Como qualquer cidadão português (penso eu?), nos últimos dois/três anos, habituei-me a só pagar a factura de um serviço prestado, quando recebo a seguinte: seja da água, da luz, do gás, da Zon...; a vida não está fácil!
A "história" resume-se em poucas linhas e, para variar, tem como "protagonista" central, os SMAS de Oeiras e Amadora. Eu explico!
Ao chegar a casa, após o dito almoço baratinho, aqui mesmo, em Caxias, abri a caixa do correio e deparei-me com uma factura dos ditos SMAS que, confesso, me deixo "esparvecido". Não é que a mesma ascendia a 90,13 euros? Ora, se eu pago mensalmente, entre 20 a 30 euros de "água"/mês, como é que tal quantia se justificava? Eu sabia que tinha em dívida um valor acumulado dos "tais" dois meses, num total de 38,60€...
Meti-me no meu carrinho e, ala até à Av. Francisco de Sá Carneiro, onde procedi ao pagamento do referido valor.
Logicamente, indaguei junto da sempre delicada funcionária do balcão de pagamentos, do porquê duma factura de 90,13€, pagável até 12 de Dezembro. Como a mesma desconhecia tal facto, aconselhou-me a dirigir-me a outro balcão. O que fiz, naturalmente, suspeitando já da razão do dito valor. E acertei!
Segundo a segunda funcionária que me atendeu, eu tinha sido alvo de uma interrupção de fornecimento de água, no dia 19.10.2011 e, consequentemente, da respectiva religação... coisa que andava lá pelos cerca de 65,00€ numa factura "normal" de 25,00€. E mais, nesse dia, eu tinha ligado para os SMAS (o n.º de telemóvel correspondia), comunicando a suspensão do fornecimento (já com aviso de corte???) e, no mesmo dia, procedera ao pagamento da quantia em dívida, após o que fora restabelecido o fornecimento pelas 19H00...
Espanto dos espantos, porquanto, nessa data (19.10.2011), NÃO ME TINHA SIDO "cortada a água" (desconheço onde foram desencantar esse "corte"?) e, a tal religação pelas 19H00, ocorrera exactamente na sequência do engano de "corte" no 2.º D e não no 2.º C (como recordo AQUI). Mas, como não tinha comigo os devidos comprovativos, fiquei de lá voltar e, se fosse caso disso, solicitar uma "audiência" com o Sr. Dr. Nuno Campilho.
Curioso é que, quando referi tal nome, a funcionária "desapareceu" para ir confirmar com outra colega, voltou, desapareceu de novo e reapareceu, repisando a mesma "historieta".
Em resumo, o sistema informático pode (?) indicar tudo o que a funcionária me disse, mas duas coisas não batem certo:
1.ª - no dia 19.10.2011 não houve qualquer interrupção do fornecimento de água à minha casa e, portanto, não houve lugar à dita reclamação (com o meu n.º de telemóvel); 2.ª - o restabelecimento do fornecimento relatado na "historieta" de 08.09.2011 ocorreu por volta das 14H30 e não 19H00, o que me leva a crer que, das duas uma: ou há má-vontade em admitir um erro, querendo fazer-me pagar por ele ou, então, a coisa é ainda mais complicada... É que, as facturas que tenho em minha posse, não con dizem nem com um valor nem com outro. Mistério!
Por qualquer razão informática que desconheço, não consigo colocar on-line a dita factura, o que espero fazer amanhã... so os deuses "netzianos" mo permitirem!
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies