Palavra de honra que, esta, também não fui eu que disse!
Segundo a "SIC Online", a "brilhante ideia" partiu directamente da cabecinha do ministro da Economia... De quem mais poderia ser?
Não resisto em deixar-vos aqui, com a devida vénia, a notícia na sua totalidade.
All...garve
(SIC) Ministro da Economia muda o nome ao Algarve
"O Governo português vai investir, só este ano, nove milhões de euros na promoção e realização de eventos no Algarve. E, para vender melhor a região, o Governo aprova e paga uma mudança do nome de português para "um género" de inglês.
Acrescenta-se um L à palavra Algarve e passa-se a pronunciar All Garve.
Para os estrangeiros fica mais fácil pronunciar a palavra, principalmente para os nativos da língua inglesa.
E, é a pensar nos turistas vindos de fora que o Governo, através do Turismo de Portugal, vai gastar seis milhões de euros na promoção internacional do AllGarve.
Parte do dinheiro vai para a empresa que pensou na campanha promocional. Aos seis milhões de euros juntam-se mais três milhões de euros que vão ser gastos em eventos durante este ano, como a Taça de Portugal de Vela, por exemplo.
Sol, mar e golfe são as ideias positivas pensadas para o Algarve. Não é propriamente uma invenção até porque já existem, mas o Governo quer promovê-las melhor."
(Se já somos tratados como estrangeiros no Algarve, agora imaginem quando se pronunciar "AllGarve"?)
A esfregar as mãos de contentes, estarão certamente os responsáveis da empresa que "pensou" a campanha ganhadora e vai embolsar uns milhões. Será de alguém conhecido? Logo se saberá!
Mas mais... Aconselho-vos vivamente a visionarem o "elucidativo" vídeo que se encontra no canto superior direito da página onde é publicada a notícia.
Qual sr. professor nomeado (e não demitido) pela sra. ministra da Educação, Manuel de Pinho até "explica" que "All" quer dizer "tudo"...
E ele, será que ainda não disse tudo?
Aproveito a oportunidade para aconselhar o sr. ministro Pinho a "criar" o "Más allá del Tajo" (em vez de Alentejo...), "Bring-the-Mountains" (em vez de Trás-os-Montes...), "Saint Harém" (em vez de Santarém...), "White Castle" (em vez de Castelo Branco...) ou outra qualquer "estrangeirada" designação do nosso portuguesíssimo território (por enquanto)!

Estou sem palavras
Amigo C. C., foi precisamente como eu fiquei mas, depois, entendi que devia reagir e denunciar mais este atentado ao nosso País, perpetrado precisamente por quem "nos" devia representar. Não só quem lhes deu uma maioria da qual usam e abusam a seu belo-prazer, mas também os que votaram noutros partidos ou nem sequer votaram. Mesmo estes últimos, pois entendo que, quem não vota não pode nem deve aplaudir ou criticar...
Mas, vindo deste ministro... tudo é de esperar. Leiam as reacções já provocadas nas gentes algarvias (ou serão "allgarvias?".
Ou de como o investimento neste país, é para o vender repartido em camas…
A este ritmo apenas sugiro outras campanhas para outros locais: On the boobs and top Douro, Top Beira e Slow Beira, Snow Castle, Lis Good, Gay Port e The Wood Garden.
Publicitar a marca Algarve. Mas será que só os países de Língua inglesa é que trazem turistas ao Algarve?
Arranjasse um nome para cada povo:
Marroquinos - Al Garve (em tempos já foi assim)
Espanhóis - Olègarve!!
Franceses - Algarvê
Nortenhos e Galegos- Algarbe
Caro Amigo,
Ainda prefiro a sua "primeira versão". Afinal, porquê só o Algarve e não o País no seu todo. Eu já dei algumas sugestões; você dá outras; pode ser que a "moda" pegue" e haja mais comentadores a "exigir" estrangeirar o nome da sua terra e se forme um movimento nacional?
Depois, o PS fazia novo Referendo (de que tanto gosta) e "legalizava" a coisa...
Amigo Rui Freitas;
Tenho andado um bocado afastada - que o trabalho a isso obriga - mas não podia deixar de vir fazer coro consigo e dar voz à minha revolta. Este ministro 'com odor a pinho' não passa de um provinciano bacoco a renar com o erário público.
Fecham escolas, fecham urgências, fecham maternidades, aumentam taxas moderadoras, diminuem comparticipação dos medicamentos e meios auxiliares de diagnóstico e depois DESBARATAM o produto dos nossos impostos em campanhas destas?
Não há muitos anos foi aprovada - e BEM - uma Lei que proíbia os estabelecimentos da Província do Algarve de terem nomes em língua estrangeira, principalmente os da área da restauração, - corrija-me. pf, se eu estiver errada - e agora vem um membro do governo patrocinar - com o nosso dinheiro - uma tal campanha? Haja VERGONHA! Haja dois dedos de testa, sr. ministro! (propositadamente em minúsculas, que o tempo é de crise!)
Fica o meu abraço.
I.
Pois é Cara Companheira,
Mas os estabelecimentos continuam a ter nomes "estrangeiros" (predominância para o "chique" inglês) e, pior, das ementas da maioria dos restaurantes não consta a língua Pátria Portuguesa.
Agora é que vai ser bonito... no AllGarve!
Claro que o Presidente da Região de Turismo (socialista, colocado por socialistas) está de acordo. Até me admira que outros reconhecidos socialistas (como o Presidente da AHETA e outros) discordem. Mas esses, são profissionais a sério!
Comentar post