ex. desde ex assessores, vereador, secretário de estado, administradores de empresas municipais, urbanizadores , e até dirigentes reformados , etc. etc. Basta o PS apresentar um nome conhecido, que ganha as eleições com maioria.
O PSD só ganhará Oeiras em meu entender se Passos Coelho, à revelia da distrital e das secções impuzer um nome com credibilidade para concorrer e que seja apoiado por todos aqueles PSD verdadeiros, isto é, que não estão à espera de tacho. O David Justino por muito boa pessoa que seja nunca se conseguirá demarcar do Isaltino e muito menos da actual Jota eex-Jotas que dominam as secções: Luzinhas, Ricardos, Pedro Simões, et.
Mas repare meu caro amigo Leite Pereira que este Forum é composto pela fina flor do entulho isaltinista, parecendo afastar núma primeira fase Luzinhas, Ricardos, Simões, Armandos, etc.. Há uma clara cisão no seio da IOMAFIA e dos laranja/alface. Esta fina flor do entulho está sempre disponível por trilhar o caminho que os vai manter no tacho e em alguns casos até usa pontas de lança os quais até parece nada terem a ver com a coisa.
Pois é, amigo Leite Pereira, eu também acho que, só assim, o PSD terá hipóteses de ganhar a Câmara de Oeiras, através do voto livre e sério dos eleitores e não graças a "cozinhados" preparados entre os "verdes" e os "laranja/verde-alface". porque os haverá e tudo já está pensado poe eles, não duvide! Como já aqui escrevi hoje, só espero que alguém acorde depressa e venha rápido para o terreno, e não chegue a um ou dois meses das Autárquicas 2013, sob pena de corrermos o mesmo risco e obtermos o mesmo resultado dde 2009! Quam dominava as secções continua agora a dominar a Concelhia, mesmo que alguns já estejam a "abandonar o barco", até como manobra de diversão...
Caro Anónimo (18 de Julho de 2011 - 22:24), o presidente da CIP não é conhecido? Pode não o ser em Oeiras, apesar de viver no Concelho, mas por trabalhar na capital... De resto, tem toda a razão: lá estavam os ex-isto, os ex-aquilo, os ex-aqueloutro e os ex-estoutro... Por isso deixei aqui o meu receio de, com toda esta trapalhada, o PS poder vir a ganhar, pela primeira vez, a presidência da CMO. E nesse caso (que espero não aconteça) nem precisa de maioria...
Obrigado pelas suas palavras, Caro Anónimo (19 de Julho de 2011 - 21:17), e que despertaram naturalmente a minha curiosidade. Já fui confirmar ao "lixo-no-psd" e lá estava a referência ao "Pinhanços dixit...". Na coluna da direita do "Pinhanços", esse blog já tem "link" para os "blogs aconselhados". Porque sim!
De Os 3 Mosqueteiros de Oeiras a 20 de Julho de 2011 às 13:13
Condenado???? Só neste país?????? Democracia, caro anónimo!!!! É assim. O seu Presidente já fez bem pior, em pouco tempo! Deixou passar a lei dos p.a.n.i.l.a.s socretina, falou bem e mal dos ratings, falou bem e deixou de falar bem do conselheiro Loureiro, viu escutas onde havia e depois cagou-se de medo, por medo dos que o escutavam. É isto caro anónimo, o regime dos segredos, a democracia, para dizer em poucas palavras. Portanto, de oriente ou ocidente, como bem dizem os mosqueteiros, sabe-se lá que segredos nos esconde o Presidente?!
E mais o arrogante de Boliqueime chegou e ignorou o condenado não se dignando cumprimentá-lo. Ora o sr. de Boliqueime veio a Oeiras sabia muito bem que tinha de cumprimentar o condenado, pois afinal de contas os portugueses, são todos iguaIs, sejam eles condenados ou não é uma questão de boa educação. Depois assistiu-se a um espetáculo humilhante para o condenado em que este se encosta à viatura do homem de Boliqueime o qual acaba muito contrariado por se despedir do condenado. A isto assistiu um tachista ex laranja e agora alface com ar alucinado. UMA VERGONHA.
Caro Noé, a SIC provou com uma foto - e pediu públicas desculpas - que o Presidente da República cumprimento, como lhe competia, o autarca Isaltino Morais. Eu também já aqui "meti a pata na poça" e não tive qualquer pejo em pedir desculpas. O seu a seu dono, certo?
Caro Anónimo (20 de Julho de 2011 - 12:35), uma coisa é o que podemos nós, simples cidadãos, opinar acerca do presidente da CMO e outra, bem diferente, seria o Presidente da República recusar-se a cumprimentar o autarca em questão, ainde mais sendo ele o anfitrião, por inerência do cargo que ocupa. É caso para dizer: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! Não misturemos responsabilidades!
Caro Pera Rocha, pode haver touros que saiam dos "curros" e outros "toureiros" que abandonem o barco, mas eu prefiro esperar até ao final da lide, para aplaudir - ou não - o lidador. Aguardemos...
Espere aí, Caro Pera Rocha (30 de Julho de 2011 - 19:44), vai sair "barracada" de certeza, mas se conseguir ler o "programa eleitoral", perdao. o programa da Oeiras Fórum, perceberá que ainda há quem persista em construir mais para acabar com mais barracas... Ora leia-o lá bem!
Caro TLD, bem-vindo, antes de mais, mas afinal não contou qualquer novidade ou alguma que, há uns meses atrás, não soubéssemos: Isaltino é quem vai decidir. Não sei se ainda irá, mas que quem decide no AOMAF é ele, disso não tenha dúvidas. Quanto ao candidato PSD, por muitas "jogadas" que já andem a ser feitas, não sei, não... A do "que senhor", é de sua autoria, não esqueça!
De Os 3 Mosqueteiros de Oeiras a 27 de Julho de 2011 às 13:45
E pronto! Lá se acabou mais um "heróico" blog. Será que acabou ou estava a fazer apenas o habitual servicinho ao marquês como aquele que tinha o nome da terra do marquês? Sim, aquele local, que agora tem umas madames ridículas...a falarem sobre lavores "urbanísticos". Ó Sr. Rui, bem nos parecia que isto era só fogo de vista...Com o seu tachito n'é???!!!! Até breve
Caro(s) "Mosqueteiro(s)", desta vez, entraram no filme errado. Completamente! Agradeço (já não vale a pena dizer que dispenso...) o tratamento de Sr., mas este "filme" devem tê-lo visto noutro qualquer "cinema de bairro"! Para vossa informação (e de quem mais dela precise), o "Pinhanços dixit..." só acabará QUANDO EU QUISER e pelas razões que eu entender como válidas, explicando-as então, não quando outros quiserem que tal aconteça. Pode até ser que o "filme" de que falam, tenha no seu elenco "madames ricídulas", "lavores urbanísticos" e/ou "tachitos" para oferecer; se calhar, até tem, mas esse é o vosso filme, não o meu. Se manter um "blog", sozinho, desde 2006 até aos dias de hoje (e muitos mais) é "fogo de vista", é apenas sinal de que as vossas "vistas" precisam ser avaliadas rapidamente por um especialista! Voltem para o vosso "argumento" (ou de quem vos contou), pois este não pega...
De Os 3 Mosqueteiros de Oeiras a 4 de Agosto de 2011 às 19:56
È sempre um prazer voltar a ouvi-lo caro Rui. É tudo "bocas da reacção"...Onde é que já ouvimos isto? QUANDO QUISER volto a tratá-lo por Sr, tá bem Rui?
Caro(s) 3 Mosqueteiros de Oeiras (4 de Agosto de 2011 - 19:56), pela minha parte, repito, prefiro o Rui Freitas, ou o Rui, ou o Freitas; dispenso o Sr. Combinado?