Lembrei-me de colocar hoje este "post", por duas razões muito simples:
1.º - Porque ao olhar pela janela (sentado ao computador), deparei-me com o sempre "misterioso" espectáculo de uma noite de nevoeiro ou intensa neblina;
2.º - Porque tendo ido a compras caseiras a uma grande superfície, verifiquei o afã de muitas mães e pais a comprarem o "último grito" da moda em fatos, máscaras e demais acessórios com a marca Made in USA - "Halloween".
E dei comigo a pensar: afinal, por quê "americanizar" o portuguesíssimo "Pão-por-Deus" que sempre celebrámos no nosso País no dia 31 de Outubro?
Por quê "importar" e "adulterar" esta "Festa" tão Portuguesa?
Além do mais, a finalidade é a mesma e, se calhar, as raízes também: crianças "pedindo o Pão-por-Deus" (as sempre apreciadas guloseimas) porta a porta, na sua rua, no seu bairro, na sua aldeia... Como aconteceu comigo e com centenas de milhares de crianças, na Madeira (no meu caso) ou em Chaves.
"Trocávamos" doces por "quadras populares" da época, sem nos transvestirmos com fatos espampanantes ou máscaras irradiando violência e agressividade...
Éramos crianças simples que se transformaram em homens e mulheres simples (não "simplórios"), que "apenas" querem mudar o Mundo... para melhor!
Por isso, fiz uma rápida pesquisa e peço-vos que visitem estes dois endereços (um deles, precisamente, da bonita Vila da Boaventura, na Madeira).
http://galeriasdosbuzicos.no.sapo.pt/fotos_pao-por-Deus.htm
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=313
Deixemos de lado, de uma vez por todas, a "moda" do estrangeirismo!
E divirtam-se com o "Pão-por-Deus", porque bruxas já há muitas!
Paço de Arcos
Junta de Freguesia de Paço de Arcos
Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos
Blogs aconselhados
Solidariedade
Comunicação Social
Os meus Amigos
Os meus hobbies