Segunda-feira, 6 de Novembro de 2006
"Reflexo dos tempos"... ou das pessoas!?

um "anda à devira" e o outro a "passo de caracol"...

000aawt7                                                       000abwhk

No passado dia 9 de Outubro, fui "convocado" telefonicamente - em nome do Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia de Paço de Arcos - para uma "importante" reunião a ocorrer na Sede da Autarquia, pelas 21H30 da noite seguinte, tendo, obviamente, confirmado a minha presença.
Ali chegado (com dez minutos de atraso, confesso), já lá encontrei os Srs. Presidentes da Junta e Assembleia, bem como os representantes das Bancadas BE (D. Manuela Fonseca), PS (Sr. Marques de Sousa) e IOMAF (Sr. Amaral de Figueiredo).
Volvidos 20 minutos, e gorados os esforços para contactar o representante da CDU (Sr. Jorge Rocha), foi dado início à reunião, que constava dos seguintes pontos (?):
1 - "Propostas de reperfilagem a incluir no Plano de Actividades da CMO para 2007";
2 - "Parques Infantis";
3 - "Propostas de entidades a homenagear no 80.º Aniversário da Freguesia";
4 - "Aniversário da Junta".

Calculam "a minha cara", não? Só não me ri, por respeito aos presentes, que como eu haviam "roubado" precioso tempo à família e ao merecido descanso...

Para começar, devo dizer-vos que a "pressa" dos Srs. Presidentes se prendia com o Ponto 3 da "Ordem de Trabalhos", o qual, percebia-se, tinha a ver com a necessária preparação de toda a "logística" da cerimónia.
Mas, vamos por partes!

Ponto 1:
Comecei por estranhar que haja certos "autarcas" que não sabem o que é uma "reperfilagem"... o que tive o cuidado de explicar!
Aí, "rebentou" a primeira "bronca", como eu já esperava: é que cada um era mais "caseirinho" do que o outro, esquecendo-se que foram eleitos para representar TODA A FREGUESIA e não apenas o seu bairro ou a sua rua.
Bairro Nova Morada é que é..., Bairro Comendador Joaquim Matias (e não Bairro J. Pimenta, como concluiram após acalorada discussão) é que é..., Travessa do Vilalonga e arredores é que é...
Faço-me entender?
A "salutar" discussão terminou comigo a perguntar, se não seria ao Órgão Executivo que competia indicar à CMO quais as prioridades para Paço de Arcos, PODENDO os membros da Assembleia, SE O ENTENDESSEM, dar a sua achega ou opinião no local próprio.
No que todos concordaram, acabando este "Ponto" por ser retirado da próxima Convocatória!

Ponto 2:
Primeira e natural pergunta de todos ao Sr. Presidente da Assembleia: "mas o que é que se pretende discutir sobre parques infantis?"
"Não sei! ", respondeu este, "o Sr. Presidente da Junta é que me pediu para incluir este "Ponto"!
Pior do que isto, foi o Sr. Presidente da Junta nos ter respondido: "também não sei. Foi o Sr. Tesoureiro que me pediu para incluir este "Ponto!"
(Claro que, minutos após a conclusão da reunião, questionei telefonicamente o Sr. Tesoureiro - eleito pelo PSD - que me garantiu não ter sido nada disso que se passara e que o iria clarificar em próxima reunião do Executivo).
Pensando com "os meus botões" que me deveriam explicar as coisas "como se eu fosse mesmo muito burro", resolvi questionar também se a ideia era proceder a arranjos e melhoramentos nos parques infantis existentes ou construir novos parques? É que se fosse o segundo caso, iria basear-me no Programa Eleitoral do PSD para Paço de Arcos, no qual estava prevista a criação de dois novos parques infantis...
Mas não, não era nada disso, parece que não era nada disso, antes pelo contrário... e que o Sr. Tesoureiro iria explicar depois...
Conclusão: mais um "Ponto" unanimemente retirado da próxima Convocatória!

Permitam-me que altere a "Ordem do Dia" e antecipe o Ponto 4:
Como ninguém "se entendia" sobre o que aventar sobre a cerimónia do 80. º Aniversário da Vila e Junta de Freguesia, achei que devia "lembrar" aos presentes que o Programa do evento devia, em bom rigor, ser elaborado e concretizado pelo Órgão Executivo. Como sempre fora e com todo o direito.
Enfim: mais um "Ponto" retirado da próxima Convocatória... com a anuência de todos os presentes!

