Aparentemente, eu seria a última pessoa a criticar um blog que publica denúncias sobre o que vai mal na vida pública, mesmo que tais posts visem, sobretudo, elementos da JSD e do próprio PSD. Mas não, pois entendo que ninguém que queira seguir uma carreira ou ocupar um lugar de confiança política - portanto, pública - está acima da crítica dos seus concidadãos ou companheiros de partido.
Entendo ainda que, quem decide criar um blog para publicamente denunciar desmandos de que tenha conhecimento - directo ou indirecto (mas confirmado), também não pode (não deve) usar essa ferramenta como "arma de arremesso" contra aqueles de quem não gosta, tendo o cuidado de activar a "moderação de comentários", para que aqueles de "quem gosta" ou que quer defender, possam passar entre os pingos da chuva. Tanto mais que, ao administrador de um blog, assiste sempre a possibilidade do contraditório; isto é, da livre resposta ao comentador.
Vem isto a propósito do facto de dois amigos terem deixado comentários no blog referido em título, os quais, até hoje, não foram publicamente divulgados. E já lá vão muitos dias!
Hoje, fui eu quem decidiu deixar nesse blog um comentário; sério e não ofensivo, que espero venha a ser publicado por quem administra o dito blog.
Lá voltarei amanhã e depois, para constatar da sua publicação ou não. De qualquer modo, caso venha a ocorrer o não, aqui deixo, na íntegra, o comentário enviado às 23:52 do dia 11 de Setembro (embora a hora indicada na caixa de comentários fosse 09:52:00 PM.
"Meu(s) Caro(s) "bloguer(s)", uma coisa é querermos que os compromissos assumidos por Passos Coelho e a sua equipa sejam colocados em prática com mais rapidez, outra bem diferente é a possibilidade de o fazer; tudo tem de ter peso, conta e medida. E lembro que, distinto de dizer que "já passaram dois meses", não o mesmo que dizer que "só passaram dois meses". A tarefa é, como foi dito, colossal e todos os dias as surpresas têm surgido.
Por outro lado, entendo que um "blog" que pretende afrontar consequências (será?), deve também ser consequente. E o "lixo-no-psd" (a quem dei lugar no "link" de blogs aconselhados no meu "Pinhanços dixit...", não o está a ser. Veja-se a inconsequência (apenas uma) do que é aqui escrito: neste "post", criticam o governo PSD pela inércia e até "promessa de repressão" (que só alguns detractores assim quiseram entender, por conveniência), mas logo abaixo publicam o "post" intitulado "1.500 Despedimentos" que é, no fundo, exactamente o contrário do que aqui escrevem.
Em que ficamos? Está ou não o governo PSD a tomar as decisões mais acertadas, tendo em conta todas as condicionantes?
Denunciar o que está errado no Partido, até concordo e pratico; dizer mal porque "já está na moda", é coisa bem diferente.
Moderar comentários, é igualmente prerrogativa de qualquer "bloguer", mas "censurar" comentários que denunciam actos e atitudes de pessoas que você(s) não quer(em) ou não lhe(s) convém "tocar", é também não prestar um bom serviço à democracia.
Quem não tem telhados de vidro, pode sempre atirar as pedras que quiser, sem receio de ver os seus vidros partidos. É o que eu e outros "bloguers" fazemos, não anonimamente mas "assinando em baixo".
Por isso, publicarei este mesmo comentário no meu "blog", não vá dar-se o caso de o "censurarem" aqui. Ah, perdão, mas você(s) critica(m) a censura, daí que presumo que isso não vai acontecer a este meu desabafo...
Para não subsistirem dúvidas, assino: Rui Freitas".
Segundo o administrador do tal blog, "quem quiser fazer alguma denúncia", deve usar o endereço info.lixonopsd@gmail.com. Pergunto: e quem só quiser comentar e, com isso, desagradar ao(s) "bloguer(s)", é censurado?
Faço notar que, nos "blogs aconselhados", coloquei link para o referido blog mas que, do mesmo modo que o incluí também o excluo!
De Daniel Alves a 12 de Setembro de 2011 às 00:42
Tem o meu apoio, Rui. Parece-me que o objetivo está a ser desvirtuado. Será k tal como no Wikileaks alguém abandonou o barco?
