"Acumular cargos" tem destas coisas...
(clicar, para ampliar)
Chegou hoje às minhas mãos, a edição de 19/10/2006 do "Jornal da Costa do Sol", na qual a minha amiga Pepita Tristão publica uma reportagem/entrevista sobre as Festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, edição 2006.
Como Jornalista, confesso que li e reli a dita peça e, de duas uma: ou a minha amiga Pepita "vendeu-se" pela contrapartida de um "rodapé" publicitário (o que, sinceramente, não acredito), ou os entrevistados mentem com quantos dentes têm na boca.
Para não vos maçar, analisemos apenas alguns aspectos e declarações:
Conseguem entender a "diferença" entre o 80.º Aniversário da Vila e Freguesia e o 85.º Aniversário do Clube Desportivo de Paço de Arcos?
Claro que sim, basta termos a noção de que a acumulação dos dois cargos pode dar (e deu) azo à presente "confusão", pois "não é de admirar que as comemorações se complementem", como admite a Jornalista.
Acho também "deliciosas" as respostas do Sr. Presidente da Junta, ao alijar as culpas da sua inactividade para "os cortes orçamentais impostos pelo governo central", quando a verdade é que a verba da Delegação de Competências disponibilizada pela CMO até aumentou.
E lembro aos mais "esquecidos" que é com essa verba decorrente desse Protocolo que é possível às Juntas de Freguesia do Concelho realizarem OBRA em benefício das populações.
Quem tiver dúvidas, consulte a revista camarária "Oeiras Actual" e compare as verbas atribuídas às outras nove Juntas e a Paço de Arcos. Apetece perguntar como o outro: "sabes quanto vales, sabes? ZEROOOOOOOOOOOOOOOOO!
No que toca à defesa do não encerramento da Escola EB 1 N.º 2 (Joaquim Moreira Rato) de Paço de Arcos, andou bem o Sr. Presidente da Junta a opor-se ao seu encerramento. Esqueceu-se, foi de informar a Assembleia de Freguesia (até hoje) do desenrolar do processo, nomeadamente quanto ao equipamento que irá "surgir" no lugar da Escola!
Já quanto "à manutenção de espaços", é uma declaração tão vaga que, quem ler os Relatórios da tal Delegação de Competências não consegue perceber...
Todos sabem, desde há anos, que o rejuvenescimento do Centro Histórico da Vila é uma prioridade da Edilidade. Não é de hoje nem de há um ano...
Mas, para o Sr. Presidente do Clube e da Junta, parece que a "pólvora" foi agora descoberta..., quando diz que "a Câmara tem recuperado alguns edifícios destinados a habitação jovem, estando presentemente em negociações com os comerciantes de um prédio sito na Rua Costa Pinto", "negociações complicadas que a Câmara conduz mas a Junta apoia no que é necessário".
Qual quê, Sr. Presidente? Aos anos que se iniciou esse processo! Não seria já tempo de estar mais do que concluído? Ou haverá alguns interesses escondidos e desconhecidos?
Estupefacto, fiquei com a constatação do Sr. Presidente da Junta de que "no que respeita ao Palácio dos Arcos, cujo pavimento está em muito mau estado, não há ainda data prevista para a necessária recuperação"?!?!?!?!
Ah, sim! Pensei que o "busilis" da questão era TODO O PALÁCIO e não apenas o "pavimento"!
Antes fosse só isso...
Além disso, "esqueceu-se" que, "nas instalações que serviam de cavalariça" já decorreram importantes exposições... e que o "processo" só não andou mais depressa, devido a "boicotes" propositados de "certos" arquitectos da CMO?
Caro Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, vou terminar referindo-me apenas a dois temas por si focados:
Quer realizar mais "pequenas obras de remodelação no próprio edifício da Junta, que pretende tornar mais acessível às pessoas com dificuldades de locomoção"?
Não me diga que, afinal, se deu ao trabalho de ler o Programa Eleitoral do PSD, no qual estava prevista a colocação de uma cadeira elevatória entre o rés-do-chão e o primeiro piso para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção?
Se assim foi, MUITOS PARABÉNS! E o agradecimento por cumprir o NOSSO PROGRAMA!
Por outro lado, lamento que consiga "congratular-se com o andamento das obras do novo Centro de Saúde". O Sr. deveria era EXIGIR a sua rápida entrada em serviço, que até já esteve aprazada para Julho do ano passado... e só não o foi, por incúria da ARSLVT!
Já agora, sempre quero lembrar-lhe que a "tal" velhinha carrinha de nove lugares, nada tem a ver com a outra que foi roubada (e que era uma carrinha de cabina dupla e caixa aberta, que o Sr. tentou incriminar-me pelo seu efectivo roubo). Não misture as coisas!
Comigo, a Junta de Freguesia de Paço de Arcos, autorizada que foi a abater a dita carrinha pela Assembleia de Freguesia, JÁ TERIA ADQUIRIDO OUTRA... Pode ter a certeza disso!
Não o fez, porque não quis ou não soube ou não teve vontade de o fazer!
Umas últimas palavras, para o Sr. Presidente da Comissão de Festas em honra do Senhor Jesus dos Navegantes, igualmente parte integrante desta reportagem/entrevista da Pepita...
Diz o Sr. Francisco Abrunhosa que, "foi a primeira vez que lancei mãos a uma tarefa destas e até estive para desistir"...
Caro Sr. Abrunhosa, o Sr. sabe que eu sei que o Sr. sabe que foi das pessoas mais picuínhas e críticas das Festas ocorridas entre os anos 1999 e 2005. E também devia saber que: HÁ SEMPRE UMA PRIMEIRA VEZ...
Mas, Homem que é Homem, NÃO DESISTE, embora mo tenha confidenciado durante o almoço preparado pelo Barral (e que a algumas pessoas custou a "engolir"...). Aliás, disse-me frontalmente que NUNCA MAIS VOLTARIA A ACEITAR PRESIDIR ÀS FESTAS, tantas foram as "rasteiras" que lhe "pregaram" e os "sapos" que lhe "impuseram"!
Afinal, o que leio no "Jornal da Costa do Sol"?
"Tendo em conta a experência adquirida este ano, Francisco Abrunhosa promete que o próximo será ainda mais diversificado".
Deduzo, portanto, que voltará a aceitar o "penacho"! Sim, porque "tacho" não é nenhum, antes são - como "sentiu na pele" - noites e noites, dias e dias de empenhamento, stress e ansiedade para que tudo saia bem!
Daí a afirmar que "não teve qualquer elemento ou contactos dos anos anteriores, pelo que teve de fazer tudo de novo", vai uma grande distância...
Até porque, do Executivo ao qual o Sr. pertence, faz parte aquele que foi - E BEM - o Presidente da Comissão de Festas dos quatro anos anteriores. E, se quer que lhe diga, NÃO ACREDITO que ele se tanha negado a fornecer-lhe toda a informação que lhe tenha solicitado!
Felizmente que confirmou publicamente que as Festas 2006 "deram ainda algum lucro, que em breve distribuirá por obras socias da Freguesia".
É que, amanhã, vou contar uma "foto-história" de um "bar malandreco" (que o Sr. bem sabe ter dado prejuízo...) e, já agora, espero que tenha o bom-senso de apresentar primeiro as contas à Assembleia de Freguesia. Como sempre se fez entre 1999 e 2005...
Cá estarei para as analisar!
Um pedido de desculpas, é devido aos leitores do meu "blog" pela extensão deste "post".
Mas, sinceramente, "descobrir carecas" e repor a Verdade, leva algum tempo!
Obrigado pela paciência e espero que entendam o porquê destas "situações"!
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies