Meu Caro "Mocho de Almada",
Eu sei que me atrasei na resposta ao seu corajoso comentário, mas as coisas nem sempre correm como nós pretendemos. Fica o pedido de desculpas e a divulgação pública do seu "desabafo":
De O Mocho de Almada a 8 de Outubro de 2006 às 00:06
É com muita satisfação que tomei conhecimento no dia 06/10/06 deste Blog pois tenho uma informação que se podia perder no tempo sem nunca ser publicada.
Tem a ver com a negociação e formação do executivo da Junta de Freguesia de Paço de Arcos.
Durante um Jantar de Natal da C. H. E. Nova Morada em Dezembro de 2005 oferecido pela Direção da mesma aos Colaboradores, no qual eu participei, ouvi o seguinte comentário do Sr. Carlos Ataide:
"Ele pensava que estava tudo controlado, mas eu já tinha decidido que deveria trama-lo e que a Presidência da Junta de Freguesia ficaria com o Serra e eu com a Presidência da Assembleia para assim o P. S. ficar em melhor posição de destaque e eu no Partido pois a C. H. E. N. M. pode estar por dias".
Perguntei eu na altura por ingenuidade de quem estava a falar e o Sr. Carlos Ataide disse que "era do Rui da Junta".
Esta situação pode ser comentada como:
1- Falta de PALAVRA
2- Falta de PERSONALIDADE
3- Falta de CARÁCTER
Ou simplesmente uma pessoa sem escrúpulos que anda por aí a apregoar falsas moralidades e outras coisas que tal???????.
Melhores cumprimentos
O Mocho de Almada
Mas, vamos ao assunto em questão, começando pelo princípio, como é uso dizer-se!
A "coisa" remonta a 2001 quando, com a melhor das intenções e reconhecendo mérito à pessoa em questão, a convidei a integrar a (minha) equipa PSD à Autarquia de Paço de Arcos.
Nessa altura, frontalmente (como deveria ser sempre e em todas as situações), o Sr. Carlos Ataíde agradeceu o "honroso convite", informando-me, no entanto, "que era militante do PS... com cartão e tudo", razão pela qual "lamentava" mas não podia aceitar.
Perante isso, não me restou outra resposta que não esta: "Ok, Carlos, agradeço a sinceridade e só lamento que não possa integrar a equipa. Mas, amigos como sempre!".
E, de facto, pela minha parte (eu sei que sou "naif" nestas coisas...), a amizade manteve-se, e a prova é a foto e legenda colocados no "site" da Junta de Freguesia:
Rui Freitas e Carlos Ataíde...
adversários na política, amigos nos karts
Após o resultado eleitoral de 9 de Outubro de 2005, em que PSD e PS foram as segunda e terceira forças políticas mais votadas, iniciei com o referido Sr. - como qualquer Político que se preza - uma série de "conversações" que pretendiam levar a uma "conjugação de estratégias" para a Freguesia de Paço de Arcos - em primeiro lugar - por forma a "isolar" - na fase seguinte - o Presidente eleito pelo movimento IOMAF. Posso dizer-vos que, de imediato, obtive o total acordo do Sr. Presidente da Cooperativa de Habitação Económica Nova Morada, Sr. Carlos Ataíde.
Tendo o PSD eleito quatro elementos e o PS dois, este seria o "quadro" mais razoável, que foi aceite pelos representantes dos dois Partidos, após três encontros de "trabalho" ocorridos numa mesa do próprio Restaurante da "Nova Morada".
Só que havia um óbice à estratégia então "conjunta": o N.º 2 eleito pelo PS, "recusava-se" a aceitar esta situação, pelo que foi necessário um interregno de alguns dias, até que, em data que já não posso precisar - mas que derivou de uma reunião na Sede do PS Oeiras -, aí pelas 23H30, o mesmo Sr. Carlos Ataíde me telefonou, aparentemente satisfeito, pois o tal n.º 2 havia concordado com a estratégia proposta.
Ficou, assim, "selado" um "pacto de cavalheiros" que tanto custara conseguir!
Para quem tiver dúvidas ou "memória curta", convém ler o "post" colocado neste "blog" a 26 de Fevereiro de 2006.
A 4 de Novembro, não se tendo chegado a consenso para a formação do Executivo da Junta, ficou a Sessão adiada para 9 do mesmo mês, dia em que o Presidente eleito da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino de Morais, "chamou" ao seu Gabinete os "líderes" do PSD e do PS, respectivamente, Rui Freitas e Sr. Carlos Ataíde.
Eu desconhecia que havíamos sido "convocados" os dois, mas alguém "falou demais" e eu apercebi-me que, noutra sala, estava também à espera para ser recebido o "cabeça de lista" do PS, tendo-lhe então enviado um "SMS" mais ou menos do seguinte teor: "como o Presidente está atrasado, daqui a pouco vou-me embora, pois temos Assembleia às 21H00", ao que o Sr. Carlos Ataíde me respondeu também mais ou menos assim: "Já percebi que estamos a levar uma 'seca' e, por isso, não tarda nada, vou-me embora também"!
Passados poucos minutos, chegou o Sr. Presidente da Câmara, tendo eu sido chamado em primeiro lugar.
Naturalmente, omitirei o teor da conversa, dizendo-vos apenas que saí do seu Gabinete de consciência perfeitamente tranquila, porquanto mantive a MINHA PALAVRA e o "acordo" feito com o "cabeça de lista" do PS! Que foi recebido depois de mim...
Obviamente, desconheço em absoluto o diálogo entre os dois, mas a verdade é que, pelas 21H30 - pouco mais de uma hora após a "famosa" reunião entre o Sr. Presidente da CMO e o Sr. Carlos Ataíde -, já o dito Sr. "dava o dito pelo não dito" e "alinhava" vergonhosamente com as propostas do movimento IOMAF.
"Esquecendo", por exemplo, que o anteriormente "combinado" era a eleição de dois elementos PSD e outros tantos PS para o Executivo e que a Presidência da Assembleia de Freguesia seria ocupada por mim, enquanto "líder" da segunda força mais votada, ficando o lugar de 1.º Secretário para ele... ou outro lugar que entendesse!
Possíveis "acordos de bastidores" acabaram por eleger dois elementos da Lista PSD para o Executivo, ficando a Presidência da Assembleia para o Sr. Carlos Ataíde. Que, quanto a mim, ficou a "perder"... em número de eleitos, em espinha dorsal, em verticalidade, em honestidade e - mais grave do que tudo, para mim -, em amizade!
Como terá percebido, venceu o CINISMO, Caro Amigo "Mocho de Almada".
Só que eu continuo a estar bem com a minha consciência!
Os outros: não sei!
Volte sempre a este "blog" e diga de sua justiça!