Ponto 3:
Resumindo, para não vos maçar mais (se eu estiver a mentir, as testemunhas presentes poderão confirmá-lo), ficámos a saber que o Executivo da Junta iria propôr a atribuição de CINCO Medalhas de Mérito da Freguesia a outras tantas entidades...
Ora, partindo do princípio que, na Assembleia de Freguesia, estão representadas CINCO forças partidárias (incluindo um "Movimento"), voltei a pedir que me explicassem, "como se eu fosse mesmo muito burro", o seguinte:
"O Executivo, propõe CINCO homenageados, certo?
Suponhamos que as demais CINCO forças propõem, no mínimo, mais dois homenageados cada uma? Isto perfaz QUINZE MEDALHADOS, o que - como disse em anos anteriores e mantenho -, acaba por retirar dignidade ao mais alto Galardão da Freguesia."

Tenho que confessar, mais uma vez, que obtive a unanimidade dos presentes, que aceitaram também a minha seguinte "proposta":
"O Executivo propõe apenas DUAS ou TRÊS MEDALHAS e cada força partidária compromete-se aqui a apresentar apenas UMA".
Combinado ficou, ainda, que este seria, afinal, o ÚNICO PONTO a incluir na Convocatória da próxima Assembleia de Freguesia.

Só que faltava "acertar" a data... Que, supostamente, teria de ser em Outubro. Mas, um não podia no dia "x", outro no dia "y" e outro no dia "z", sugerindo eu o dia 2 de Novembro - que convinha a todos e que TODOS - sem excepção - ACEITARAM.

Só que a "cena" não acaba aqui...
Sabem que dia é hoje? Pois... 6 de Novembro! E a Assembleia ainda não está agendada, apesar de eu ter perguntado há dias ao Sr. Presidente da dita para quando a ia convocar.
E mais... "cheira-me" que o Executivo vai mesmo apresentar CINCO Propostas, o que me deixa a mim e à Bancada do Partido Social Democrata que represento o DIREITO de proceder "em conformidade"!

Caros leitores, pergunto-vos agora MUITO A SÉRIO:
Qual era a pressa, a urgência? Esta "trapalhada" demonstra ou não que um "anda à deriva" e outro "a passo de caracol"?
Digam de vossa justiça!



Publicado por rui.freitas às 00:29
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

4 comentários:
De Politicopata a 6 de Novembro de 2006 às 14:47
O trabalho das Juntas de freguesia, é sempre muito importante e é preciso pessoas de pulso para o fazer... Mesmo que seja, relativamente a um parque infantil, há sempre coisas que podem ser alteradas. É uma questão de ver os equipamentos que são utilizados no estrangeiro, via internet, comfirmar se existe "esquinas em bico", por causa dos acidentes, etc.
Resumindo, é preciso ser-se civilizado, e gostar-se da freguesia, para ver com espirito crítico, o que está errado e apresentar alternativas.
Infelizmente, sou obrigado a reconhecer que essas qualidades de civilidade e respeito pela autarquia, são qualidades que o tal Serra não dispõe.
É falta de civismo ir para as festas do Concelho (na freguesia) e adormecer durante as comemorações. Mostra desinteresse! E com esse desinteresse, não é possivel ser-se um bom Presidente de Junta.
O tal de SERRA tem sido um péssimo exemplo do que é ser-se Presidente de Junta. A sua incapacidade é a toda a prova! É uma tristeza!


De rui.freitas a 7 de Novembro de 2006 às 00:04
Caro Políticopata,
Claro que o TRABALHO das Juntas é muito importante, porque estamos mais perto da população e, por isso, somos obrigados a responder depressa e bem! É a minha opinião!
O "problema" do Parque Infantil é mais abrangente... É que nem o Presidente da Junta sabia o que queria ao incluir na "OD" esse mesmo Ponto! O que é espantoso, para não dizer outra coisa muito pior...
Claro que criticar implica apresentar alternativas. E é isso que a Bancada do PSD tem vindo a fazer, como se provará, quando da discussão do Relatório e Contas... em Abril de 2007.
95% do realizado, constava do Nosso Programa... Os restantes 5% foram fruto do acaso!
E vou prová-lo. Pode crer!


De Bolota a 6 de Novembro de 2006 às 18:09
Sr. Rui de Freitas, como morador em Paço d'Arcos, estou totalmente de acordo consigo. Trabalho feito pela nossa junta pouco ou nada se vê. basta olhar para a calçada dos passeios arrancada (com risco de quedas), sinais de trânsito e tubos (acho que se chamam pilares?) derrubados, etc.
Uma total inércia, a deste presidente em quem infelizmente votei


De rui.freitas a 7 de Novembro de 2006 às 00:10
Amigo "Bolota", também eu "tenho olhos na cara" para constatar a "inércia" de que fala.
Se calhar, é assim que se deve "governar", pois parece que as intermináveis queixas do "antigamente" (algumas delas justas) deixaram de existir, o que quer dizer que... Tudo está "na paz dos Anjos"...
Calcule que até parece que os cãezinhos deixaram de defecar nos passeios do Bairro Comendador Joaquim Matias e que os espaços de estacionamento já foram todos arranjados...
O "tal" senhor voltou a falar nisso? NÃO!
"Portantos"...


Comentar post

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS