Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2007
Resposta a um Comentário...

a "magia" do PSD...   0004c938

A propósito do "post" por mim colocado abaixo, tive o grato prazer de receber o seguinte "Comentário", que não posso deixar de partilhar com todos os leitores e bem assim a resposta que entendo dar ao mesmo:

"De José Pires a 22 de Janeiro de 2007 às 15:10
Ora Viva, Sr Rui, cá estou Eu,
Em Relação á "magia" do PSD, é uma afirmação correctissima, mas parece-me que essa frase tem ar de "engrachadela" ou não? É que o Sr Rui não concorda com ninguem, só discorda, bate em tudo o que mexe, e agora sai-se com esta?
Sr. Rui, uma Qestão:
É ou não Verdade que o Sr. Serra ganhou as Eleições nas Urnas, Democráticamente? E então? O que anda á procura com esse "Ar ressábiado"?
Gostava de ser tambem eu a julgá-lo, mas nas Urnas.
Explique-se por favor.
Informação: Sabe que o seu colega "Nuno Dono da Razão" Censurou os Comentários? É a Democracia a funcionar em pleno."

 

Mandam as boas regras da convivência, que trate por Sr. "José Pires", o autor do presente "Comentário";
Mandam as boas regras da Democracia, que dê a conhecer a todos os leitores deste "blog" aquilo que, livremente, o Sr. "José Pires", entendeu por bem dizer "de sua justiça";
Mandam as boas regras da etiqueta (acho que ainda existem...?), que responda ao Sr. "José Pires" de forma delicada... mas clara;
Se lhe respondesse "a quente", Sr. "José Pires", teria de fazê-lo de uma forma que V. Exa., certamente, não gostaria. E, como não é meu hábito, também não o farei "dessa" forma!
Vamos, então, por partes:

Para começar, pressuponho que sobre o seu pescoço, existe uma cabeça "pensante", pois só por isso me "dou ao incómodo" de lhe responder!
Se eu fosse adepto da "engraxadela" (e não "engrachadela"... para que saiba), tenho a certeza de que não estaria hoje a criticar - livre e democraticamente - o actual Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos... Antes, estaria "no lugar" do actual Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos! Percebe?
(Quando ele mais precisou de Amigos... eu estava lá!)
Por mim, não entendo, sinceramente, porquê e a quem estaria eu a "engraxar" com o "post" em questão? Mas, certamente, V. Exa. fará o favor de ser mais claro, explicando-me qual o "destinatário" a que se refere!

Ao afirmar que eu "não concordo com ninguém, só discordo e bato em tudo o que mexe", só prova que não me conhece. E, mais grave ainda, prova que anda arredado das discussões (acesas, é verdade, mas sérias e honestas) que têm lugar na Assembleia de Freguesia, Órgão onde me compete elogiar as decisões bem tomadas pelo Sr. Presidente da Junta e sua equipa (e já o fiz por várias vezes...), do mesmo modo que me compete discordar, criticar e exigir boas práticas de gestão... com transparência!
Assim, lamento que "forme" a sua opinião apenas "por ouvir dizer"... (Embora tenha para mim, que é pessoa "chegada" a estas "lides"... digo eu!).
Desde a tomada de posse do actual Presidente da Junta e seu Executivo, fui bem claro e não escondi de ninguém aquilo que o(s) mesmo(s) teria(m) a esperar de mim e da Bancada do PSD!
Colaboração desinteressada nos projectos e idéias que constituissem uma mais-valia para Paço de Arcos e seus habitantes, mas também uma acérrima oposição àquilo que, desde então, apelidei de "trapalhadas"... As quais se têm vindo a transformar em inactividade, nulidade, irregularidades e ilegalidades. Contra isso, garanto-lhe que estarei atento e serei implacável.
Sabe, Sr. "José Pires", entre 1999 e 2001, fui atacado, agredido (verbalmente, claro), ofendido, alvo de uma inspecção da IGAT (que deu em nada...), "acusado" (se entregava papéis a mais, era criticado... se entregava papéis a menos, era criticado...) e tudo o mais que possa imaginar (está vertido em Actas e em gravações, felizmente) por pessoas que, então, estavam no "papel" de oposição!
Dormi sempre descansado, embora entristecido, pois tinha - num e noutro caso - a consciência perfeitamente tranquila!
No mandato de 2002/2005, apesar de ter obtido para o Partido Social Democrata a maior maioria de sempre em Paço de Arcos, a minha forma se ser, estar e actuar não mudou um só milímetro! Hoje, sem maioria, é o que se vê por parte do Sr. Presidente da Junta!
Nunca esperei que me pedissem documentos justificativos das actividades da Junta a que presidi... Como não tinha nada a esconder, fazia-os chegar (alguns, talvez, em cima da hora, admito) a quem tinha por missão fiscalizar as acções do Órgão Executivo.
Hoje, infelizmente, só os consigo receber na íntegra, após participação à mesma IGAT...
Sabe, por acaso, qual o "volume" do Relatório de Delegação de Competências referente ao 4.º trimestre de 2006? Duas simples folhinhas "A4"... sem documentos comprovativos das despesas/investimentos efectuados, sem facturas dos materiais/equipamentos adquiridos, sem... nada!
E, ainda por cima, sem data (como já é habitual), nem mesmo a assinatura do Sr. Presidente...
Acho que essa diferença de atitude já deveria "dizer-lhe" alguma coisa!

Em resposta à sua pergunta "É ou não Verdade que o Sr. Serra ganhou as eleições nas Urnas, Democraticamente?", concordo em absoluto consigo... E acrescento: que eu saiba, não houve nenhum "golpe de Estado" para colocar o Sr. no lugar que hoje ocupa!
E daí?
Acaso estará o Sr. Serra livre de críticas, só porque foi eleito democraticamente?
Essa é que é a sua "confusão"... e a de alguns outros que pensam como o Sr. "José Pires"!
Que, pelos vistos, nem sequer é eleitor/votante em Paço de Arcos, presumo eu, pois afirma que: "gostava de ser também eu a julgá-lo, mas nas Urnas"! Isto é, não "julgou"!
Acaso eu não fui eleito democraticamente? E, como lhe explico acima... não fui também alvo de críticas? Garanto-lhe que não foram poucas, bastante agressivas (muito mais do que as minhas) e totalmente infundadas!

Mas digo-lhe mais, Caro Sr. "José Pires":
Durante os sete anos que levei de mandato (o primeiro dos quais, integrando a equipa encabeçada pelo Sr. João Serra), segui os meus próprios princípios e aqueles que me foram legados pelos meus Pais... Fui um Autarca servidor dos eleitores (tivessem ou não votado em mim e no Partido pelo qual concorri), fui leal para com aqueles que me deram a honra de integrar a minha equipa e para com aqueles que me ajudaram a cumprir a minha missão, não "roí cordas", não "traí ideais"... Mas nunca por nunca menti, cometi irregularidades ou ilegalidades para me defender ou defender "amigos". Se o fiz (e refiro-me a irregularidades detectadas na ispecção da IGAT), foi apenas e só por desconhecimento. Como foi o "caso", por exemplo, da obrigatoriedade da assinatura do Presidente nos cheques (como "me ensinou" o seu amigo João Serra), quando a Lei estipula como obrigatória a assinatura do Tesoureiro...
Será que aquele (aqueles) que o Sr. "José Pires" agora defende, pode(m) dizer a mesma coisa?
Tenho a certeza que não!
Quem se manteve fiel e leal ao Partido Social Democrata, fui eu... não os que contra mim se apresentaram ao eleitorado... e foram eleitos, "democraticamente", como diz!
A esse propósito, posso mesmo acrescentar-lhe que, tendo-me mantido fiel ao meu Partido, fui por isso acusado e ofendido, até no próprio dia do acto eleitoral.
Teria sido bem mais "fácil" transformar-me em "engraxador"...!
Se tivesse seguido esse "caminho", os "democratas" que me cortaram os pneus do carro (ou acha que foi obra do acaso, da coincidência, do azar?), teriam poupado esse trabalho...
Só que há princípios (sabe o que é?) dos quais não abdico!
"Pobrezinho, mas honrado", diziam os meus Pais! E é a pura Verdade!

Será que me "expliquei" suficientemente bem para si, Sr. "José Pires"?
Espero que sim, pois esta mesma explicação já foi por mim dada demasiadas vezes e, acredite ou não, já não preciso provar mais nada na minha existência como pessoa e como político!
Há quem precise... Eu, não!

A terminar, e como desconheço a que "Nuno Dono da Razão" se refere, lamento não poder responder-lhe nem assumir as "culpas" do mesmo. Explique-se e eu explicar-lhe-ei!

De uma coisa pode estar seguro: a minha posição neste "blog", na Assembleia de Freguesia ou em qualquer outro lado continuará a ser só uma: a Vertical!

Passe bem!



Publicado por rui.freitas às 23:48
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

15 comentários:
De Isabel Magalhães a 23 de Janeiro de 2007 às 02:15
Caro Amigo e Companheiro Rui Freitas;

Já era um prazer enorme poder chamar-lhe AMIGO mas olhe que depois de ler o que acima escreveu o prazer redobrou.

Assim mesmo é que é!

Um grande abraço.
I.


De rui.freitas a 23 de Janeiro de 2007 às 02:59
Cara Amiga e Companheira Isabel,
Eu é que agradeço o seu sentido comentário!
Sabe tão bem como eu, que não é fácil responder a "certas" pessoas... o "Oeiras Local" é disso exemplo!
Quando escrevemos "com o coração"... nunca perdemos a razão!
Obrigado.


De José Pires a 23 de Janeiro de 2007 às 08:18
Cara Isabel Magalhães,
Desculpe o inconveniente mas não sabia que Fazia parte do "Grupo dos Encalhados".
O que vale é que Blog é bem mais Democrático do que o seu "Oeiras local", onde Democráticamente exixte CENSURA.
Fala em chaves de casa, blá-blá, etc., mas então o que é isto? Só a Dignissima Sra é que Opina? e os outros?Assim minha Sra, é facil: Bate, Foge e não diz nada! Ena pá! Com Catano! Boa! Eh!


De José Pires a 23 de Janeiro de 2007 às 08:29
ERRATA

Onde se diz: O que vale é que Blog...
Deve dizer-se: O que vale é que este Blog...
.
Onde se diz: exixte
Deve dizer-se: existe

Desculpe Cara Isabel, mas a Vossa maldade tira-me um pouca do sério.
E já agora, tire o Bloqueio dos Comentários do seu Blog, assim isto ficava mais engraçado.
Digo-lhe também que vou criar um blog para que, também possa comentar, e o que lhe apetecer.
É que as atitudes ficam para quem as pratica, ou não será assim?
Bem Haja


De Isabel Magalhães a 24 de Janeiro de 2007 às 03:50
(Com o devido pedido de licença ao meu Amigo Rui Freitas a quem deixo um abraço.)

Se. José Pires;

Não o conheço de lado nenhum e nada do que o senhor escreveu faz qualquer sentido para mim.

1. Não sei o que é o 'Grupo dos Encalhados';
2. "Maldade"???!!! De quê? Onde? De quem??? Também não sei a que "censura'" se refere...
No Oeiras Local há regras de educação e de bom senso e os palavrões são apagados. Quem tem alguma dificuldade com essas regras é livre de procurar outro local.
3. "Chaves da casa bla bla bla", confesso-lhe que tb não sei o que quer dizer.
4. "Comentários bloqueados", Sr. Pires"??!! Onde?! O O.L. NUNCA teve comentários bloqueados. O sr.tem que ter mais cuidado com as suas 'fontes' de informação.
5. "Bato e fujo"??!! Bati a quem e fugi para onde? Olhe que o sr, não me parece nada bem...! isso é um estado de grande confusão!
6. "Convite" para o seu blogue - A avaliar pela amostra do que aqui deixou não me parece... ! É que eu sou um 'bocadinho' selectiva com os locais que frequento!
Agora, e o que me parece muito claro, é o facto de o senhor, não me conhecendo de lado nenhum, nada sabendo de mim, tendo hoje entrado no meu blogue pela primeira vez, - a caixa de comentários estava aberta, como sempre esteve - depois de ver aqui o meu link, e pelo facto de eu ser AMIGA do Rui Freitas, ter resolvido vir fazer este "número". Mas, e em boa verdade lhe digo que numa coisa o sr.tem razão, "as atitudes ficam para quem as pratica" e o sr. ficou mesmo muito mal no retrato.

Tenha uma boa noite.


De rui.freitas a 24 de Janeiro de 2007 às 23:42
Cara Amiga Isabel,
Naturalmente que, a todo o tempo, pode intervir neste "blog", muito mais quando se trata da sua defesa perante atoardas tão disparatadas.
Sendo colaborados do "Oeiras Local", desconheço em absoluto que exista qualquer impedimento à colocação de comentários. A menos que, como refere, sejam ofensivos.
Tanto assim é, que tive oportunidade de reparar que este Sr. "José Pires" já lá foi comentar livremente!
A crítica baixa e gratuita, pelos vistos, passou a ser apanágio de alguns...
Por mim, esteja à vontade para responder e participar!


De IM a 25 de Janeiro de 2007 às 00:26
Caro Amigo Rui Freitas;

Obrigada.

Lá no O.L. de vez em quando atribuo uns prémios e este seu leitor J.P. merece ser distinguido com o

"Prémio o maior número de atoardas em seis linhas"!

eheheheh!

Uma boa noite.
Um abraço.
I.


De José pires a 23 de Janeiro de 2007 às 08:37
Sr. Rui Freitas,
Vai ser com todo o prazer tirar-lhe algumas dúvidas que tem, não pode ser, é já a seguir, por motivos profissionais, é que trabalho nas Obras e já estou um, pouco atrazado.
A engachadela ou engraxadela, deve-se ao facto de ter como habilitações literárias a 4ª Classe, mas o que interessa é que percebeu.
Bem Haja


De rui.freitas a 24 de Janeiro de 2007 às 00:13
Sr. "José Pires",
Afinal, não me tirou dúvida nenhuma (a da 4.ª classe, não conta)!
Quem entende que eu estaria a "engraxar"?
Ser eleito "democraticamente" impede a crítica justa?
Quem é o "Nuno Dono da Razão"?
Dúvidas, dúvidas, dúvidas... Respostas, nenhuma!


De Anónimo a 23 de Janeiro de 2007 às 14:22
Rui,
a sua resposta, ao comentário do Sr. Pires (típico de quem sofre de neurose) em nada me surpreendeu,na medida,em que quem o conhece razoavelmente, sabe que a sua conduta é construída sobre nobres e fortes qualidades:discilpina,diligência,integridade,simplicidade,despretensão...
Como todas as pessoas de carácter sabem, a SABEDORIA não está no SABER, mas no SER!
Tuigui


De rui.freitas a 24 de Janeiro de 2007 às 00:16
Acredite que, sem qualquer falsa modéstia, tenho dificuldade em lidar com o elogio... que agradeço, claro!
Sou assim, continuarei a ser assim... e ponto final !


De Consciencia Critica a 23 de Janeiro de 2007 às 23:08
Caro Rui Freitas,
Gostei honestamente da sua exposição. Fê-la com alma e com coração. Além disso, sabemos todos, que é substancialmente mais fácil criticar por criticar, muitas vezes sem consciência, do que tentar construir. Também sei, porque o li no seu blog, há uns tempos atrás, que foi daqueles que esteve ao lado do Serra em momentos para ele dramáticos. Desconheço, no entanto, as questões a que se refere, relacionadas com o trabalho concreto da Junta, por isso não opino. Mas adorei a frontalidade da sua resposta.
Não deixei de achar piada, ao ler esse sr. dizer que só tinha a 4ª classe… há dias, ironicamente usei essa expressão num comentário que fiz no blog do grande politicopata… (não podem ver nada, fonix!)


De rui.freitas a 24 de Janeiro de 2007 às 00:19
Pois é, Caro "Consciência Crítica",
Eu também trabalho "nas obras", pois mal de nós se não realizarmos (ou tentarmos realizar) alguma obra em cada dia! Boa, de preferência!
Como já disse anteriormente, é meu hábito agir muito com "alma e coração" (desde que, com razão...) do que com a preocupação do "politicamente correcto".
Obrigado, pelo apoio!


De Consciencia Critica a 23 de Janeiro de 2007 às 23:10
Mas de acordo com a minha consciência, e até porque temos essa questão pendente desde que fez um comentário no meu blog, a 7 de Dezembro, a propósito do vandalismo a que o seu carro foi sujeito.
Referiu na altura que ficava a aguardar responsabilidades e que se tivesse razão no seu pressentimento, ficaria a aguardar um pedido de desculpas meus.
Permita-me inquiri-lo, já houve noticias? Devo-lhe um formal pedido de desculpas?


De rui.freitas a 24 de Janeiro de 2007 às 00:22
Infelizmente, Caro "Consciência Crítica", ainda não obtive "certezas" para as minhas "suspeitas".
O Ministério Público nem sempre "anda" tão depressa como nós queremos... E, como não quero "julgar" sem provas!
Assim que tenha "certezas", será dos primeiros a saber... por mim.
Garanto-lhe!


Comentar post

Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


Posts recentes

Obituário (1): faleceu o ...

De mim, para todos...

Poupança ou... desperdíci...

Já assinou?

Mais uma derrota... que n...

Mais uma derrota... que n...

"Despachados" e secretari...

Até a(s) barraca(s) abana...

Levantando um pouco do vé...

A "importância" do PDM-Oe...

Perguntar, não ofende...

Fim das sondagens sobre o...

29 de Setembro, no Municí...

Até já!

Por esta, muito menos... ...

Por esta, não esperava eu...

Fiquei com uma dúvida...

Revisão do PDM de Oeiras

Apagar o fogo com... gaso...

Isabel Sande e Castro: a ...

Ai João, João...

A "importância" do PDM-Oe...

Ainda o PDM: BE questiona...

PDM Oeiras já está em dis...

"Palavra, depois de dita....

Há cada mistério...

Desfeito o "mistério"...

Esta, sim, é uma excelent...

Temos candidato à Junta d...

Vou Cabo Verde

Ou és por mim...

Arquivos

Agosto 2014

Dezembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Outubro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Links aconselhados
Mais sobre mim
Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
RSS