Meu Caro Daniel, este "wikileaks" tem muito que se lhe diga...
Quando lá fui a primeira vez, achei correcto que quem merece a crítica seja criticado: com a continuação, comecei a achar que os ataques pessoais e a linguagem eram exagerados; depois, estranhei ver lá "retratados" apenas certos "boys" oeirenses e nunca o chefe-mor. Por isso, espero para ver e, se necessário, excluir o blog da minha lista.
De Daniel Alves a 13 de Setembro de 2011 às 07:44
Os homens do lixo estao preocupados. Lá terão as suas razoes. Terao sido atacados ou tudo nao terá passado de um fait-divers para entreter e desviar as atençoes dos mais distraidos?
Mesmo para "blogar" se deve ser sério. Fica a dúvida se estariam a tentar localizar os seus autores (nao acredito k fosse so um) ou se foi uma retirada estratégica.
Caro Daniel, custa-me a acreditar "nessa teoria da conspiração"... Noutras, sim, mas não "nesta". Daí que o mais certo é terem apelado à teoria socrática da vitimização, que é como quem diz: somos uns coitadinhos, dizemos umas coisas e já nos andam a perseguir. Nããããã!!!
Na "blogosfera", como na vida, há que ser sério para poder ser levado a sério; o contrário, leva ao descrédito. E, mas comparando com o "Pinhanços", esse "blog" entrou numa tal baixaria e lavagem de roupa suja, que só podia mesmo acabar por ter de se reinventar. Como? Usando a dita teoria da vitimização.
Desconheço o que lá se pode ler agora, pois recuso-me a ter de "bater à porta" para o ler. Era o que mais faltava...
De Daniel Alves a 12 de Setembro de 2011 às 01:03
http://oeirasmaisatras.wordpress.com/feed/
muito interessante sem duvida.
Obrigado, Daniel Alves, mas já conhecia. Quando o "encontrei", tinha apenas o primeiro "post". Hoje, verifiquei que cresceu bem e depressa...
Quanto ao "lino-no-psd", deparei-me também hoje com uma "novidade" engraçada que colocarei em post daqui a pouco.
De ABEL a 12 de Setembro de 2011 às 09:28
De quem é que o blog nunca diz mal?...Já não sobra muita gente entre os laranja/alface e o movimento populista...
Caro Abel, essa foi a minha primeira estranheza, além de que comecei a achar que a linguagem e forma de criticar estavam a ir longe demais.
Ainda hoje publico a última e "engraçada" novidade desse blog.
De Os 3 Mosqueteiros de Oeiras a 12 de Setembro de 2011 às 14:10
DEMOCRACIA, DEMOCRACIA, DEMOCRACIA. Vira o disco e toca o mesmo. Por razões que não controlamos também vivemos num país recente em que SOCIALISMO, SOCIALISMO, SOCIALISMO eram as palavras chave para atemorizar, não analisar, impor.
Invocar a democracia quando a mesma é gerida por quadrilhas de Ali Bábás era a mesmo que invocar o socialismo quando os bábás, filhos de caciques e régulos, chegaram ao poder e disseram: " Agora, somos nós!"
Os mais esclarecidos de então começaram a chamar-lhe o "socialismo real".
Esta é a democracia real: censura, chulos dos partidos, tiranetes...
Oi Rui! Bem vindo à real!
P.S. - Diga aos outros mosqueteiros, plagiadores, que nós, os reais, damos explicações de português
Caros Os 3 Mosqueteiros de Oeiras (12 de Setembro de 2011 - 14:10), o recado aos "mosqueteiros plagiadores" penso que deve chegar aos ditos cujos, pois acredito que o leiam aqui.
Censura, tiranos e tiranetes e outros títulos, não fazem o meu género, razão pela qual o tal blog é hoje excluído do "Pinhanços dixit....", não sem antes publicar (é já a seguir...) uma "engraçada" novidade introduzida no dito-cujo.
De TLD a 12 de Setembro de 2011 às 16:31
Há muita gente no PSD que continua a ignorar os factos. Este governo só sabe aumentar os impostos. Desde quando é que isso é uma política saudável?
Pois é, está tudo mal, não está?
Para os "distraídos", publicarei hoje "post" com vídeo da inteervenção de um deputado do PSD na AR.
Curioso, a sua crítica só aparecer agora a um governo que tomou posse há pouco mais de dois meses...
De Os 3 Mosqueteiros de Oeiras a 12 de Setembro de 2011 às 21:17
Rui, abraço mais uma vez.
O comentário que fiz hoje tive de o pedir à colher de pau.
O puto lá de baixo (PAN), também deixou-se apanhar...
Tenho, aliás temos, o cerco cerrado, estamos perdidos.
Agora até a Tiazoca anda furibulantemente assanhada. Tenho a boca e o nariz entupidos de, até parece giz, o que será amigo?
Amanhã vou falar com o reformado, ver se me arranja outro miúdo, que este anda a falhar...
As melhoras, Rui.
Meus Caros (12 de Setembro de 2011 - 21:17), como calculam, muitos "passarinhos" foram silenciados e é impossível estar a par de tudo o que se passa, daí o porquê de, por vezes, não conseguir "ler" estas mensagens "encriptadas". Presumo a quem se referem (o puto e a tiazoca), mas...
Obrigado pelos votos de melhoras; estão a ser demasiado lentas, mas lá vão chegando.
De Anónimo a 12 de Setembro de 2011 às 22:09
mosketinha a gente sabe q no smas é uma pandega pegada, andam tds a ver se se comem uns aos outros nos corredores...tu n, q és pela moral e bons costumes, mas tb já andam a dar na brankinha...realmente é uma grande empresa p se trabalhar, n obstante a bufaria e inveja que por aí campeia...i
De ABEL a 12 de Setembro de 2011 às 23:16
Meu caro Rui não podemos entrar com infidelidades, toxicodependências, alcoolismos, violências domésticas e putedos. Isso é algo que não nos diz respeito e deve ser discutido pela ala extremista do movimento e só serve para distrair do essencial que é a incompetência, quebra de qualidade de vida, excesso de taxas e imposto com responsabilidade municipal, péssima gestão e falta de cumprimento de promessas na nossa banda.
Um abraço e melhoras
Caro Abel, por achar que existem excessos na forma como o referido blog denuncia as situações e se refere aos visados, aliada à estranheza em não ver ali nomes de certos oeirenses mas sim de alguns, é que decidi enviar o comentário. E sabe o que aconteceu? Não sabe, mas eu conto-lhe daqui a pouco, no "post" que vou publicar.
Quanto à falta de cumprimento, se se refere ao "nosso" governo eleito há pouco mais de dois meses e com tarefa gigantesca pela frente, colocarei também "post" com vídeo da intervenção de um deputado PSD a recordar parte do que já foi feito.
De TLD a 12 de Setembro de 2011 às 23:35
Vamos aos factos. Os municípios têm direito a 5% do IRS dos sujeitos residentes no seu território. Na Área Metropolitana de Lisboa, apenas 2 autarquias ficam com menos de 5%. Sintra fica com 4%. Oeiras fica com 4,5%. Todas as outras optam por ficar com a totalidade dos 5%.
IMI. No caso dos prédios urbanos avaliados antes da lei do IMI entrar em vigor a CMO cobra a taxa máxima. Na AML só Lisboa, Amadora, Seixal e Vila Franca de Xira é que cobram taxas mais baixas. No que respeita aos prédios avaliados após a leio do IMI a CMO cobra 0,375%. Só Lisboa é que cobra menos com 0,350%. Vila Franca cobra o mesmo que Lisboa.
Alguém quer discutir factos a sério?
De Paulo Lopes a 5 de Outubro de 2011 às 01:10
Rui, gabo-lhe a paciência que teve a escrever sobre esses senhores. Não merecem tal deferência.
Se é um blog para falar do PSD, então é um blog politico.
E para mim, politica não é aquilo nem se faz assim.
A politica séria tem rosto e não se limita a dizer bem ou mal, apenas com base no "diz que disse", sem nada provar.
Continue no seu caminho, que vai bem!
Já agora, fez muito em retirar o link da sua lista. Estava a ficar incomodado, e muitos outros também de certeza, de estar na mesma lista de alguém que se esconde no anonimato para fazer politica e lançar calunias.
Comentar post